Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 520835 vezes)

Offline Fabio Farias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #165 Online: 08 de Dezembro de 2008, 16:52 »
CETI, por favor, veja se pode me ajudar... No seu tutorial (1º post) no meu desktop fica perfeito logo de primeira, consigo conectar perfeitamente (Uso conexão via rádio, com autenticação de usuário PPPoe). Meu problema é que sempre que reinicio a máquina, perco minha conexão (não masi aparece o ícone do mini gerenciador de conexão e nada mais funciona, nem #sudo pon dsl-provider). Aih, como sou iniciante, não consigo desfazer o pppoeconf, e se tento executar novamente o pppoeconf, aparece uma msg "nenhum concentrador de acesso pppoe encontrado".
Solução:
Eu re-instalo o Ubuntu (ou seja, mania de Windows).

Att
Fabio Farias

Offline cristianotm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #166 Online: 28 de Dezembro de 2008, 23:49 »
Fiz tudo da maneira que foi dito mas não conseguir gostaria da ajuda de alguém???

Quero instalar a Internet no Ubuntu 8.10
Uso Velox meu modem é um SpeedStream 5200
bridge


Após executar o comando pppoeconf apareceu a mensagem:


Foram encontrados 2 dispositivos ethernet:
eth0
pan0
Todas as interfaces ethernet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controladores das placas manualmente).

Depois disso a busca é feita e nada é encontrado aparecendo o seguinte erro:

Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falaha pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.

Tentei das duas maneiras que esta explicada no topico e nada
Aguardo retorno...

Offline alysondecastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #167 Online: 03 de Janeiro de 2009, 11:16 »
Fiz tudo da maneira que foi dito mas não conseguir gostaria da ajuda de alguém???

Quero instalar a Internet no Ubuntu 8.10
Uso Velox meu modem é um SpeedStream 5200
bridge


Após executar o comando pppoeconf apareceu a mensagem:


Foram encontrados 2 dispositivos ethernet:
eth0
pan0
Todas as interfaces ethernet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controladores das placas manualmente).

Depois disso a busca é feita e nada é encontrado aparecendo o seguinte erro:

Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falaha pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.

Tentei das duas maneiras que esta explicada no topico e nada
Aguardo retorno...


Estou com mesmo problema. No Ubuntu 8.04 eu configurava o endereço, mascara, etc na opção "rede" que tinha em "Administração". Não tem mas essa opção e quando executo o "pppoeconf"  aparece a mesma coisa. Alguem poderia ajudar? Tem algum tutorial passo a passo? Só uso o Ubuntu a alguns meses.
O meu modem é da Huawei.
Obrigado.

Offline Felipe Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #168 Online: 21 de Janeiro de 2009, 22:21 »
Estou com o mesmo problema que os dois de anteriores, alguém tem alguma soluçao????

estou com speedy.

só que ao invés de ser 0 é eth1 e wlan1.


Estou com um megatron C501L

obrigado.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 11:40 por Felipe Lima »

Offline emmy-chan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #169 Online: 22 de Janeiro de 2009, 19:10 »
Olas! Bom eu consegui configurar uma vez e qse cai da cadeira , minha taxa fikou o + q dobro do q era no windows... Mas, acontece q agora a taxa nao sai dos 30kbps... E eu n faço a minima ideia de como resolver isso ... (n perguntem como eu pus o velox rodando, a maioria das coisas q faço sao na mais pura cag...er, sorte!xD)

Alguem + sentiu diferença na velocidade?

E ql a forma correta de configurar?

Eu instalei a pouco menos de 1 mês o Ubuntu 8.10 e nunca tinha usado nenhuma versao antes! Enfim eh um "mundo" completamente novo pra mim!

Desde jah agradeço...

Emmy-chan




Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #170 Online: 15 de MAR?O de 2009, 17:11 »
Uma duvida sobre a conexão!
Eu uso o provedor USP,mas as vezes ele esta fora do ar então eu reinicio a configuração e quando ele me pede o login eu digito o seguinte:
Um exemplo apenas  ubuntu@itelefonica.com.br - pass: O mesmo do login ubuntu.
Funciona normalmente. :o
Alguem sabe o por que? ???
Apenas no Ubuntu ocorre isto! Ja tentei no Fedora e nada.
Uso o Speedy.
Será que foi um achado?
Pelo menos é o que ocorre comigo, nem preciso me preocupar com provedor.
Mas por vias de duvida, faço isso só quando o USP esta fora do ar.

Aguardo informação.

« Última modificação: 15 de MAR?O de 2009, 17:13 por garruda »
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline paidobreno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #171 Online: 28 de MAR?O de 2009, 10:48 »
Citar

Quero instalar a Internet no Ubuntu 8.10
Uso Velox meu modem é um SpeedStream 5200
bridge


Após executar o comando pppoeconf apareceu a mensagem:


Foram encontrados 2 dispositivos ethernet:
eth0
pan0
Todas as interfaces ethernet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controladores das placas manualmente).

Depois disso a busca é feita e nada é encontrado aparecendo o seguinte erro:

Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falaha pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.


aos colegas com esse tipo de problema
em especial aos que usam velox e estão migrando do windows para linux
um pequeno detalhe que pode fazer a diferença:
(utilizando o windows) o speedstream se conectava ao computador pela porta usb?
então troque pelo cabo de ethernet (parecido com o de telefone)
que daí o ubuntu reconhece o concentrador...
então proceder configuração como já foi explicado
um detalhe besta, mas que comigo demorou dois dias para cair a ficha
espero que ajude
abs


Offline Marcos Vinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #172 Online: 21 de Abril de 2009, 13:30 »
Olá

Sou novo no uso do ubuntu (8.10) e tenho um problema, meus downloads estão com a velocidade muito lenta, e quando mando acessar um sitio qualquer ao mesmo tempo, a entrada no mesmo demora.
Uso velox com um modem DSL-500B da D-Link, que configurei pelo próprio navegador seguindo as instruções do manual.
Tentei resolver consultando alguns tutoriais e acabei por não conseguir fazer mais conexões, e tive que reinstalar o ubuntu para resolver esse problema.
Consigo acessar a internet novamente, mas a velocidade dos downloads continuam baixas.
Se proceder conforme foi dito neste tutorial não corro o risco de ficar sem internet novamente?


Desde já agradeço

Um abraço e felicidade a todos
« Última modificação: 21 de Abril de 2009, 13:34 por Marcos Vinicios »

Offline alinecrsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #173 Online: 21 de Abril de 2009, 20:01 »
Olá!!

Galera eu sou iniciante em Linux, tô viajando para instalar os aplicativos e tal, tá complicado...

Pois bem, executei os passos 1 e 2 deste tutorial e consegui conectar a internet numa boa, então segui em frente e tentei instalar o Joomla (tô querendo montar um site), ao navegar no baixaki me foi sugerido instalar uma nova versão do adobe flash player, fiz o download e ao tentar instalar recorri a "ajuda" que me disse para usar o terminal para navegar no tal diretório, etc, dizia para ir em "aplicações>acessórios>terminal", como não achei a opção "terminal", cliquei em "Console", pois o ícone parecia ser de um terminal de texto, neste momento o pc travou completamente, esperei mais de 10 min e nada, então resolvi desligá-lo pelo botão. Ao reiniciar, a internet não funcionou mais, executei os passos 1 e 2 umas 3 vezes seguidas e nada, resolvi checar se o problema era no provedor de acesso então iniciei o windows e verifiquei que a internet estava funcionando normalmente, então voltei ao linux e tentei mais uma vez executar os referidos passos e nada, então segui os passos 5, 5.1, 5.2, 5.3, reiniciei o micro e nada.

Por favor me ajudem!! Não sei o que fazer!! ???
Uso internet a cabo, sem roteador, as placas encontradas são eth0, pan0 e wlan0.
Caso precisem de mais alguma informação para ajudar a resolver o problema é só falar.

Desde já agradeço. :)



alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #174 Online: 21 de Abril de 2009, 21:13 »
Olá!!

Galera eu sou iniciante em Linux, tô viajando para instalar os aplicativos e tal, tá complicado...

Pois bem, executei os passos 1 e 2 deste tutorial e consegui conectar a internet numa boa, então segui em frente e tentei instalar o Joomla (tô querendo montar um site), ao navegar no baixaki me foi sugerido instalar uma nova versão do adobe flash player, fiz o download e ao tentar instalar recorri a "ajuda" que me disse para usar o terminal para navegar no tal diretório, etc, dizia para ir em "aplicações>acessórios>terminal", como não achei a opção "terminal", cliquei em "Console", pois o ícone parecia ser de um terminal de texto, neste momento o pc travou completamente, esperei mais de 10 min e nada, então resolvi desligá-lo pelo botão. Ao reiniciar, a internet não funcionou mais, executei os passos 1 e 2 umas 3 vezes seguidas e nada, resolvi checar se o problema era no provedor de acesso então iniciei o windows e verifiquei que a internet estava funcionando normalmente, então voltei ao linux e tentei mais uma vez executar os referidos passos e nada, então segui os passos 5, 5.1, 5.2, 5.3, reiniciei o micro e nada.

Por favor me ajudem!! Não sei o que fazer!! ???
Uso internet a cabo, sem roteador, as placas encontradas são eth0, pan0 e wlan0.
Caso precisem de mais alguma informação para ajudar a resolver o problema é só falar.

