Olha, quando entrei nesse forum (e so entrei depois de muito tempo usando apenas como consulta), era bem mais complicado usar o sistema do que é hoje, existiam perguntas do tipo "como montar uma partiaçao" que ja nao fazem mais sentido depois do novo aplicativo de disco do 12.10 (exemplo pontual). Naquela epoca, o nivel tecnico do usuario era maior pq um usuario comum nao conseguia usar o sistema, e com um nivel tecnico maior as perguntas eram de nivel tecnico maior, assim como as respostas. Com a facilidade crescente de uso e o numero de usuarios de baixo nivel tecnico aumentando, é normal que o forum mude de foco, e caras com problemas cascudos busquem ajuda no forum internacional.
Varias vezes eu criei topicos aqui nos quais nao obtive resposta, nao pq as pessoas nao quisessem ajudar, mas sim pq as minhas duvidas em geral sao de um nivel que ja nao cabe mais no dia a dia do forum, ai so no internacional mesmo. Por outro lado, muitas vezes vejo perguntas simples e nao respondo pq sei que serao rapidamente respondidas por qualquer usuario, entao nao preciso em preocupar com elas.
Resumindo, a mudança é natural, nao acho que seja nada critico ou problematico, acho que a moderaçao trabalha inacreditavelmente bem e nao vejo necessidade de qualquer mudança de politica pra coibir "orkutizaçao" ou "yahootizaçao" ou seja la qual for o *tizaçao no caso. Ser popular envolve isso, a popularidade diminui o nivel (tecnico, cultural, whatever...) e isso é um fenomeno natural, ja que popularizando se esta abrindo espaço ṕra pessoas que conhecem cada vez menos do assunto se envolverem na questao. Se ser popular é bom ou nao, é outra questao e nao entra no escopo da discuçao,