Autor Tópico: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?  (Lida 28346 vezes)

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #30 Online: 22 de Julho de 2007, 20:40 »
Estava com o Open Suse 10.2 (KDE) na minha máquina (sempron 2.8ghz, 384 de Ram e 64 mb de 3D), e mesmo com serviços tipo Zen e Beagle desabilitados eu observei que o sistema estava meio "durão"...

Já usei um pouco o Kubuntu e mesmo desabilitando bastante coisa... ele consome bastante RAM...

Agora estou com o XP, Ubuntu 7.04 e Debian Etch com KDE, o Ubuntu tá bem rápido, ainda estou adaptando ele para meu PC, já o Debian, mesmo com KDE (que instalei o desktop básico), tá uma balaaaa.. o boot e a finalização duram no máximo uns 20 seg...

Resumo da ópera, SUSE no mínimo 512Mb de RAM pra rodar (desabilitando serviços), Ubuntu 256Mb de RAM para rodar legal e Debian (embora peladão, desaconselhável para quem tem medo do terminal) acho que uns 128MB já dão conta no KDE ...  8)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #31 Online: 23 de Julho de 2007, 11:48 »
Depois que testei o Fedora 7, agora acho o Ubuntu com Gnome uma bala no meu PC. Aquele é o sistema mais pesado que já usei, nem o Opensuse chega perto do tão lento que é o Fedora. Sem falar que ele detonou os Linux que eu tinha instalado, tive que instalar tudo de novo. Formatei a partição com ele e instalei uma distro que eu já havia feito download a mais de um mês mas não havia testado direito: PCLinuxOS 2007. Realmente é tudo o que dizem dele, leve, fácil de usar e bonito. Agora vou mudar o sistema para português seguindo o tuto do fórum deles. Achei uma distro muito recomendada para iniciantes (ao lado do BIG Linux, o Ubuntu logo em seguida).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #32 Online: 23 de Julho de 2007, 11:59 »
SamuelBH, faça um comparativo de tuas experiências entre PCLinuxOS e Big Linux, por gentileza. Um usa pacotes rpm e o outro pacotes deb?

Muito obrigado, nobre mineiro conterrâneo  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #33 Online: 23 de Julho de 2007, 12:02 »
SamuelBH, faça um comparativo de tuas experiências entre PCLinuxOS e Big Linux, por gentileza. Um usa pacotes rpm e o outro pacotes deb?

Muito obrigado, nobre mineiro conterrâneo  ;)

O PCLinuxOS usa ferramentas de configuração herdadas do Mandriva. São a grande vantagem dessa distro, além de sua beleza e por já vir com java e flash instalado, além de outros codecs. Porém para falantes de português, temos uma alternativa melhor, que é o BIG Linux, já que este também todas as vantagens do PCLinuxOS além de vir completamente em português. E claro, com a grande vantagem de ser baseado no Ubuntu (tudo que funciona no Ubuntu funciona no BIG Linux).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #34 Online: 23 de Julho de 2007, 12:07 »

(tudo que funciona no Ubuntu funciona no BIG Linux).


Grande SamuelBH! Eu instalei e usei por dois dias o Big Linux 3 aqui, e realmente o que vc disse condiz. Pra usuários Ubuntu, que focaram nele, é melhor testar o Big Big que o PCLinuxSO  ;) Fica aí a dica

Eu usei o Mandrake a anos-luz atrás, e muito do que o Mandriva oferece de diferencial veio dele, juntamente com recursos do Conectiva.

Pra quem gosta de distros semelhantes ao Kuruma, ao Kalango, etc, o Big Linux é uma solução tupiniquim bastante plausível. São mais leves que o Ubuntu, sim. Eu prefiro meu Ubuntu basicão, com Gnome, msmo sendo dito "pesado" por alguns  ;D

Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #35 Online: 23 de Julho de 2007, 13:00 »
Em média as distros "fáceis" (opensuse, ubuntu, fedora, pclinuxOS) são sim muito pesadas.

Pra rodá-las decentemente é preciso no mínimo 256mb de ram. Com isso já roda tranquilamente meu Ubuntu Feisty aqui.

O Debian é realmente mais leve. Mas não há nenhuma mágica aí. A questão é que ele carrega menos serviços na inicialização, assim o sistema inicia ocupando menos memória.

Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa, o desempenho final será equivalente ao Debian.   

Oi! O ubuntu  lento mesmo!
DISTRO FÃCIL BOA É A RESU LINUX!
UBUNTU FEISTY NEM RECONHECE MEU MOUSE PS2

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #36 Online: 23 de Julho de 2007, 13:06 »
Em média as distros "fáceis" (opensuse, ubuntu, fedora, pclinuxOS) são sim muito pesadas.

Pra rodá-las decentemente é preciso no mínimo 256mb de ram. Com isso já roda tranquilamente meu Ubuntu Feisty aqui.

O Debian é realmente mais leve. Mas não há nenhuma mágica aí. A questão é que ele carrega menos serviços na inicialização, assim o sistema inicia ocupando menos memória.

Se você instalar o o "Ubuntu versão server" e posteriormente for adicionando somente os softwares que precisa, o desempenho final será equivalente ao Debian.   