Desde já agradeço. :)




tente assim, abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e digite:

sudo poff -a

vai ser pedido uma senha, portanto digite a sua senha e não se preocupe que ao digitar não aparece nada indicando isso no terminal, mas acredite vc está digitando.

Este comando é para parar qualquer conexão (para garantir), agora ainda no terminal digite:

sudo nautilus /etc/network

isso vai abrir o gerenciador de arquivos (nautilus) já na pasta /etc/network daí vc apaga o arquivo interfaces e depois fecha o nautilus e digita no terminal mais esse comando:

sudo nautilus /etc/ppp/peers

isso vai abrir o gerenciador de arquivos (nautilus) já na pasta /etc/ppp/peers daí vc apaga o arquivo dsl-provider e depois fecha o nautilus e digita no terminal mais esse comando:

sudo pppoeconf

daí você só responde as perguntas relativas ao seu nome de acesso do provedor (que tem de ser completo com o @ e domínio, por exemplo, usuario@provedor.com.br) e sua senha de acesso, dando ENTER as demais perguntas para ficar com o valor padrão.

Veja se agora sua conexão está ativa ao reiniciar o PC, principalmente.

Todo comando dado no terminal que começa com a palavra sudo na frente é por que vc vai fazer algo como superusuário (root) e aí é pedido uma senha que é a sua senha de usuária.

Para você que é iniciante no linux, seria adequado ler este tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

que fornece maiores explicações de como instalar coisas no Ubuntu. Neste tópico só foi esquecido de falar sobre o Adicionar/Remover..., ou melhor, foi falado por alto sobre ele, que é uma outra forma de se instar aplicativos no Ubuntu e que se encontra no menu Aplicações > Adicionar/Remover...

Antes de usá-lo é melhor abrir um terminal e digitar:

sudo apt-get update

isso faz com que o banco de dados dos repositórios, de onde se baixam aplicativos, sejam sempre atualizados para depois vc usar os programas como o Adicionar/Remover... ou Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) ou pelo terminal com o comando sudo apt-get install nome_do_aplicativo ok.

Se quiser entender um pouco mais sobre o Adicionar/Remover... pode dar uma olhada neste vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=eLcmagRojGk

Não está lá essas coisas em relação a qualidade da imagem, mas dá para ter uma idéia do que ele faz. É usado, como exemplo, no vídeo a instalação do aplicativo amsn que seria o equivalente no linux ao mensageiro instantâneo MSN da microsoft.

E para deixar tudo que é relativo a multimídia e codecs ativos no seu sistema que tal também passar por aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

Quanto ao Joomla seria mais fácil você procurar assim no google: Joomla Ubuntu

Encontrei isso aqui:

https://help.ubuntu.com/community/Joomla

além de outras coisas a mais, entretanto só você é quem saberá o que interessa ou não.
« Última modificação: 21 de Abril de 2009, 21:47 por alarcon »

Offline Marcos Vinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #175 Online: 21 de Abril de 2009, 22:01 »
Olá

Consegui resolver meu problema da velocidade dos downloads de uma forma muito estranha, se alguém conseguir explicar será legal.
Tudo que fiz foi pausar e despausar o download, depois a maioria dos outros correu normal, só um que ficou lerdo novamente, então fiz a mesma coisa e resolveu.
Alguém explica???

Abraço e felicidade a todos

Offline alinecrsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #176 Online: 22 de Abril de 2009, 13:47 »
Alarcon:
Primeiramente gostaria de agradecer.. muito obrigada por ter explicado passo-a-passo como entrar no terminal digitar os comandos e tal, agora tudo está ficando mais claro pra mim, porém, mesmo depois de seguir os passos orientados por vc e ainda reiniciando o micro, a internet ainda não funciona.

Ontem antes de visualizar sua resposta, eu re-instalei o ubuntu, refiz os passos 1 e 2 do tutorial, e a internet não funcionou. Depois fiz conforme vc falou e não funcionou também. Daí resolvi seguir os passos restantes do tutorial (3,4,5...), porém nada deu certo.   :'(

Você tem mais alguma sugestão!?

Não consigo entender porque ao instalar o ubuntu pela primeira vez e executar apenas os dois primeiros passos do tutorial a internet funcionou, mas agora não quer funcionar mais, mesmo após a re-instalação.  ???

Todos:

Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem-vinda!!
Gostaria muito de me familiarizar com o Linux, tenho trabalhos no Joomla e no LateX para fazer, mas sem internet vou acabar tendo que dar um jeito de instalar estes aplicativos no Windows    :-\

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #177 Online: 22 de Abril de 2009, 17:09 »
Alarcon:
Primeiramente gostaria de agradecer.. muito obrigada por ter explicado passo-a-passo como entrar no terminal digitar os comandos e tal, agora tudo está ficando mais claro pra mim, porém, mesmo depois de seguir os passos orientados por vc e ainda reiniciando o micro, a internet ainda não funciona.

