Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 815888 vezes)

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #480 Online: 28 de Outubro de 2010, 16:26 »
Pesquisando aqui no forum verifiquei um tópico onde é dito que vem ocorrendo superaquecimento do processador com o 10.10. Tenho em mãos o 10.04 e o 10.10 e um HD particionado pronto pra receber um dos dois.
- E agora ? Qual dos dois instalar considerando o problema que citei ?
-Como ativar/instalar monitor de temperatura ?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #481 Online: 28 de Outubro de 2010, 17:20 »
rjbgbo :

Primeiro quero agradecer pela ajuda.
Abaixo seguem as informações sobre o hardware do notebook :
HD 320 Gb
Memória 3Gb
Processador de vídeo Mobile Intel ® 4 series Express Chipset Family
Processador Pentium Dual Core CPU T4300 @ 2.10 Ghz
Dispositivo de som :IDT High Definition Audio CODEC


Pesquisando aqui no forum verifiquei um tópico onde é dito que vem ocorrendo superaquecimento do processador com o 10.10. Tenho em mãos o 10.04 e o 10.10 e um HD particionado pronto pra receber um dos dois.
- E agora ? Qual dos dois instalar considerando o problema que citei ?
-Como ativar/instalar monitor de temperatura ?

seu processador é quase igual ao meu pentium duo-core e5300
esse aquecimento tá ocorrendo por conta do kernel 2.6.35 já usado no ubuntu 10.10, mas acho que em certos processadores, como o icore
fiz um teste de uma instalação do 10.10 64bits num pen-drive e testei no meu notebook celeron de 1gb, no desktop c/ o pentium-core ñ testei, pelo menos aqui nada demais
agora veja uma coisa o 10.04lts é uma versão de longa duração c/ suporte de 3 anos, o kernel dele é o 2.3.32
eu ñ migrei e nem vou migrar tão cedo do 10.04lts, aqui ainda instalado a versão de 32bits, rodando absoluta/ redondo - talvez até siga c/ ele até 2012, data da próxima versão lts, pelo que já li da 11.04 também vou ficando no 10.04lts
uma diferença interessante do 10.04lts p/ o 10.10 é o nativo suporte a webcam e microfone pela rede msn, no 10.04 tem que instalar um pacote, mas já li relatos que isso ñ deu muito certo; o resto é um outro programa como o Inkscape atualizado, e perfumarias.

vou te dar uma dica, como vc é novato vá de 10.10, depois de 1 mês bugs já são consertados e a versão começa a ficar boa. nesse caso vc vai precisar aprender a monitorar temp. pelo ubuntu

eu sempre faço isso:
Citar
sudo apt-get -y install lm-sensors mbmon sensors-applet

Depois terá que configurar ele:
sudo sensors-detect

Responda as perguntas, quando terminado o tutorial reinicie o sistema!

Aplique também:
sudo mbmon

Reinicie o sistema - ”sudo reboot” para reiniciar imediatamente o sistema.

E ative o sensors-applet, no painel superior do Gnome.
Clica c/ o botão direito no painel superior e mande add o applet

se vc quiser mesmo se aprofundar no ubuntu, vá trocando a versão a cada 6 meses, é bom p/ aprender a instalar, faça uma cola do que vc usa, e pronto, reinstalações passam a serem bem práticas e rápidas.
se quiser tranquilidade por longo tempo vá de 10.04, s/ dúvida a melhor versão de longa duração já feito pro ubuntu, muito madura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #482 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:08 »
Particionado o HD, deixei um espaço bom ( quase 190 gb ) pro Windows 7 pra patroa ( que só tá me jogando urucubaca desde que decidi instalar o Ubuntu, vive dizendo que vou acabar com o Notebook novinho sem ter terminado de pagar as prestações  ).
Do que restou pensei :
2 gb swap ( memória do notebook é 3gb. Afinal com essa memória deve-se ou não deve-se ter swap ?? )
30 gb /
30 gb /home
E ainda sobrariam quase 59 gb.
É uma boa escolha ? E os 59gb ? Como usar essa partição para ser acessada tanto pelo Ubuntu como pelo Windows 7? Alguém tem sugere algo ?

(  aproveito pra agradecer muito todo o suporte e toda paciência. É por causa de pessoas como todos que aqui estão que dá gosto de levar adiante o desejo de usar o Ubuntu. Muito obrigado ! )

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #483 Online: 29 de Outubro de 2010, 16:37 »
Particionado o HD, deixei um espaço bom ( quase 190 gb ) pro Windows 7 pra patroa ( que só tá me jogando urucubaca desde que decidi instalar o Ubuntu, vive dizendo que vou acabar com o Notebook novinho sem ter terminado de pagar as prestações  ).
Do que restou pensei :
2 gb swap ( memória do notebook é 3gb. Afinal com essa memória deve-se ou não deve-se ter swap ?? )
30 gb /
30 gb /home
E ainda sobrariam quase 59 gb.
É uma boa escolha ? E os 59gb ? Como usar essa partição para ser acessada tanto pelo Ubuntu como pelo Windows 7? Alguém tem sugere algo ?

