Autor Tópico: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)  (Lida 83742 vezes)

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #60 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:16 »
Lembrando que o E17 ainda está em desenvolvimento, por tanto pode ter alguns Bugs ;)

Mas mesmo com uns Bugzinhos aqui, eu to curtindo muito @_@ muito bom @_@

cê conseguiu subir o itask?  ???  :(

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #61 Online: 10 de Novembro de 2007, 00:41 »
Não resisti e coloco aqui alguns screenshots para os que ainda tem dúvida se vale a pena testar o e17:

- "Menu principal"
- BlackTheme
- Firefox, Eclipse, Trayer(topo/esquerdo) e Executar Comando (ao centro)
- Outro fundo, com animação fogo e letreiro. No centro momento de transição de tela :)

Além dessas frescuras, o principal é que ele está bem rápido e se comportando muito bem.  ;D

Abs
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 00:54 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #62 Online: 10 de Novembro de 2007, 01:31 »
cê conseguiu subir o itask?  ???  :(

Não. Também não consegui.



coyoterj, como faz pra executar aquele efeito de executar um comando em uma janela? Tem isso na sua terceira Screenshot. Como faz?



Galera, as aplicações KDE estão rodando normal com vocês? Aqui num roda nenhuma.



Sabe, ta bem bugado aqui, mais incrivelmente eu estou muito empolgado com esse ambiente gráfico, vou continuar testando-o, cada vez curto mais, mesmo com os eventuais Bugs ;D Estou torcendo pra que saia a versão estável logo :)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 01:44 por kErNeL_sCrIpT »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #63 Online: 10 de Novembro de 2007, 02:38 »
Finalmente consegui instalar a iTask  ;D ;D

Seguinte, descobri que estava faltando os seguintes pacotes:
automake
xorg-dev
enlightenment-dev
gettext
pkg-config

Resumindo, para complementar o tutorial, basta dar o apt-get abaixo (caso já tenha algum pacote é só tirar) antes da etapa "./autogen.sh":

sudo apt-get install automake libtool xorg-dev enlightenment-dev gettext pkg-config m4

E ao instalar o módulo, tive que renomear a pasta, conforme consta:
Citar
Caso seja respondido com algum erro, você deve renomear a pasta ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i486 para ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i686 (e vice-versa).

Agora o que já era bom ficou melhor ainda !  :D

abs


Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #64 Online: 10 de Novembro de 2007, 02:44 »
cê conseguiu subir o itask?  ???  :(

Não. Também não consegui.

Já respondido na mensagem anterior

Citar
coyoterj, como faz pra executar aquele efeito de executar um comando em uma janela? Tem isso na sua terceira Screenshot. Como faz?

É só clicar em "executar comando", o efeito é do tema mesmo.

Citar
Galera, as aplicações KDE estão rodando normal com vocês? Aqui num roda nenhuma.

No gnome está tudo perfeito. (Estava até eu instalar o itask, porque depois disso ainda não voltei ao gnome.

Citar
Sabe, ta bem bugado aqui, mais incrivelmente eu estou muito empolgado com esse ambiente gráfico, vou continuar testando-o, cada vez curto mais, mesmo com os eventuais Bugs ;D Estou torcendo pra que saia a versão estável logo :)

Aqui não estou tendo problema, tanto que trabalhei hoje numa boa usando o E17. Até minha mulher e meu filho já fuçaram nele... rs

abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #65 Online: 10 de Novembro de 2007, 06:48 »
Finalmente consegui instalar a iTask  ;D ;D

Seguinte, descobri que estava faltando os seguintes pacotes:
automake
xorg-dev
enlightenment-dev
gettext
pkg-config

Resumindo, para complementar o tutorial, basta dar o apt-get abaixo (caso já tenha algum pacote é só tirar) antes da etapa "./autogen.sh":

sudo apt-get install automake libtool xorg-dev enlightenment-dev gettext pkg-config m4

E ao instalar o módulo, tive que renomear a pasta, conforme consta:
Citar
Caso seja respondido com algum erro, você deve renomear a pasta ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i486 para ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i686 (e vice-versa).

