Eu tinha dois motivos para manter o dual boot Ubuntu/Windows: o MS Money e o player de música+gerenciador de catálogo Media Monkey. Como expliquei no post
Catálogo MP3 o Media Monkey tem funcionalidades que até agora não achei juntas em nenhum outro programa Linux e estas funcionalidades, junto com o fato que minha cópia é comprada, estavam me fazendo resistir a abandonar completamente o Windows.
Mas, neste final de semana, depois de umas horas de pesquisa, consegui colocar o MediaMonkey para rodar no Wine, inclusive tocando MP3. Aparentemente, há poucos usuários do MediaMonkey nesta comunidade mas, de qualquer forma, aí vão as dicas de como solucionei a questão.
Antes de mais nada, é claro que o Wine precisa estar instalado (instalação tranquila pois está disponível no Synaptic).
Agora os passos para instalar o MediaMonkey:
( 1 ) vá até a pasta onde está o .EXE instalador do MediaMonkey e clique nele com o botão direito do mouse. Escolha a opção "Abrir com Wine".
( 2 ) se você tiver também o complemento para tocar AAC no MediaMonkey, repita o processo de (1) no .EXE deste complemento.
( 3 ) com isto, o MediaMonkey estará instalado no Ubuntu, sob o Wine, e já deverá haver um ícone do programa na Área de Trabalho. É só dar um duplo clique nele para que ele seja carregado e você possa ouvir suas músicas, atualizar seu catálogo, etc. (Ele é um pouco demorado para carregar -- tenha paciência...)
Mas o problema que, de fato, estava dificultando as coisas era que ele não tinha o plugin para MP3 (tocava "numa boa" WMA, OGG, FLAC, etc mas nada de MP3). E foi isto que resolvi neste final de semana: para que o MediaMonkey toque arquivos MP3 no Wine, é necessário o plugin MAD (originalmente utilizado para o Winamp). Então, continue pelos passos a seguir para resolver esta questão:
( 4 ) localize um site de onde fazer o download do plugin MAD. Eu fiz de
http://www.mars.org/home/rob/proj/mpeg/mad-plugin/( 5 ) o instalador deste plugin, no meu caso, era o executável "
MAD plug-in 0.14.2b.exe". Depois de feito o download, clique no arquivo com o botão direito do mouse e, de novo, escolha a opção "Abrir com Wine". Ele vai instalar o plugin numa pasta "Winamp" dentro de "Arquivos de Programas" do disco C: do Wine. Move este plugin para a pasta "C:/Arquivos de programas/MediaMonkey/Plugins" e apague o plugin "i_wmp3.dll" desta mesma pasta.
E pronto: seu MediaMonkey estará pronto para tocar também MP3.
O MediaMonkey roda direitinho mas aviso aos navegantes fãs do programa no Windows:
- como eu disse, a carga do programa é bem mais demorada que no Windows.
- na atualização do catálogo, ele também é mais lento que no Windows.
- o som fica um pouco mais baixo de que nos outros players do próprio Ubuntu.
- de vez em quando, ao minimizar a janela, você não consegue restaurá-la. Fica apenas um pequeno ícone na barra de tarefas de onde você pode controlar o que está tocando, ou seja, avançar, voltar, pausar, reiniciar, etc. Mas a janela não restaura mais. Não sei porquê e ainda não consegui resolver.
Ou seja, é um "quebra-galho". Continuo procurando um bom catalogador de música no Ubuntu. As dicas que me deram até agora, tipo Amarok 2, Songbird, Gnome-catalog, Gcstar, etc. não têm as funcionalidades específicas para, automaticamente, catalogar música (e manter o catálogo) a partir das tag's como tem o MediaMonkey.
Um abraço.
Editando em dezembro/2009: instalei o Ubuntu 9.10 e estas minhas dicas não estão mais funcionando para tocar MP3. Já pesquisei no Google por soluções mas todas recomendam o que já sugeri aí em cima. Então, o que acabei fazendo foi usar o Media Monkey rodando sob uma máquina virtual Windows XP dentro do VirtualBox. O desempenho inclusive é bem melhor do que sob o Wine (mas inferior à performance numa máquina real Windows).