Ontem antes de visualizar sua resposta, eu re-instalei o ubuntu, refiz os passos 1 e 2 do tutorial, e a internet não funcionou. Depois fiz conforme vc falou e não funcionou também. Daí resolvi seguir os passos restantes do tutorial (3,4,5...), porém nada deu certo.   :'(

Você tem mais alguma sugestão!?

Não consigo entender porque ao instalar o ubuntu pela primeira vez e executar apenas os dois primeiros passos do tutorial a internet funcionou, mas agora não quer funcionar mais, mesmo após a re-instalação.  ???

Todos:

Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem-vinda!!
Gostaria muito de me familiarizar com o Linux, tenho trabalhos no Joomla e no LateX para fazer, mas sem internet vou acabar tendo que dar um jeito de instalar estes aplicativos no Windows    :-\


Tenho conexão ADSL (VELOX) com modem não roteado e os meus arquivos estão assim:

Arquivo interfaces em /etc/network

Citar
#auto lo
auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual
#iface lo inet loopback


Arquivo dsl-provider em /etc/ppp/peers

Citar
# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
#persist
#maxfail 0
#holdoff 20
plugin rp-pppoe.so eth0
user "usuário@provedor.com.br"
usepeerdns

Obviamente que a linha:

user "usuário@provedor.com.br"

A informação sobre duas aspas deve ser seu nome de acesso do seu provedor ok.

Agora estou usando aqui o Ubuntu 9.04 RC, mas essas configurações eram as mesmas para as outras versões do Ubuntu e a conexão sempre está ativa ao iniciar.

Qual é sua versão do Ubuntu?

Ele conecta e não navega ou nem sequer conecta?
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 17:32 por alarcon »

Offline alinecrsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #178 Online: 22 de Abril de 2009, 21:06 »
Alarcon:

Editei os dois arquivos deixando-os iguais aos seus, mas não funcionou, rodei o pppoeconf de novo, e também não deu certo, reiniciei e nada.

Dei uma olhada na ajuda do ubuntu, e fiz os seguintes testes:

Para obter informação sobre a conexão atual:
Digitei no terminal ifconfig eth0
eth0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:26:54:0f:e6:92 
          endereço inet6: fe80::226:54ff:fe0f:e692/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:2857 erros:0 descartados:0 excesso:144 quadro:0
          Pacotes TX:145 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:422032 (422.0 KB) TX bytes:8995 (8.9 KB)
          IRQ:22 Endereço de E/S:0xc000

Para veriticar a conexão à Internet:
Sistema>Administração>Ferramentas de Rede
Selecionei a aba Ping
Digitei "ubuntu.com" em endereço de rede e cliquei em Ping.
Obtive uma mensagem de erro dizendo O endereço 'ubuntu.com' não pode ser encontrado, o que significa que não posso me conectar a um servidor DNS.

Para veriticar o DNS:
Sistema>Administração>Ferramentas de Rede
Selecionei a aba Ping
Digitei 91.189.94.249 em endereço de rede e cliquei em Ping.
Obtive 0% de pacotes bem sucedidos - O que significa: seu computador tem uma conexão muito ruim ou está conectado a um ponto de acesso ou roteador que não está conectado com a Internet.
Diz ainda na ajuda: "Se você obter uma mensagem de erro dizendo O endereço '91.189.94.249' não pode ser encontrado, então não existe conexão."
Não obtive esta mensagem de erro, conclui então que o meu caso é "está conectado a um ponto de acesso ou roteador que não está conectado com a Internet"
Aí, diz na ajuda: "Se o endereço for encontrado então tente o próximo passo." Mas não encontrei o próximo passo...  :-\

Minha versão do Ubuntu é a 8.10 e foi instalado através do Wubi em um hd vazio.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #179 Online: 22 de Abril de 2009, 21:16 »
Deixa eu te fazer uma pergunta, se você digitar no terminal:

sudo poff -a

e depois:

sudo pon dsl-provider

isso depois de entrar no Ubuntu e constatar que não consegue conexão, resolve ou mesmo assim nada de conexão?

Isso considerando que vc configurou com o sudo pppoeconf ok


se você digitar:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

no final do arquivo tem uma informação assim:

"usuário@provedor.com.br" * "senha1234"

e mais ainda:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

no final do arquivo tem uma informação assim:

"usuário@provedor.com.br" * "senha1234"

Os valores entre aspas devem ser seu nome de acesso do provedor completo e sua senha de acesso respectivamente e na formatação indicada.

Você usa uma conexão ADSL com modem não roteado correto?