Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815720 vezes)

Offline NooB¬¬PluSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #285 Online: 28 de Julho de 2008, 12:26 »
Se eu instalar o Partition Magic no meu Windows XPna hora em q eu der o Boot e for instalar o Ubuntu vai aparecer as particoes q eu criei ?
Eu irei selecionar a particao igual no tuto ?
ShellExecute(Handle, 'open', 'http://ubuntuforum-br.org/index.php', nil, nil, SW_SHOWNORMAL);
NooB¬¬PluSS Delphi Coder  .

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #286 Online: 28 de Julho de 2008, 12:46 »
Se eu instalar o Partition Magic no meu Windows XPna hora em q eu der o Boot e for instalar o Ubuntu vai aparecer as particoes q eu criei ?
Eu irei selecionar a particão igual no tuto ?

Sim,só leves em consideração que a partição deve ser formatada por um formato "Linux".

Podes fazer a grade de partições no vosso Partition Magic do Window$, e logo quando iniciares o instalador do Ubuntu, na seção do particionador, direcionar a instalação exclusivamente para a partição que definiste para o Ubuntu, assim o particionador da instalação só irá formatar a partição marcada.

NOTA: O particionador da instalação reconhece todas as partições, porem só instala o sistema na partição que tiver os formatos (ext3, ext2, reiserfs e etc...), se não tiveres alguma partição com estes formatos, tens que formatar a partição já existente (no seu caso, a que fez no Partition Magic).
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Nicholas10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #287 Online: 28 de Julho de 2008, 21:28 »
Galera, bom dia! Estava instalando o ubuntu 7.04 na máquina e ele me questinou sobre a atualização para a versão 8.04 enquanto estava atualizando ele parou no meio deu erro, agora o pc não enxerga nem o windows xp instalado e nem carrega o ubuntu. o que eu faço??

Obrigado

MVS

tinha o grub instalado ?
se sim , tenta restaurar ele pra ver se tudo volta ao normal

nao so expert em linux nem nada mas eh o que eu faria

Offline murilofg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #288 Online: 29 de Julho de 2008, 11:11 »
Galera! Salve o ubuntu! =D

me ajudem, to com o windows vista no meu hd e quero instalar o ubuntu 8.04 com o CD de boot... Eu jah tenhu o CD mas quando eu vo instala ele não reconheçe o HD que o vista está instalado... Me ajudem não aguento mais o vista! =(  Ele veio por padrão no pc novo... Me ajudem!

Offline Nicholas10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #289 Online: 29 de Julho de 2008, 18:11 »
Galera! Salve o ubuntu! =D

me ajudem, to com o windows vista no meu hd e quero instalar o ubuntu 8.04 com o CD de boot... Eu jah tenhu o CD mas quando eu vo instala ele não reconheçe o HD que o vista está instalado... Me ajudem não aguento mais o vista! =(  Ele veio por padrão no pc novo... Me ajudem!
tenta instalar o XP , se reconhecer o HD pode ser problema do cd senao o problema ta em outro lugar

Offline NeoAndersen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #290 Online: 01 de Agosto de 2008, 00:43 »
Olá!!

Eu tenho 2 HDs sata na máquina.
Instalei o XP primeiro no HD de 500 GB.]
Depois Instalei o Ubuntu 8.04.1 amd64 no HD de 320GB.

Mas para minha surpresa a opção pra dar o boot no XP nem apareceu no GRUB.
Então eu editei o GRUB  e a opção de iniciar o XP apareceu,
 mas, em vez de iniciar, apenas uma mensagem dizendo que falta um tal de NTLDR aparece...

Como faço pra corrigir isso?

Offline EdsonSala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #291 Online: 06 de Agosto de 2008, 16:53 »
desculpem e pertinencia, minha pl mãe ABIT an52, 2 HD Sata, proc. x2 4600 Amd, o Ubuntu 8.04 ñ reconhece os hds/partições, o ubuntu 7.10 vai de boa, como instalar o 8.04... grato ???

Offline marcus_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #292 Online: 19 de Agosto de 2008, 18:59 »
Introdução

Este é um roteiro básico para instalação do CD Desktop podendo ser utilizado para as versões 7x até a atual 8.04, considerando que a instalaçao destas são muito parecidas.
Para computadores com pouca memória RAM, é recomendável a instalação pelo CD Alternate.
A instalação gráfica ( CD Desktop) , por usar mais memória, é recomendada para micros com RAM   acima dos 256 MB.