(  aproveito pra agradecer muito todo o suporte e toda paciência. É por causa de pessoas como todos que aqui estão que dá gosto de levar adiante o desejo de usar o Ubuntu. Muito obrigado ! )

gostei da sua divisão deixe esse 59 pro windows como dados em ntfs, vc pode partilhar c/ o ubuntu
só um detalhe dessa tal partição de dados, por experiencia própria, eu salva direto lá, e como no linux ñ preciso de antivírus e nem uso, as vezes qdo passava lá no windows tinha o cuidado de passar o anti-vírus por lá
e sobre anti-vírus, como disse nunca usei no linux, mas se fosse intercambiar muito dados entre os 2 sistemas eu usava o nativo p/ linux o http://wiki.ubuntu-br.org/ClamAV
Dá uma lida também http://wiki.ubuntu-br.org/Seguranca
boa sore por aí
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #484 Online: 30 de Outubro de 2010, 20:19 »
Instalei o Ubuntu e tudo correu bem.
Hoje à tarde liguei o notebook e tudo ok.
Agora a noite reiniciei para sair do Windows e usar o Ubuntu e surgiu a seguinte mensagem :
no module name found. aborted. press any key to exit
Jogando no Google vi que provavelmente esse problema está relacionado com o grub.
O que fazer ???
Li que reinstalar o grub pode ser uma opção, mas como novato isso é novidade pra mim
" vi num site http://chem-e.org/problemas-com-o-grub-usando-dell-com-windows-7-64-bit-ao-instalar-o-ubuntu/ informações de que esse problema pode estar relacionado com o Dell Data Safe e que sua desinstalação pode ajudar a reesolver o problema ( notem que as fontes de tal site  foram de forum do Ubuntu em inglês ))
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 20:25 por Patricio76 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #485 Online: 30 de Outubro de 2010, 20:57 »
Instalei o Ubuntu e tudo correu bem.
Hoje à tarde liguei o notebook e tudo ok.
Agora a noite reiniciei para sair do Windows e usar o Ubuntu e surgiu a seguinte mensagem :
no module name found. aborted. press any key to exit
Jogando no Google vi que provavelmente esse problema está relacionado com o grub.
O que fazer ???
Li que reinstalar o grub pode ser uma opção, mas como novato isso é novidade pra mim
" vi num site http://chem-e.org/problemas-com-o-grub-usando-dell-com-windows-7-64-bit-ao-instalar-o-ubuntu/ informações de que esse problema pode estar relacionado com o Dell Data Safe e que sua desinstalação pode ajudar a reesolver o problema ( notem que as fontes de tal site  foram de forum do Ubuntu em inglês ))


parece ser algo do dell, tente seguir a dica que viu, talvez seja desabilitar
sobre o grub o melhor tópico é http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Francisco6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #486 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:34 »
Continuando testes com o Ubuntu 10.10 verifiquei os seguintes problemas :

- Touchpad : ainda travava.
- Contas de bate- papo : não acessava
- Digitação : várias vezes digitando e-mail o cursor pulava ou para o início do texto ou para outra linha.

Fiz download do 10.04lts.
- Touchpad : não trava
- Conta de bate-papo : acessa tranquilamente
- Digitação : ainda tendo os mesmos problemas que com 10.10. Agora mesmo enquanto digitava aqui ocorreu sozinha uma seleção do texto da linha de digitação e não foram poucas as vezes que de repente via tudo o que digitei em outra linha devido ao "pulo " do cursor. Além disso a página algumas vezes rola sozinha.
Se não fossem esse pequenos "poréns" já teria instalado o Ubuntu em dual boot com o Windows 7.
Apenas lembrando  :
Dell 1545
HD 320 Gb, Memória 3Gbem
Processador de vídeo Mobile Intel ® 4 series Express Chipset Family
Processador Pentium Dual Core CPU T4300 @ 2.10 Ghz
Dispositivo de som :IDT High Definition Audio CODEC

Também acontece comigo (Asus Eee PC, Ubuntu 10.04 e 10.10).
O cursor pula aleatoriamente para qualquer ponto da tela, dentro e fora da caixa de texto.
Francisco
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 22:36 por Francisco6x »

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #487 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:56 »

parece ser algo do dell, tente seguir a dica que viu, talvez seja desabilitar
sobre o grub o melhor tópico é http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html

tentarei imediatamente !