Agora o que já era bom ficou melhor ainda !  :D

abs




to com todos esses pacotes, renomeei a pasta, mais deu erro do mesmo jeito  :'(

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #66 Online: 10 de Novembro de 2007, 12:30 »
cê conseguiu subir o itask?  ???  :(

Não. Também não consegui.

Já respondido na mensagem anterior

Citar
coyoterj, como faz pra executar aquele efeito de executar um comando em uma janela? Tem isso na sua terceira Screenshot. Como faz?

É só clicar em "executar comando", o efeito é do tema mesmo.

Citar
Galera, as aplicações KDE estão rodando normal com vocês? Aqui num roda nenhuma.

No gnome está tudo perfeito. (Estava até eu instalar o itask, porque depois disso ainda não voltei ao gnome.

Citar
Sabe, ta bem bugado aqui, mais incrivelmente eu estou muito empolgado com esse ambiente gráfico, vou continuar testando-o, cada vez curto mais, mesmo com os eventuais Bugs ;D Estou torcendo pra que saia a versão estável logo :)

Aqui não estou tendo problema, tanto que trabalhei hoje numa boa usando o E17. Até minha mulher e meu filho já fuçaram nele... rs

abs


Também continua sem funcionar comigo... :'(

Obrigado por responder :)


Eu quis dizer que no meu E17 não funciona nehuma aplicação KDE, não me expressei direito X^D No GNOME funciona perfeitamente também aqui.


Poxa, que bom pra você cara :D Não tenho a mesma sorte, mas estou curtindo do mesmo jeito :D


Uma das coisas que ainda me impressionam no E17 é o contraste Visual+efeitos X Velocidade+praticidade :)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 12:38 por kErNeL_sCrIpT »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #67 Online: 10 de Novembro de 2007, 13:59 »

to com todos esses pacotes, renomeei a pasta, mais deu erro do mesmo jeito  :'(

Oi fabio_k, vc está usando o gnome ?
Aqui está tudo muito bom (agora).
Antes eu usava o 7.04 que rodava redondo até eu resolver atualizar para o 7.10. Tive um monte de problemas que acabou travando o sistema e ao reiniciar deu kernel panic. Voltei para o 7.04, tive problemas também, reinstalei o 7.04 puro, instalei o mínimo de pacotes que precisava (java, alguns codecs, flash, realplayer...) e sempre usando os repositórios 'oficiais'. Também não instalei o driver restrito da nvidia, porque não sei se foi isso que deu pau aqui...
Resumindo, estou com a máquina o mais próximo do original possível. Será isso ?

abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #68 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:05 »
Eu quis dizer que no meu E17 não funciona nehuma aplicação KDE, não me expressei direito X^D No GNOME funciona perfeitamente também aqui. [/color]

Uma das coisas que ainda me impressionam no E17 é o contraste Visual+efeitos X Velocidade+praticidade :)

Fala Kernel !

Eu é que entendi mal mesmo... Também aquela hora a cabeça já dava tilt  :D

Bem testei vários aplicativos e todos funcionam na boa. Não uso o Kde então não sei te dizer...
Realmente foi o que me impressionou no E17 também, os recursos x praticidade e desempenho.

Estarei torcendo para vocês conseguirem rodar ele na boa, e se puder ajudar é só falar.

abs e muita sorte para nós!  ;)
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #69 Online: 10 de Novembro de 2007, 15:38 »
Eu quis dizer que no meu E17 não funciona nehuma aplicação KDE, não me expressei direito X^D No GNOME funciona perfeitamente também aqui. [/color]

Uma das coisas que ainda me impressionam no E17 é o contraste Visual+efeitos X Velocidade+praticidade :)

Fala Kernel !

Eu é que entendi mal mesmo... Também aquela hora a cabeça já dava tilt  :D

Bem testei vários aplicativos e todos funcionam na boa. Não uso o Kde então não sei te dizer...
Realmente foi o que me impressionou no E17 também, os recursos x praticidade e desempenho.

Estarei torcendo para vocês conseguirem rodar ele na boa, e se puder ajudar é só falar.

abs e muita sorte para nós!  ;)

Opa, fala coyoterj!

Cara, eu só uso o GNOME mesmo, mas eu gosto de algumas aplicações KDE como K3B, Amarok e Ktorrent por exemplo, mas eu gosto mais de aplicações GTK mesmo, e sempre que possível eu uso elas :) Daí eu achei irado o tal do E17 e instalei, mas cara, eu nem ligo de dar uns paus não, num ligo mesmo, se der pra resolver eu resolvo, se num der eu to feliz, eu to cada vez mais impressionado com esse ambiente gráfico. Eu gosto de testar coisas novas, ambientes gfraficos, distros, programas e tals.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #70 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:56 »
Kernel,

Eu usei um tempo o Kde no opensuse e quando voltei para o Ubuntu (a gente sempre volta, hehehe) confesso que fiquei frustrado principalmente pelo amarok que usava para ouvir rádios, mas depois de uma dica daqui para usar a dobradinha streamtunner(escuto as rádios) + streamripper(gravo elas), não senti mais falta dele.

Agora o Enlightenment já me criou um problema. Meu micro ficava vazio quando não estava usando, porque a turma aqui prefere o win. Minha mulher chega a falar que uso o 'bububu' só para ninguém mexer na minha máquina  :D
Pois bem, ontem meu filho deu uma fuçada nela assim como quem não quer nada.. Hoje ficou a tarde toda... :P
Heheheheh faz parte...

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #71 Online: 10 de Novembro de 2007, 21:31 »
Kernel,

Eu usei um tempo o Kde no opensuse e quando voltei para o Ubuntu (a gente sempre volta, hehehe) confesso que fiquei frustrado principalmente pelo amarok que usava para ouvir rádios, mas depois de uma dica daqui para usar a dobradinha streamtunner(escuto as rádios) + streamripper(gravo elas), não senti mais falta dele.

Agora o Enlightenment já me criou um problema. Meu micro ficava vazio quando não estava usando, porque a turma aqui prefere o win. Minha mulher chega a falar que uso o 'bububu' só para ninguém mexer na minha máquina  :D
Pois bem, ontem meu filho deu uma fuçada nela assim como quem não quer nada.. Hoje ficou a tarde toda... :P
Heheheheh faz parte...


Abs

Ha :D Legal, eu já utilizei muitas distros também, muitos ambientes gráficos, e sempre volto pro Ubuntu e GNOME também hehehehe...
(Mas não sei se isso vai durar depois do lançamento oficial do E17... ::) Ubuntu com certeza, GNOME quem sabe... ::) hehehehe)



Poxa que legal :) Foi algo parecido assim comigo também sabe, um dia eu senti uma "coceira" miserenta pra testar esse tal de Linux... instalei uma vez, nunca mais larguei X^D hehehehe

Abraço e até mais.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 21:33 por kErNeL_sCrIpT »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #72 Online: 11 de Novembro de 2007, 18:11 »
Como surgiu em outro tópico a questão do desempenho, segue a msg que postei lá:

Complementando minha resposta, segue um teste só para exemplificar que é visível mesmo o desempenho do E17 em relação ao Gnome
Marquei o resultado com tudo fechado e abrindo 2 programas pesados, Eclipse e ArgoUML:

resultado com janelas fechadas:
Gnome
Cpu(s):  5.0%us,  2.3%sy,  0.0%ni, 91.7%id,  0.0%wa,  1.0%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   399552k used,    83920k free,    11512k buffers
Swap:  2104472k total,        0k used,  2104472k free,   242604k cached

E17
Cpu(s):  2.0%us,  1.0%sy,  0.0%ni, 96.7%id,  0.0%wa,  0.3%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   384596k used,    98876k free,    12424k buffers
Swap:  2104472k total,        0k used,  2104472k free,   246260k cached
-----------------------------------------------

