Autor Tópico: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?  (Lida 3962 vezes)

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Online: 09 de Outubro de 2006, 07:02 »
bem para agente que ja esta aqui a um tempo é facil instalar isso. mas existe centenas de pessoas que fazem a mesma pergunta pois ainda não sabem como fazer. eu só acho estranho o porque do ubuntu não ter esses suporte por padrão. pacotes não são proprietarios pois pode se abaixar pelos repositorios ou easyubuntu/automatix

o fato desse suporte ainda não vim como padrão é por escolha? ou por algum motivo mesmo?

pois sinão teriamos que dar sugestão ao pessoal do ubuntu no forum americano. para podermos ter esse recurso, não sei se no edgy vai vir como padrão o porque ainda não foi posto.

quem souber porfavor fale aqui. pois acho que muita gente gostaria disso tambem

Grato
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

boi

  • Visitante
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2006, 08:43 »
Isso já foi respondido várias vezes no fórum. Existe um problema de patentes envolvendo o mp3. Por isso o suporte a mp3 não é incluído, pois isso faria com que o Ubuntu não pudesse ser distribuído em alguns países, como os Estados Unidos. No caso do midi, não é incluído porque os desenvolvedores do Ubuntu não querem. O motivo não sei dizer, só perguntando diretamente para eles. Com o "etc." acho que você se refere aos codecs proprietários de áudio e vídeo, como os necessários para se tocar vídeo asf e wmv do Windows, e também o suporte ao dvd. Nesse caso, existe uma série de problemas legais, envolvendo patentes e engenharia reversa, que também é ilegal em muitos países, é mais ou menos o mesmo caso do mp3.
Algumas distros tem optado por pagar para incluir esses codecs, é o caso da Linspire. Mas a maioria, como o Ubuntu optou por não incluir.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2006, 08:56 »
e existem algumas distros muito pequenas e que estão pouco se lixando com a distrbuição em paises como os EUA, que incluem esses codecs ilegalmente (vc leu a palavra ilegalmente?), como o Kurumin, Dreamlinux e Kalango...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2006, 15:16 »
Aloha,


O MIDI não é incluso por uma questão histórica. Não é tão simples por suporte a MIDI no Linux. Durante o desenvolvimento do Linux, o MIDI já era preconceituosamente rotulado como 'obsoleto' e o sistema ficou no gueto por muitos anos... nos PCs de geeks e servidores. Só recentemente que tem sido usado como uma poderosa plataforma para produção multimídia.

Particularmente, MIDI costuma interessar apenas quem produz músicas, quem é músico. Uso bem peculiar, portanto, os interessados que instalem a parte em vez de vir direto no sistema.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2006, 15:30 »
e existem algumas distros muito pequenas e que estão pouco se lixando com a distrbuição em paises como os EUA, que incluem esses codecs ilegalmente (vc leu a palavra ilegalmente?), como o Kurumin, Dreamlinux e Kalango...

intão você esta falando que o easyubuntu tambem é ilegal.. cara não sei não em. acho que não é bem assim tanto é que alguns desses arquivos de musicas tem no proprio repositorio do ubuntu


Aloha,


O MIDI não é incluso por uma questão histórica. Não é tão simples por suporte a MIDI no Linux. Durante o desenvolvimento do Linux, o MIDI já era preconceituosamente rotulado como 'obsoleto' e o sistema ficou no gueto por muitos anos... nos PCs de geeks e servidores. Só recentemente que tem sido usado como uma poderosa plataforma para produção multimídia.

Particularmente, MIDI costuma interessar apenas quem produz músicas, quem é músico. Uso bem peculiar, portanto, os interessados que instalem a parte em vez de vir direto no sistema.
sobre a MIDI,tenho um exemplo aqui: um jogo que roda os sons dele que são midi. dai tive que instalar o suporte a midi aqui (não foi dificio,mas se viesse no padrão do ubuntu,seria melhor ao meu ver)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2006, 15:46 »
Uplink,

O problema é que não pode ser distribuído na mídia ou em pacote. Fica a cargo da legislação de cada país e por isso eles liberam nos repositórios. No Brasil a questão é meio dúbia, não sei nos outros países de lingua portuguesa.

O EasyUbuntu não é ilegal porque é uma ferramenta onde o usuário teoricamente decide de acordo com a legislação de seu país.

Se não me engano, no Edgy, ao tentar tocar uma música em MP3 será dado um aviso que é necessário instalar o suporte, e o sistema o fará (ou pelo menos era uma proposta).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Wishmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • $ sudo shutdown -h now
    • Ver perfil
    • Janelas Quebradas
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2006, 21:59 »
Uma solução, na minha opinião, seria um CD de extras que viesse com pacotes proprietários. O CD seria opcional, quem quisesse instalar, instalava. O SuSE é assim se eu não me engano.

Ia simplificar bastante a vida.

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: porque do ubuntu não vir com suporte a mp3,midi,etc. por padrão?
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2006, 10:54 »
e existem algumas distros muito pequenas e que estão pouco se lixando com a distrbuição em paises como os EUA, que incluem esses codecs ilegalmente (vc leu a palavra ilegalmente?), como o Kurumin, Dreamlinux e Kalango...

São distros nacionais, elas não são voltadas para o público do exterior. Por exemplo, o ubuntu tem suporte a vários idiomas é uma distro internacional, já as nossas, salvo o Dreamlinux, são puramente em português br... eu adoraria ver um americano, um alemão ou um grego usando o kurumin euaheuaheuaehuaehu  ::)

E com certeza vc jah deve saber que não temos problemas quanto a patentes aqui no Brasil, já que nosso país é em todos os sentidos "opensource"  :P

E também nossas distros não são muito pequenas! Elas fazem um papel muito importante no desenvolvimento do linux, pois é atraves dela que muitos usuários tem o seu primeiro contato com o universo livre  ;D
Ubuntu Linux