( 5 minutos depoisss..)
Resolvido !
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 23:14 por Patricio76 »

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #488 Online: 31 de Outubro de 2010, 00:53 »
Também acontece comigo (Asus Eee PC, Ubuntu 10.04 e 10.10).
O cursor pula aleatoriamente para qualquer ponto da tela, dentro e fora da caixa de texto.
Francisco

Curioso que deixou de acontecer no Live CD. Agora estou testando o Ubuntu instalado e a única coisa que tem acontecido é o touchpad às vezs não responder.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #489 Online: 31 de Outubro de 2010, 12:52 »
Também acontece comigo (Asus Eee PC, Ubuntu 10.04 e 10.10).
O cursor pula aleatoriamente para qualquer ponto da tela, dentro e fora da caixa de texto.
Francisco

Curioso que deixou de acontecer no Live CD. Agora estou testando o Ubuntu instalado e a única coisa que tem acontecido é o touchpad às vezs não responder.

isso é normal em se tratando de notebook, que são arquiteturas fechadas e personalizadas, também lembro que tive problemas no microfone interno no acer, nos tempos do ubuntu 8.10, do 9.04 passou a ser reconhecido automatica.
acho que vc deve pesquisar por touchpad e ubuntu nesse modelo de notebook no google, a grd vantagem do ubuntu é sua farta documentação.
legal vc ter conseguido resolver o problema da inicialização, é como disse acima dos pcs fechados
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #490 Online: 31 de Outubro de 2010, 14:05 »
Infelizmente não consegui resolver o problema do dual boot.
Segui as orientações, reiniciei e na tela de dual boot selecionei o ubuntu.
Reiniciei, na tela de dual boot selecionei o windows 7 pra patroa usar.
Após uso do windows 7 reiniciei pra voltar pro ubuntu.
Mais uma vez apareceu no module name found. aborted. press any key to exit.
O único programa da dell que me resta é o Data Safe Backup, que não consigo desinstalar, dá erro.( os outros softwares da dell são o dock, support center, touchpad, webcam central e  o wireless WLAN Card Utility )
Continuarei testando todas as alternativas no http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html, mas sugestões são bem vindas

« Última modificação: 31 de Outubro de 2010, 14:07 por Patricio76 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #491 Online: 31 de Outubro de 2010, 16:25 »
Patricio76, como ficou suas partições por aí, o grub ficou devida/ instalado na mbr.
ñ posso te falar muito do windows7, porque ñ o uso, e ñ tenho mais o dual-boot, mas já li sobre problemas de dual-boot entre o ubuntu e o windows7 e que foram facil/ sanados, isso é devido a algo do windows7
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #492 Online: 01 de Novembro de 2010, 03:36 »
Citar
Patricio76, como ficou suas partições por aí, o grub ficou devida/ instalado na mbr.
sda5 swap
sda6 ( ext4 ) /
sda7 ( ext4 ) /home


Ainda estou tentando desinstalar o Dell Data Safe Local Backup, é o único programa Dell Data Safe que resta. O problema é que assim que ao tentar desinstalá-lo surge uma janela acusando erro, e é justamente nese ponto que estão minhas pesquisas .

Li em forum do Ubuntu em inglês que uma rapaziada conseguiu resolver o problema assim.

Atualizando

Depois de várias tentativas entrei em contato  com a Dell hoje à tarde. Curioso é que na mensagem de erro, quando vemos os detalhes, aparece lá no final de linha "windows xp". E o meu é o 7... ???  Daí o atendente chegou à conclusão de que deve ter alguma dll corrompida e que desisntalar só em modo de segurança. Irei postando os resultados até mesmo para ajudar futuros usuários que venham a ter o mesmo problema que eu.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, 18:03 por Patricio76 »

Offline Patricio76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #493 Online: 01 de Novembro de 2010, 22:14 »
( Continuando a via crucis Dell& Windows7 vs Ubuntu )

Nem em modo de segurança consegui desintalar o Dell Data Safe Local Backup.

Travei.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do Ubuntu 7.x / 8.x...10.4
« Resposta #494 Online: 03 de Novembro de 2010, 08:22 »
oi Patricio76, desculpa o atraso na resposta, dei uma viajada, e também estou enrolado na edição de um jornal que publico, mas daqui em breve vou estar mais livre
essa dll corrompida é meio estranho
ou o grub ñ foi instalado adequada/ na partição do boot, certa/ o windows7, ou tem algo que o windows7 esteja atrapalhando o dual-boot - já li sobre isso.
também é claro alguma configuração no setup do notebook, lembro uma vez que uma simples instalação do windowsxp, eu tinha que desabilitar algo no setup de um notebook que viera c/ o windows vista sarter edition, o ubuntu entrava, c/ ou s/ a tal habilitação.
assim que puder vou dar uma fuçada por aqui também no google
outra coisa, veja que no tempo em que eu usava o dual-boot deixava o windows como partição primária (boot) e todo o resto como partição estendida
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469