Atualizar ou Instalar

Se você tem instalado no seu micro a versão anterior ou mesmo  uma versão beta do Feitsy, é possível uma   atualização, no entanto, seu sistema ficará mais carregado , isto é , com mais arquivos significando mais espaço ocupado no seu HD.
Quando é feita uma instalação limpa, isto é, formata e instala, por exemplo, só é instalado no seu micro a última versão do kernel o que não ocorre com uma atualização.
Upgrades de sistemas que usaram instalações pelo automatix, tem mais chance de tornar instável este sistema do que quem só usou repositórios oficiais.
O upgrade tem se revelado mais seguro a cada versão nova do Ubuntu.
Um tipo de instalação que seria adequada para no futuro fazermos uma re-instalação mantendo algumas configurações e arquivos, é a colocação do /home em uma partição separada.

CD Alternate
 
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
 
Espaço mínimo

O espaço mínimo para instalação do Ubuntu seria de 4 GB. Pode-se instalar com menos espaço, mas, após sucessivas atualizações e instalações de novos programas, este espaço ficaria insuficiente.

Arquivo.ISO

O Ubuntu é baixado em formato .iso, que nada mais é doque a imagem do CD que vamos usar para instalação.
Para gravar esta imagem num CD, você pode usar , entre outros, o Nero (windows) ou o k3b(linux).
Nero -> Backup -> Burn Image to disc -> procurar a imagem.iso -> Burn
K3B -> tools (ferramentas) -> Burn CD Image -> procurar imagem.iso -> Burn
Para gravar, tente escolher um CD de qualidade e a gravação deve ser feita em velocidade baixa.

64 ou 32 bits

Mesmo que seu micro tenha suporte a 64 bits, é recomendável, no momento, a instalação do Ubuntu 32, visto que, muitos programas e plugins ainda não dão suporte a esta versão de SO.
A cada nova versão, a instalação do Ubuntu 64 bits, fica mais fácil e com usuários mais satisfeitos. Já temos depoimento no fórum de membro  que instalou o Ubuntu Gutsy 64 bits e aprovou
 
Conferindo MD5

Antes de instalar o K/Ubuntu, confira se foi bem gravado.
Use CD de qualidade e também grave com velocidade baixa.
Confira o MD5, que é é usado para verificar a integridade de arquivos.
 

Dual Boot

O dual boot Vista-Linux, XP-Linux ou mesmo o tri Vista-XP-Linux funcionam bem com o Ubuntu 7.04/7.10/8.04.
No entanto, se estes (XP ou Vista) forem instalados após o Linux, vão limpar a MBR, isto é, ficaremos sem o Grub.
A ordem da instalação seria : XP -> Vista -> Ubuntu
É recomendável fazer antecipadamente uma gravação do boot em disquete ou no HD. 
Para fazer um disquete de boot, pesquise no fórum que tem muitos tutoriais sobre o assunto.
 
Ligando o computador

Ligue o micro fazendo o boot pelo CDROM com o live CD do 7.04/7.10/8.04 colocado.

Ao iniciar, deverá aparecer um quadro de opções e abaixo outras com as teclas de função.
F2 -> escolha o idioma. - Fazendo a escolha nesta etapa, toda instalação será feita na língua escolhida.
F4 -> resolução do video (default VGA) - Tem uma grande quantidade de combinações. Quem sabe numa destas seu micro rodará melhor.
Se você tem uma placa ATI e tiver problemas na instalação, use a opção modo gráfico seguro do CD.
 Iniciar K/Ubuntu

Graças ao Live CD, o SO no seu micro pode ser instalado sem o uso do HD, na ocasião, você pode verificar se tudo está funcionando bem.

Início da instalação gráfica

Procure o ícone Instalar Sistema no Computador para iniciar a instalação

São mostrados  7 passos:

-Escolha do idioma
-Fuso horário - O horário mostrado, geralmente é diferente do nosso, mas não modifique.
-Layout de teclado
-Preparar espaço em disco
-Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
-Selecione um disco (se tiver mais de um).

Escolha o tipo de particionamento:
O seu Ubuntu pode ser instalado isolado ou com outros sistemas operacionais.
Escolha a opção -> Manual  <- principalmente se for o caso de uma instalação com outros SOs.

O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É  recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Ubuntu
Existe para o Windows XP um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide, cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Para o Windows Vista tem o Paragon Partion Manager 8.5.
Usando o Linux, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

Escolha a partição para seu Ubuntu. Enquanto no Windows as partições são reconhecidas como C:, D:, etc... no linux elas são reconhecidas como hda1...hda5,hda6, etc para o primeiro HD e hdb1...hdb5,etc para o segundo. Alguns são reconhecidos como sda(SATA).

