Autor Tópico: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?  (Lida 3837 vezes)

Offline marciopps2013

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:18 »
Instalei o ubuntu em meu computador e gostei muito, porém segui este tutorial para instalar http://www.ubuntu.com/download/help/install-ubuntu-with-windows
 e funcionou perfeitamente, mas agora quero desinstalar o Windows 7 e ficar só com o ubuntu, como faço? É aconselhável usar só ubuntu? sendo que no Brasil a maioria é windows?

O único problema que encontrei é que estou querendo instalar o Corel e Photoshop e não consigo baixar o Wine pelo gerenciador do Ubuntu, sempre da erro.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:24 »
Bom meu amigo, eu formatei meu HD por inteiro e deixei só Ubuntu.. Agora, se você vai querer questionar se usar ou não Ubuntu só porque o Windows é o mais usado, o mais bonito e o mais fácil! Fique nele..!

Eu pelo contrário usei Windows por anos..! Agora, aderi apenas ao Ubuntu e não me arrependo e não volto pra Windows..!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:25 »
Quanto ao Wine, fique atento ao WineTricks, comigo funcionou bem.. Mas é recomendável instalar programas nativos do Linux, Photoshop = Gimp ; Corel = Inskape

Offline marciopps2013

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:26 »
Para falar a verdade, gostei mais da aparencia e desempenho do ubuntu, é perfeito... minha dúvida é se posso abrir arquivos tipo criados no word e abrir no ubuntu, e esse problema que estou com o corel e photoshop, preciso deles para trabalhar, quero me livrar do windows o quanto antes

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:27 »
Bom, no caso do Formatos do Word, eu os substitui pelo LibreOffice.. Eu o considero superior ao Office da M$.. Os programas que você deseja, pode tentar por Wine..!


Offline marciopps2013

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:30 »
Valeu pessoal, vou desinstalar o windows, mas queria desinstalar sem precisar formatar, apagar só o windows, e salvar meus arquivos

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:32 »
Tente formatar a partição do Windows e depois use o Gparted para extender..

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:40 »
se voce usou o wubi pra instalar,o ubuntu fica vinculado ao windows,tornando impossível apagar só o windows e deixar o ubuntu,se não foi,é só salvar os arquivos e apagar a partição do windows,que é ntfs,como já falaram.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline marciopps2013

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:43 »
Pois é bmota esse é o problema foi instalado os dois na mesma partição, acho que vou ter q ficar com o windows, por que não tenho como fazer backp de todos meus arquivos e formatar o computador do 0

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:46 »
Como assim os dois na mesma partição..? Use o Easeus Partition Magic e redimensione o HD para instalar o Ubuntu em Dual-Boot.. Primeiro acostume-se com o Novo Sistema, depois se achar que está bem adaptado e está preparado para dizer Adeus ao Windows, faça um backup e formate a partição do Windows..

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:51 »
mano,o wubi instala o ubuntu como se fosse mais um programa no windows,criando uma partição virtual dentro da partição do windows.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wubi
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2012, 18:16 »
Se você depende do Corel e Photoshop pra trabalhar, é melhor manter o Windows mesmo. Essa empolgação de apagar o Windows e deixar só o ubuntu é normal de usuários iniciantes que gostam da aparência do sistema, mas sempre existem outros fatores em questão que o usuário não enxerga na hora, como compatibilidade de arquivos, programas que você usa e suas alternativas no linux, o costume (que não muda de uma hora pra outra). Tem que ver e analisar muita coisa antes de partir direto pro ubuntu assim, sem mais nem menos.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2012, 18:23 »
Para falar a verdade, gostei mais da aparencia e desempenho do ubuntu, é perfeito... minha dúvida é se posso abrir arquivos tipo criados no word e abrir no ubuntu, e esse problema que estou com o corel e photoshop, preciso deles para trabalhar, quero me livrar do windows o quanto antes

Se for trabalhar com o LibreOffice no lugar do M$Office, se acostume com o formato nativo do Libre, que é o ODF:

- .odt para textos
- .ods para planilhas
- .odp para apresentações (o famoso powerpoint)

Os outros tipos de formatos, como .doc, .docx, .xls, .xlsx, ppt e pptx por exemplo, até abrem no Libre, mas por serem formatos fechados não se dão muito bem com o Libre. Por tanto, atenção nos formatos dos seus documentos! Muita gente reclama que o Libre altera/distorce a configuração original do documento, mas esquecem que o Libre não é o M$ Office, e portanto não tem 100% de suporte aos formatos fechados da M$.

Quanto ao Corel Draw e Photoshop, por que não experimenta usar no lugar deles o Inkscape e Gimp, respectivamente? O Inkscape faz o mesmo papel do Corel, que é fazer desenhos vetoriais, e ainda há o LibreOffice Draw, que também faz esse tipo de desenhos. O Gimp faz imagens e efeitos como o Photoshop. Lembrando que os formatos nativos do Inkscape e do Gimp são o .svg e o .xcf, respectivamente, e no Inkscape é possível abrir arquivos do Corel Draw até a versão X4.

Vale a pena conferir antes de sair instalando esses programas pelo Wine. Se for instalar o Corel e Photoshop, aconselho usar o PlayOnLinux, ele é um programa que auxilia vc na hora de instalar programas do windows, escolhendo a versão correta do Wine.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o windows esta rodando junto com o ubuntu?
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2012, 18:56 »
[...] minha dúvida é se posso abrir arquivos tipo criados no word e abrir no ubuntu [...]

Sim. Poder pode, mas existe possibilidade de em alguns casos ocorrer erros de compatibilidade do MS Office com o LibreOffice.

[...] e esse problema que estou com o corel e photoshop, preciso deles para trabalhar [...]

Se usa o Corel Draw e Photoshop para trabalhar é altamente recomendável continuar com o Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz