Boa noite...
Creio que encontrei a solução do problema: ocorre que eu estava salvado a planilha no formato do exel. Quando passei a savar no formato ods, as macros criadas se mantiveram.
Não sei se isso é normal ou não mas fica a mensagem para o grupo.
Os documentos ODF, que são nativos do LibreOffice, trabalham com um tipo de macros diferente das macros do M$ Office que se integra aos formatos fechados da M$. Não tem como rodar os macros de arquivos .doc, .docx, .xls ou .xlsx no LibreOffice, e também não dá para implementar as macros do Libre nesses tipos de arquivos, como vc notou.
Se for pensar bem, essas macros são verdadeiras gambiarras que nasceram no tempo em que suíte de escritório eram muito fechadas, como o M$ Office é até hoje. Precisava-se implementar algumas funções no M$ Office, e como desde aqueles tempos seu código era fechado, e como era inviável ficar pedindo para a M$ ficar implementando funções específicas, a solução encontrada na época foi criar essas Macros, que dá uma certa liberdade do usuário programar dentro do office, mas sem ter acesso ao código fonte da suíte.
Hoje em dia, com o LibreOffice, não faz muito sentido ficar implementando funções em Macros, que em geral seriam interessantes de serem implementadas no próprio código da suíte, já que o código é aberto e qualquer um pode ter acesso. E tem mais outro coisa: essas Macros não são padronizadas como o formato de documentos ODF (e nem há previsão para isso), cada suíte hoje em dia tem sua implementação, no Libre é de um jeito, no Calligra é de outro e por aí vai. Ao implementar uma Macros no documento, fica difícil portar esse documento para outra suíte, até para o M$ Office, e isso vai contra a proposta do ODF, que é ter um padrão verdadeiro que qualquer suíte possa abrir, editar e salvar mantendo a interoperabilidade entre elas.