ArgoUML
Gnome - carregou em 41 m
Cpu(s):  7.6%us,  3.0%sy,  0.0%ni, 88.1%id,  0.0%wa,  1.3%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   476644k used,     6828k free,    11916k buffers
Swap:  2104472k total,        0k used,  2104472k free,   262304k cached

E17 - carregou em 41 m
Cpu(s):  3.3%us,  1.3%sy,  0.0%ni, 95.0%id,  0.0%wa,  0.3%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   441968k used,    41504k free,    12764k buffers
Swap:  2104472k total,        0k used,  2104472k free,   248168k cached
------------------------------------------------

Eclipse
Gnome - carregou em 56 m
Cpu(s): 10.3%us,  2.7%sy,  0.0%ni, 87.0%id,  0.0%wa,  0.0%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   475888k used,     7584k free,     9640k buffers
Swap:  2104472k total,        0k used,  2104472k free,   227072k cached

E17 - carregou em 52 m
Cpu(s):  8.0%us,  2.7%sy,  0.0%ni, 89.0%id,  0.0%wa,  0.3%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    483472k total,   473212k used,    10260k free,    12200k buffers
Swap:  2104472k total,      300k used,  2104172k free,   243560k cached

Óbvio que é um teste bem básico e sem nenhum valor científico  ;D É apenas para curiosidade mesmo.

abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #73 Online: 13 de Novembro de 2007, 00:06 »
Instalei o E17 aqui e to impressionado com sua leveza e beleza!! to curtindo d+, mas to apanhando um poco aki ainda hehehe, entao ai vao umas perguntas meio noobs de duvidas que to tendo aqui...

1-Não consigo adicionar icones de programas na area de trabalho, tem como fazer isso? Se sim, como faz?
2- Vi num video no youtube um modulo que tem de fogo na tela, semelhante ao de chuva, so que nao achei aki... esse modulo n vem instalado por padrao? EDIT: esse achei ja hehehe
3- Nao to conseguindo por modulos na area de trabalho, tipo tclock e tals, so consigo botar eles na barra de menu. Teria como por eles na area de trabalho?

Bom eh isso, se tiver mais alguma duvida eu volto aki depois =P

[]'s
« Última modificação: 13 de Novembro de 2007, 10:17 por tosado »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #74 Online: 13 de Novembro de 2007, 10:44 »
Instalei o E17 aqui e to impressionado com sua leveza e beleza!! to curtindo d+, mas to apanhando um poco aki ainda hehehe, entao ai vao umas perguntas meio noobs de duvidas que to tendo aqui...

1-Não consigo adicionar icones de programas na area de trabalho, tem como fazer isso? Se sim, como faz?
2- Vi num video no youtube um modulo que tem de fogo na tela, semelhante ao de chuva, so que nao achei aki... esse modulo n vem instalado por padrao? EDIT: esse achei ja hehehe
3- Nao to conseguindo por modulos na area de trabalho, tipo tclock e tals, so consigo botar eles na barra de menu. Teria como por eles na area de trabalho?

Bom eh isso, se tiver mais alguma duvida eu volto aki depois =P

[]'s

Olá tosado,
1- Via E17 eu não vi nenhuma opção, mas você pode criar pelo terminal (não sei como faz  :( ) ou como eu faço, crio pelo Gnome e volto para o E17...  :D
Obs.: fica aqui uma pergunta: como criar ícones no desktop via terminal ?

2- Clica na área de trabalho com o botão esquerdo, no menu suspenso vai em [configuração] e depois em [módulos]. Na janela que vai se abrir, você carrega do lado direito o módulo que quiser e do lado esquerdo você retira ele. O Fogo é o [flame]
Obs.: alguns módulos são ativados imediatamente, outros você precisa depois ativar ele na configuração da bandeja, clicando na bandeja com o botão direito e em [configurações da bandeja] ou [configurar conteúdo da bandeja]

3- acho que não...  ???

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user