Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815876 vezes)

Offline Robson Costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • http://sabesp04.wordpress.com/
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #195 Online: 15 de MAR?O de 2008, 23:11 »
Pessoal, tenho uma dúvida:

Em uma partição de 15G tenho instalado o Kurumin, mas enjoei dele e quero instalar o Ubuntu nessa partição, posso formatar essa partição e instalar o Ubuntu tranquilamente e o Ubuntu na instalação será igual o Kurumin, ou seja, quando ligar o pc estará a janela com as 2 opções: Windows e Ubuntu ???

Aguardo resposta, se puderem responder eu agradeço :D

Offline nelsonmjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #196 Online: 21 de MAR?O de 2008, 13:09 »
Galera
Por gentileza, alguém poderia me responder sobre algo que ainda não consegui uma resposta definitiva quanto a essa questão: Existe a possibilidade de se fazer o boot via software do Windows XP/Vista instalados em duas partições primárias num mesmo HD SATA e o Linux Ubuntu 7.10 em outro HD SATA? Instalar em dois HD's diferentes eu sei que é possível, mas toda vez terei que fazer a troca do boot via SETUP (CMOS/BIOS). Tem como isso ser feito pelo GRUB ou outro software de boot?

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #197 Online: 22 de MAR?O de 2008, 08:08 »
Fazer pela Bios  é muito mais trabalhoso do que pelo Grub.
No seu caso, a ordem de instalação seria:
1. Windows Xp
2. Windows Vista , monta um menu Windows (XP/Vista)
3. Ubuntu, cria um outro menu com as 2 opções Ubuntu - Windows(XP/Vista)
Seguindo esta ordem, o próprio Grub do Ubuntu se encarregará desta tarefa.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
dual boot com WinXP...acho que perdi o Windows e meus arquivos
« Resposta #198 Online: 26 de MAR?O de 2008, 11:39 »
Eu deveria ter vindo buscar ajuda direto na fonte  :(

Lendo este tutorial, ja vi que o meu caso nao tem jeito, mas deixa eu apresentar o meu problema. Espero conseguir ajuda ou ao menos respostas.

Tenho 2 HDs, 1 de 120 e um de 40gb. O hd de 120 estava com 2 particoes de 40 para o Windows XP instalado: uma para os programas e outra para dados. O resto do espaco eu havia deixado pra instalar uma distribuicao do linux mesmo. Pois bem, decidi instalar o Ubuntu pela primeira vez e o fiz seguindo este tutorial:
http://www.infoblogs.com.br/view.act...ws-xp-e-ubuntu

O problema ocorreu na instrucao:
"Agora o Ubuntu carrega o particionador de disco. A primeira opção, que é a de redimensionar a partição principal e utilizar o espaço liberado, é a melhor para escolhermos."

Ate estava "me sentindo corajosa", como dito no tutorial e pensei em criar manualmente as particoes para o Ubuntu nos 40gb de espaco que sobrou no hd, mas como era minha primeira instalacao, decidi seguir a sugestao do tutorial.

Bem, Ubuntu instalado, funcionando corretamente... o detalhe e' que eu - aparentemente - perdi as minhas particoes do Windows.

Como eu me certifico disso?
Tem como reverter isso?
O unico modo de nao perder as particoes entao seria pelo metodo manual?

Desde ja, agradeco a quem puder me ajudar.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: dual boot com WinXP...acho que perdi o Windows e meus arquivos
« Resposta #199 Online: 26 de MAR?O de 2008, 11:59 »
Sandra primeiramente seja bem vinda ao fórum!

Mas vamos aos problemas.

Como eu me certifico disso?

Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite o comando sudo  fdisk   -l e cole a resposta aqui.

Citar
Tem como reverter isso?

Acho que sim, mas depende muito do que você tenha feito ai no PC após constatar o problema. Eu nunca passei por isto, mas existem tópicos aqui no fórum sobre o problema.

Citar
O unico modo de nao perder as particoes entao seria pelo metodo manual?

Eu acho o método manual o melhor e mais seguro, e caso venha a refazer com certeza achará quem te ajude aqui no fórum bem rápido.

Citar
Desde ja, agradeco a quem puder me ajudar.

No aguardo da resposta do comando.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #200 Online: 26 de MAR?O de 2008, 13:12 »
Oi Cristiano, antes de mais nada obrigada pelas boas vindas e pelo pronto retorno.

Eis oque retornou o fdisk -l:
Disco /dev/hda: 120.0 GB, 120060444672 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14596 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8f958f95

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hda1   *           1       14409   115740261   83  Linux
/dev/hda2           14410       14596     1502077+   5  Estendida
/dev/hda5           14410       14596     1502046   82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xbff6bff6

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1               1        4865    39078081    7  HPFS ou NTFS

Eu nao fiz nada alem de usar o Mozilla depois de instalar o Ubuntu.

Obrigada!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #201 Online: 26 de MAR?O de 2008, 14:52 »
Realmente você deve ter escolhido instalar no HD inteiro, veja que nele existem duas partições, uma para o linux, e outra para o swap.

Acho que existe forma de recuperar, vou pesquisar aqui no fórum, e na internet, achando algo coloco aqui, sugiro que faça o mesmo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #202 Online: 26 de MAR?O de 2008, 14:59 »
ok entao

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #203 Online: 26 de MAR?O de 2008, 18:15 »
Infelizmente não deu pra continuar, Cristiano. A máquina é compartilhada e eu precisava disponibilizá-la logo, então tive que apelar e instalar o Windows de novo  :(

Tão logo eu termine de baixar os trocentos aplicativos de que preciso, instalo o Ubuntu novamente.

A título de comentário, sou iniciante em Linux e achei o Ubuntu muito simples e a interface muito amigável. Pretendo gradativamente, deixar de usar o Windows. Já uso, a algum tempo o Firefox e o BROffice.

E que o meu erro sirva de lição!! Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém :)

Mais uma vez, muito obrigada.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #204 Online: 26 de MAR?O de 2008, 19:14 »
Infelizmente não deu pra continuar, Cristiano. A máquina é compartilhada e eu precisava disponibilizá-la logo, então tive que apelar e instalar o Windows de novo  :(

Tão logo eu termine de baixar os trocentos aplicativos de que preciso, instalo o Ubuntu novamente.

A título de comentário, sou iniciante em Linux e achei o Ubuntu muito simples e a interface muito amigável. Pretendo gradativamente, deixar de usar o Windows. Já uso, a algum tempo o Firefox e o BROffice.

E que o meu erro sirva de lição!! Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém :)

Mais uma vez, muito obrigada.

Sandra na verdade não me preocupava assim com o windows e os aplicativos, pois podem ser reinstalados, mas e seus arquivos?

Bem, já que tomou a decisão de reinstalar deve estar tudo bem, então espero que o desastre desta primeira instalação não a desanime de tentar novamente, e qualquer dúvida poste aqui no fórum que com certeza terá ajuda.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #205 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:37 »
Quanto aos meus arquivos, não foi nada tão dramático assim. Tenho backup de muita coisa, outras posso baixar novamente. Apenas lamentei por uma coleção de imagens e de uns logs de conversa em messenger que juntei ao longo de 4 anos. Paciência.

Quanto a desistir, não se preocupe. Demorei tanto pra tomar a iniciativa de instalar uma distribuição do Linux, não vou desistir agora só por causa desse "probleminha". Até amanhã minha máquina vai estar com dual boot, inshallah!!

Abraço!

Offline Professor Flavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #206 Online: 28 de MAR?O de 2008, 10:34 »
Bom dia, tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Ubuntu 7.10. O arquivo que baixei veio zipado, antes de gravá-lo no Cd devo extrair os arquivos ou devo gravá-lo assim mesmo? No tutorial da instalação no item "Conferindo MD5" o valor do exemplo do item "Obtendo o MD5 dos arquivos" não confere com o valor do item "Conferindo o MD5 dos arquivos", isto está correto? Tenho instalado no meu computador o Kurumin, posso instalar o Ubuntu em cima dele? Aguardo contato.
Professor Flavio

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #207 Online: 28 de MAR?O de 2008, 11:09 »
Bom dia, tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Ubuntu 7.10. O arquivo que baixei veio zipado, antes de gravá-lo no Cd devo extrair os arquivos ou devo gravá-lo assim mesmo? No tutorial da instalação no item "Conferindo MD5" o valor do exemplo do item "Obtendo o MD5 dos arquivos" não confere com o valor do item "Conferindo o MD5 dos arquivos", isto está correto? Tenho instalado no meu computador o Kurumin, posso instalar o Ubuntu em cima dele? Aguardo contato.
Professor Flavio

O arquivo não vem zipado, é um arquivo com extensão ISO, o problema é que o winrar costuma tomar para si esta extensão.

Grave ele com seu software preferido (tipo o nero) usando a opção Gravar Imagem em CD.

Pode instalar o Ubuntu em cima do kurumin, tome o cuidado de formatar a partição.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline SandraD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
final feliz
« Resposta #208 Online: 29 de MAR?O de 2008, 08:06 »
Quanto aos meus arquivos, não foi nada tão dramático assim. Tenho backup de muita coisa, outras posso baixar novamente. Apenas lamentei por uma coleção de imagens e de uns logs de conversa em messenger que juntei ao longo de 4 anos. Paciência.

Quanto a desistir, não se preocupe. Demorei tanto pra tomar a iniciativa de instalar uma distribuição do Linux, não vou desistir agora só por causa desse "probleminha". Até amanhã minha máquina vai estar com dual boot, inshallah!!

Abraço!

Só para fechar a minha participação neste tópico, quero dizer que no dia seguinte instalei novamente o Ubuntu, sem danos ou dramas :) Minha máquina está com dual boot e - vou chover no molhado pros membros da comunidade - o Ubuntu é muito bom, fácil de instalar - só aí eu já senti o poder: enqto fazia a instalação sem precisar esperar por mais janelas de configuração, eu navegava confortavelmente pela internet. Ainda sei muito pouco, mas posso dizer que já faço tudo o que fazia no Windows.

A propósito, consultor Luiz Aquino Diniz respondeu meu mail sobre o referido tutorial:
http://hajaluz.net/cuidado-com-o-dual-boot-windows-x-ubuntu/

Abraço a todos, muito obrigada.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10
« Resposta #209 Online: 30 de MAR?O de 2008, 10:39 »
Citar
Escolha o tipo de particionamento:
O seu Ubuntu pode ser instalado isolado ou com outros sistemas operacionais.
Escolha a opção -> Manual <- principalmente se for o caso de uma instalação com outros SOs.
Sandra, no teu caso, não seguir a risca esta citação do tutorial, foi fatal. Mas, é errando que a gente aprende. Isto acontece com todo mundo. Seja bem vinda ao mundo Ubuntu.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2