Escolhendo a partição para instalar o Gutsy Gibbon

Na foto a seguir, teriamos o seguinte:

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Ubuntu Gutsy
sda6 ext3 (secundária) Kubuntu Gutsy a instalar
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

 


No caso acima, o kubuntu será instalado na partição sda6 com o /home na partição sda7
1.destacar a linha da partição sda6
2.editar a partição
3.no mount point, escolher / como na foto e OK
4.escolher formatar
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.no mount point, escolher /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.
Na foto abaixo, é mostrado o tipo de partição cada uma com uma cor diferenciada.



Depois de instalado teriamos o seguinte:


Detalhes usando o Ubuntu 8.04
 




No caso mostrado, o ubuntu 8.04 será instalado na partição sda5 com o /home na partição sda7
1.destacar a linha da partição sda5
2.editar a partição -> escolha o tipo de formatação
3.Formatar a partição? -> Sim ao preencher o quadrado.
4.Ponto de montagem -> /
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.Ponto de montagem /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Preparando para instalar o ubuntu 8.04
sda6 ext3 (secundária) Livre para instalar outro Linux
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

Modificando o Sources.list
 

Seu K/Ubuntu está funcionando, porém alguns programas e codecs não podem ser instalados porque não aparecem na lista do Synaptic. É hora de modificar o sources.list.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18757.0

FAQ

Existe no Fórum um tópico sobre dúvidas (perguntas e respostas), o qual pode ser de grande ajuda para aqueles que desejam mais esclarecimento sobre determinado assunto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22138.0.html
 

  Pacote de tradução


Caso, por algum motivo, o seu K/Ubuntu continue apresentando alguns menus em inglês é porque o pacote de tradução não foi devidamente instalado.

No Ubuntu
Sistema -> Administração -> Suporte a Idiomas -> Portuguese (Brazil) ->Instalar
No Kubuntu
Configurações do Sistema -> Regiões & Idiomas -> Instalar Novo Idioma -> Portuguese
 
Veja também se está instalado:
language-pack-kde-pt
language-pack-kde-pt-base
kde-i18n-ptbr

Webcam

De uma maneira geral, não há necessidade de configurar a sua webcam, o Ubuntu instala automaticamente. No entanto, existem aquelas que necessitam de uma instalação manual e outras nem assim. Como os drivers utilizados, na sua maioria, são genéricos e não proprietários as cores podem ficar com qualidade inferior.
Alguns tópicos:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,5352.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,3160.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,7321.0.html

Obs: Este mini tutorial foi feito para iniciantes como resposta das muitas dúvidas durante a instalação.
Re-edições periódicas devem ocorrer.



olha só, tenho o ubuntu7.10 e quero instalar o 8.10 mas toda vez que tento instalar e chega na parte da configuração do teclado, a instalação para. o que fazer???

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #293 Online: 19 de Agosto de 2008, 21:25 »
Instale sem mexer no teclado e no idioma, deixando isto para configurar após a instalação no sistema.

Quem sabe não passa assim.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline MSILVEIRA66

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #294 Online: 21 de Agosto de 2008, 21:31 »
      Pessoal, não consigo instalar o ubuntu 8.04. Não sei mais o que fazer, o meu micro tem um hd ide de 80gb e outro de 250 sataII, 4gb de ram, placa mãe asus p5wdh deluxe, placa de video ati 1650 series,  um monitor de 22" hp. Já tentei de tudo, no começo, qundo dei boot ficou passando uma mensagem como se fosse depuração de erro " ata 3.00 : exception emask 0x0 sact 0x0 serr 0x0 action 0x2 frozen cmd a0/00:00:00:24:00/00:00:00:00:00:/a0 tag 0 pio 36 in status: {drdy}" essa mensagem não para nunca, passei uma noite inteira esperando que terminasse. Passada essa fase, tentei instalar pelo windows, párticionei o hd pelo windows (ntfs), quando consegui instalar que dei o boot, até apareceu a opção de ubuntu e windows mas quando escolhi linux acabou a alegria, vai para outra aba onde tem umas quatro opções de ubuntu e o windows. Quando escolho o linux não acontece nada.
      Se alguem sabe o que é isso, me diga.


« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 20:06 por MSILVEIRA66 »

Offline Angelica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #295 Online: 22 de Agosto de 2008, 10:41 »
olá pessoal preciso de ajuda!

preciso de ajuda o mais rapido possivel não sei mais o que fazer   adiquiri um Acer 4720z há duas semanas ele vem com linpus linux porém ao ligar o note ele não entra nosistema operacional cai direto em uma plataforma do MS DOS com uma frase [room@localhost/]#... não consigo sair dessa tela!!!!! como procedo qto a isso?? ando lendo por aí sobre isso mais não acho nenhuma solução pro problema a unica sugestão que tive foi baixar o UBUNTU na internet e tentar instala-lo porém andei pesquisando e soube que tenho que formatar o note   sei que tenho que entrar no setup só que não sei o que faço a partir daí   Como faço para dar BOOT no cd???onde tenho que entrar?? o que eu tenho que fazer? precisaria de ajuda passo a passo pois não entendo muito bem do assunto e meu revendedor não quer me dar nenhum auxilio!! (talvez ele msm não saiba...rsrs*)   por favor me ajudem não sei mais o que fazer! não consigo usar o notebook por esse problema! Já pedi auxilio a varias pessoas mais ninguém me retornou.   Aguardo respostas de vcs se possivel   POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!   obrigado!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #296 Online: 22 de Agosto de 2008, 10:57 »
olá pessoal preciso de ajuda!

preciso de ajuda o mais rapido possivel não sei mais o que fazer   adiquiri um Acer 4720z há duas semanas ele vem com linpus linux porém ao ligar o note ele não entra nosistema operacional cai direto em uma plataforma do MS DOS com uma frase [room@localhost/]#... não consigo sair dessa tela!!!!! como procedo qto a isso?? ando lendo por aí sobre isso mais não acho nenhuma solução pro problema a unica sugestão que tive foi baixar o UBUNTU na internet e tentar instala-lo porém andei pesquisando e soube que tenho que formatar o note   sei que tenho que entrar no setup só que não sei o que faço a partir daí   Como faço para dar BOOT no cd???onde tenho que entrar?? o que eu tenho que fazer? precisaria de ajuda passo a passo pois não entendo muito bem do assunto e meu revendedor não quer me dar nenhum auxilio!! (talvez ele msm não saiba...rsrs*)   por favor me ajudem não sei mais o que fazer! não consigo usar o notebook por esse problema! Já pedi auxilio a varias pessoas mais ninguém me retornou.   Aguardo respostas de vcs se possivel   POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!   obrigado!

Olá Angélica!! Bom dia!

Pelos meus parcos conhecimentos, o que vc viu ai como se fosse uma tela do DOS, é apenas o terminal puro, ou seja, terminal por texto, que nada mais é, do que vc deve digitar um comando, que pode ser startx para entrar no gráfico e iniciar o sistema. Não fique aflita, pois aqui é um fórum de pessoas de alto nível em conhecimento Linux e certamente virão vários para lhe socorrer  eorintar mais um pouquinho. Eu ainda sou meio calouro. Sobre como dar boot pelo cd, vc ao reiniciar o sistema, tecle <Delete> ao carregar a memória, vai abrir uma tela. Vá na aba <Boot> e coloque o mesmo pelo seu drive de cd. Sobre a instalação do Ubuntu, aconselho fazer isso mesmo. Não tenha receios pq é muito intuitivo e de fácil manejo. Nesse mesmo tópico(início) tem tudo de como fazê-lo.

Um grande abraço,

Marcopolo.

(me corrijam, por favor)
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline Angelica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #297 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:18 »
bom dia!

Gostaria de agradecer a todos pela ajuda a mim dedicada e pedir desculpas por quaisquer inconvenientes que vieram a surgir! Sou nova no assunto não entendia direito como funcionava o Fórum!

Eu consegui instalar o Ubuntu através de manuais de instalação...qto ao Boot eu consegui...( como era facil ;D )

ele tá lá instalado belezinha...mais meu unico problema tá sendo em configura-lo
não consigo rodar nada nele...musicas ou vídeos, conexão com a internet e tals!! queria instalar o Wine, andei pesquisando sobre ele...mais também não consegui rodar o programa! alguém pode me ajudar qto a isso!
algum manual que eu possa seguir ou coisa do gênero???

Ou onde eu posso perguntar sobre isso...em qual tópico? :-\

Obrigada a todos pela atenção!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04/7.10/8.04
« Resposta #298 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:42 »
Angélica seguem dois links para você:

Para deixar totalmente em português (caso não esteja): Deixando o seu sistema Totalmente em Português!

Um ótimo tutorial sobre vídeo/música e etc: Ubuntu Perfeito - versao 8.04
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mscardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 8.04
« Resposta #299 Online: 26 de Agosto de 2008, 16:48 »
Aqui na empresa sempre usamos outra distribuição, estou mudando isso, mas estou esbarrando num problema. Ao instalar o Ubuntu 8.04 Server em um Servidor Compaq ML330 com 512Mb de RAM e 3 HD´s de 30Gb SCSI o sistema me retorna a seguinte mensagem:

[52.711432]..MP-Bios bug: 8254 timer not connected to IO-APIC

Alguem já passou por isso? Sabem como contornar o problema? É uma maquininha velha mas acredito que possa aproveitala para algo.

Att

Marcio Cardoso