Distro fácil, rápida e com texas flood... Resu Linux

Ubuntu... Linux para CARAMUJOS

AHUhauHAUHauHAUA

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #37 Online: 23 de Julho de 2007, 23:17 »
(tudo que funciona no Ubuntu funciona no BIG Linux).

Infelizmente isso não tá sendo uma verdade em relação ao meu pc. O Ubuntu roda o Live CD na boa, mas testei o beta do Big Linux 4 e não deu certo, dá algum problema na hora de entrar no modo gráfico, o KDE fica meio doido.

Mas o Bruno disse que virá em casa pra ver... é bom morar perto do idealizador de uma distro.  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #38 Online: 23 de Julho de 2007, 23:55 »
mas testei o beta do Big Linux 4 e não deu certo, dá algum problema na hora de entrar no modo gráfico, o KDE fica meio doido.

Mas o Bruno disse que virá em casa pra ver... é bom morar perto do idealizador de uma distro.  ;D

é por isso q é beta, Madrigal  ;) o Big é uma boa distro, pra quem gosta do estilo... eu fico com meu Ubuntu msmo.

Daniel_Kyo, criticar uma distro no forum dela não vai te agregar nada, amigo. Isso em minha modesta opiniao

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #39 Online: 24 de Julho de 2007, 01:27 »
Daniel_Kyo, criticar uma distro no forum dela não vai te agregar nada, amigo. Isso em minha modesta opiniao

Concordo e digo mais... tem muita gente que precisa daquele remédio antigo: "semancol".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #40 Online: 24 de Julho de 2007, 10:22 »
Daniel_Kyo, criticar uma distro no forum dela não vai te agregar nada, amigo. Isso em minha modesta opiniao

Concordo e digo mais... tem muita gente que precisa daquele remédio antigo: "semancol".

Mas isto já estava meio que previsível pelo histórico dele.
Alguns exemplos:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,12029.0.html

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,11462.0.html

Vi também que houveram vários "Caramujos" que te ajudaram durante todo este período.
Isto que é duro de se ver. Quer sair?? Acha o Ubuntu pesado?? Beleza...sai numa boa.

Não vou deixar de ajudar pessoas, no meu limite,  por causas de fatos assim. Mas nem todos pensão igual a mim. Pode ser que coisas assim desmotivem alguém a ajudar um iniciante..e esse que é o perigo.




7355
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 10:46 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #41 Online: 24 de Julho de 2007, 11:44 »
Distro fácil, rápida e com texas flood... Resu Linux

Ubuntu... Linux para CARAMUJOS

AHUhauHAUHauHAUA

Daniel_Kyo,

Precisa disso? Para que criar flame? As opiniões são válidas, mas mensagens que provoquem problemas são passíveis de moderação. Foi uma mensagem infantil e desnecessária.

O Linux é fantástico por dar escolha entre várias distribuições. É evidente que a maioria dos que usam este fórum tenham escolhido o Ubuntu por qualquer que seja a razão. Se não gosta assim, não visite o fórum. Ficar com este tipo de provocação não melhora em nada a vida de ninguém.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #42 Online: 24 de Julho de 2007, 12:08 »
Ubuntu... Linux para CARAMUJOS
Bom, ao contrário de sua piadinha tosca, o Ubuntu não é para caramujos como a sua máquina. Acho que nenhuma distribuição recente irá funcionar rápido em uma máquina que já era obsoleta há 4 anos atrás, a não ser talvez a Damn Small Linux, que é direcionada justamente para máquinas obsoletas.

Piras

  • Visitante
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #43 Online: 24 de Julho de 2007, 13:57 »
Penso que em computadores mais recentes a diferença de desempenho entre as distribuições mais amigáveis se torna quase imperceptível. Testei, por exemplo, o Fedora 7 e não vi grande diferença de velocidade em relação ao Ubuntu Feisty. A diferença em relação ao Debian também é mínima.

O PCLinuXOS é um pouco mais rápido, com a vantagem de ser ainda mais fácil que o Ubuntu, o que explica a sua explosão de popularidade nestes últimos meses. E distribuições indubitavelmente mais leves e rápidas - como Arch Linux, Slackware e Gentoo -não são apropriadas para quem é iniciante ou, simplesmente, não deseja ter muito trabalho com a configuração e gestão do sistema.

Para quem gosta do Gnome, o Ubuntu deve ganhar um novo concorrente de peso quando sair a versão do PCLinuXOS com aquele desktop. Mas, pelo visto, é coisa que deve demorar ainda alguns meses.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O Ubuntu é lento? Ou isso é lenda?
« Resposta #44 Online: 24 de Julho de 2007, 14:01 »
Piras, o diferencial do Ubuntu está nessa filosofia maravilhosa, com essa comunidade de alto nível intelectual... desde pessoas mais "experientes" até "adolescentes", muitos se ajudando e aprendendo a cada dia.

Isso nao se cria de uma hora para outra

E a Canonical não incomoda ngm... entao dificilmente essa comunidade (falo dos membros realmente ativos e dispostos a ajudar) mudam de camisa, de acordo com o linguajar popular

Essa é minha modesta opiniao. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)