Autor Tópico: Linux muito lendo.  (Lida 10960 vezes)

Offline andrecarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Linux muito lendo.
« Online: 03 de Novembro de 2012, 14:24 »
Pessoal, bom dia.

Eu uso linux a um tempo, mas reinstalei agora o velho Ubuntu, porém o sistema está lento, vou abrir uma página do firefox e o mouse mal se move, e-mail é a mesma coisa. Navegar entre pastas, parece que estou utilizando um Win 7 pra uma máquina desenvolvida para Win XP...

Mal consigo digitar algo no LibreOffice, eu digito três palavras, quando termino de digitar a terceira ainda ta aparecendo a primeira.

Seguem umas screens (que também demorou pra tirar e salvar) pra mostrar a configuração da máquina.

------------- Editado: imagens maiores que 40KB -------------
http://imageshack.us/a/img547/2806/capturadetelade20121103.png
http://imageshack.us/a/img210/2806/capturadetelade20121103.png
------------- Editado: imagens maiores que 40KB -------------
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 20:43 por irtigor »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2012, 14:39 »
o unity tá meio pesado mesmo,tente uma interface mais leve,como o xfce ou kde, pode melhorar o desempenho.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:11 »
Deve estar lento porque vc não deve ter instalado os drivers proprietários dessa placa da Nvidia (o Ubuntu deve estar utilizando o Nouveau). O Ubuntu está tentando rodar o Unity e seus efeitos tudo por software, ao invés de usar os recursos da placa de vídeo. O problema não está no Ubuntu, apenas instale o driver, digite driver no painel inicial do Unity, e clique em Drivers Adicionais.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:46 »
O unity está mais pesado do que o windows 7 devias mudar para o XFCE ou KDE ou semelhante

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:48 »
O unity está mais pesado do que o windows 7 devias mudar para o XFCE ou KDE ou semelhante

Gente, não exagerem... é só instalar o driver da NVidia, q vcs perceberão a diferença.

Aqui tenho placa gráfica Intel, o Unity do 12.10 está rodando melhor do que o que tenho aqui no 12.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:53 »
O unity está mais pesado do que o windows 7 devias mudar para o XFCE ou KDE ou semelhante

Gente, não exagerem... é só instalar o driver da NVidia, q vcs perceberão a diferença.

Aqui tenho placa gráfica Intel, o Unity do 12.10 está rodando melhor do que o que tenho aqui no 12.04.

O problema do unity está sempre ligado a net

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:54 »
O unity está mais pesado do que o windows 7 devias mudar para o XFCE ou KDE ou semelhante

Gente, não exagerem... é só instalar o driver da NVidia, q vcs perceberão a diferença.

Aqui tenho placa gráfica Intel, o Unity do 12.10 está rodando melhor do que o que tenho aqui no 12.04.

O problema do unity está sempre ligado a net

Desabilite a lente da Amazon então.

Edit: Peraí, temos duas coisas diferentes aqui. Uma foi o que o andrecarvalho reportou, diz respeito a lentidão enquanto está fazendo tarefas simples, e nada tem a ver com internet (o que raios digitar no LibreOffice tem a ver com internet?), esse problema está relacionado à ausência do driver proprietário da NVidia.

Outro problema é a lentidão que o painel inicial apresenta ao se procurar programas ou documentos, isso sim é devido à lente da Amazon. Se tiver internet lenta, vai demorar para aparecer resultados da lente, é só desinstalar essa lente.

Não confundir essas duas coisas.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 17:06 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:07 »
Olá andrecarvalho,

Abra uma janela de texto, e execute o comando "top".
Depois observe se algum processo está monopolizando sua CPU, e quanto está a carga do sistema.
Observe também se sua máquina está fazendo uso de swap.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:19 »
Olá andrecarvalho,

Abra uma janela de texto, e execute o comando "top".
Depois observe se algum processo está monopolizando sua CPU, e quanto está a carga do sistema.
Observe também se sua máquina está fazendo uso de swap.

Verdade, pode ser um programa consumindo muito processamento ou memória ram. Quando usava o Gnome-Shell, ele tinha um bug de memory-leak (vazamento de memória) que fazia com que a memória ram em uso sempre aumentasse, de maneira que depois de um tempo dava para perceber que o sistema estava demorando para responder (memória ram cheia e uso excessivo de swap), e chegava ao ponto de simplesmente congelar o sistema, precisando forçar a reinicialização, e tinha que recorrer ao botão de desligar do meu note (acho q perdi uma partição por isso).

Tem que verificar também se o driver de vídeo se encontra instalado. Com lsmod dá para ver, mas não sei o nome do módulo proprietário da NVidia. zekkerj, vc sabe dizer qual é?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 18:22 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:23 »
Kra instala o Kubuntu 12.10 que ta rapidão  ;D, tbem desisti por hora do Unity por causa de uns "bugs" e por estar um pouco lerdo mesmo.

Abraços.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:29 »
Kra instala o Kubuntu 12.10 que ta rapidão  ;D, tbem desisti por hora do Unity por causa de uns "bugs" e por estar um pouco lerdo mesmo.

Abraços.

Não é possível gente, eu testei esses dias, achei mais rápido que o 12.04. Pode estar bugado pra caramba, mas lento não. Vou testar depois outra vez.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:31 »
Citação de: Sergio Benjamin
Tem que verificar também se o driver de vídeo se encontra instalado. Com lsmod dá para ver, mas não sei o nome do módulo proprietário da NVidia. zekkerj, vc sabe dizer qual é?

Não me lembro se dá pra identificar diretamente o módulo, ou como se faz. Mas pelo comando "glxinfo" dá pra saber se os módulos de "direct rendering" estão ativos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:33 »
Em tempo... lembrei que as placas NVidia podem ser configuradas com o pacote "nvidia-173" (pras placas novas) e "nvidia-96" (pras placas mais antigas).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:34 »
Kra instala o Kubuntu 12.10 que ta rapidão  ;D, tbem desisti por hora do Unity por causa de uns "bugs" e por estar um pouco lerdo mesmo.

Abraços.

Não é possível gente, eu testei esses dias, achei mais rápido que o 12.04. Pode estar bugado pra caramba, mas lento não. Vou testar depois outra vez.

Acho que e por hardware, vc deve ter um hardware mais top não?

Abraço.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux muito lendo.
« Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2012, 18:36 »
Kra instala o Kubuntu 12.10 que ta rapidão  ;D, tbem desisti por hora do Unity por causa de uns "bugs" e por estar um pouco lerdo mesmo.

Abraços.

Não é possível gente, eu testei esses dias, achei mais rápido que o 12.04. Pode estar bugado pra caramba, mas lento não. Vou testar depois outra vez.

Acho que e por hardware, vc deve ter um hardware mais top não?

Abraço.

Deve ser isso, eu tenho um Core2 Duo, com placa de vídeo onboard Intel, 4 GB de ram. Vcs devem estar tentando rodar o 12.10 em um 486, com placa SIS, 128 de ram, não é possível rsrsrs  :D
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !