Autor Tópico: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS  (Lida 4389 vezes)

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Online: 25 de MAR?O de 2013, 06:52 »
Olá

Detetei uma falha no último kernel atualizado do 12.04 LTS (32 bits). Embora não comprometa o funcionamento geral, só tem uma coisa chata: quando encerramos ele é incapaz de desligar eletricamente o computador. Temos que desligar no botão. Experimentei o kernel anterior e desliga normalmente.

Detetaram também esta falha?

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2013, 08:54 »
Se você está falando do 3.2.0-39, digo que no meu desktop está normal.

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2013, 15:30 »
Se você está falando do 3.2.0-39, digo que no meu desktop está normal.

Sim, é esse mesmo ??? 3.2.0-39-generic-pae
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2013, 15:36 por Tonux »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2013, 16:59 »
No meu notebook nada disso..! Uso o Kernel 3.5, mas entrei no Kernel 3.2.0-39 e desliga normalmente..!

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2013, 17:50 »
ola

fiz um teste no meu laptop e ele estar a desligar normalmente

seja-la o que esteja acontcendo ai deve ser um bug do bios.
ubuntu 12.04

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2013, 17:53 »
Uma coisa eu tinha percebido há um tempo..!

Quando você executa o comando ==> sudo halt, ele desliga o sistema, não o computador, ele ainda permanece ligado..!

Mas quando executa o comando ==> sudo shutdown -h now, ele é desligado completamente..!

 :-\ :-\

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #6 Online: 25 de MAR?O de 2013, 18:59 »
Uma coisa eu tinha percebido há um tempo..!

Quando você executa o comando ==> sudo halt, ele desliga o sistema, não o computador, ele ainda permanece ligado..!

Mas quando executa o comando ==> sudo shutdown -h now, ele é desligado completamente..!

 :-\ :-\
ola

verdade eu na hora de rebootar o meu laptop usava este comando mas nunca reiniciava so travava na tela de boot.
ubuntu 12.04

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #7 Online: 25 de MAR?O de 2013, 20:07 »
Uma coisa eu tinha percebido há um tempo..!

Quando você executa o comando ==> sudo halt, ele desliga o sistema, não o computador, ele ainda permanece ligado..!

Mas quando executa o comando ==> sudo shutdown -h now, ele é desligado completamente..!

 :-\ :-\

Pois, no meu ele desliga o sistema, mas não o computador. Até nova atualização vou fazer a operação de desligamento total na consola (curiosamente, com o kernel anterior ( ...-38) desliga tudo por completo). Houve qualquer coisa que não ficou bem instalada, possivelmente. Qualquer erro durante a atualização.

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2013, 14:37 »
Uma coisa eu tinha percebido há um tempo..!

Quando você executa o comando ==> sudo halt, ele desliga o sistema, não o computador, ele ainda permanece ligado..!

Mas quando executa o comando ==> sudo shutdown -h now, ele é desligado completamente..!

 :-\ :-\

Infelizmente também não dá assim. Ao desligar, ele dá a ordem de shutdown, mas depois volta atrás para desligar o swap e acaba com 'halt' somente. Estranho ???

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2013, 16:49 »
Segundo o site kernel.org, a última versão estável da série 3.2 do kerl Linux é a 3.2.42 (lançada em 27.03.2013), porém até agora só está disponível de forma nativa nos repositórios do Ubuntu 12.04 a versão 3.2.39 (lançada há mais de 1 mês).

Existe alguma previsão de atualização desta versão do kernel nos repositórios? Já fazia algum tempo que não via uma diferença tão grande entre a versão disponível nativamente nos repos da distro e a última versão estável lançada oficialmente pelo kernel.org.

PS: Sugiro ao companheiro que criou o tópico atualizar para uma das últimas versões, as quais podem ser obtidas aqui, para verificar se o problema persiste.
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2013, 16:53 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #10 Online: 29 de MAR?O de 2013, 17:21 »
Segundo o site kernel.org, a última versão estável da série 3.2 do kerl Linux é a 3.2.42 (lançada em 27.03.2013), porém até agora só está disponível de forma nativa nos repositórios do Ubuntu 12.04 a versão 3.2.39 (lançada há mais de 1 mês).

Existe alguma previsão de atualização desta versão do kernel nos repositórios? Já fazia algum tempo que não via uma diferença tão grande entre a versão disponível nativamente nos repos da distro e a última versão estável lançada oficialmente pelo kernel.org.

PS: Sugiro ao companheiro que criou o tópico atualizar para uma das últimas versões, as quais podem ser obtidas aqui, para verificar se o problema persiste.

Se tiver com muita pressa, é só liberar o repositório precise-proposed, vá nas Configurações do Gerenciador de atualizações, vá na aba Atualizações e marque a opção Atualizações de pré-lançamento (precise-proposed). Aí é só fechar a janela, clique no botão Verificar e espere atualizar o banco de dados, vc vai notar depois que o kernel mais recente vai estar lá para ser atualizado.

Evite ficar instalando kernel manualmente, principalmente sem os patchs da Canonical (esses do kernel.org). Na hora de pedir suporte aqui no fórum por conta de problemas nesses kerneis fica mais difícil.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #11 Online: 29 de MAR?O de 2013, 19:34 »
Segundo o site kernel.org, a última versão estável da série 3.2 do kerl Linux é a 3.2.42 (lançada em 27.03.2013), porém até agora só está disponível de forma nativa nos repositórios do Ubuntu 12.04 a versão 3.2.39 (lançada há mais de 1 mês).

Existe alguma previsão de atualização desta versão do kernel nos repositórios? Já fazia algum tempo que não via uma diferença tão grande entre a versão disponível nativamente nos repos da distro e a última versão estável lançada oficialmente pelo kernel.org.

PS: Sugiro ao companheiro que criou o tópico atualizar para uma das últimas versões, as quais podem ser obtidas aqui, para verificar se o problema persiste.

Se tiver com muita pressa, é só liberar o repositório precise-proposed, vá nas Configurações do Gerenciador de atualizações, vá na aba Atualizações e marque a opção Atualizações de pré-lançamento (precise-proposed). Aí é só fechar a janela, clique no botão Verificar e espere atualizar o banco de dados, vc vai notar depois que o kernel mais recente vai estar lá para ser atualizado.

Evite ficar instalando kernel manualmente, principalmente sem os patchs da Canonical (esses do kernel.org). Na hora de pedir suporte aqui no fórum por conta de problemas nesses kerneis fica mais difícil.

Ok. Obrigado pelas informações.

Em relação a instalação manual do kernel, o link que indiquei anteriormente é para as versões do kernel ubuntu, não para as versões do kernel disponibilizadas no kernel.org.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2013, 15:52 »
Experimentei num computador de 64 bits esta versão do kernel e funciona bem.

O chato é que o meu computador é de 32 bits >:( (velhinho mesmo 8))

Prefiro, mesmo assim e para já, esperar uma nova atualização do kernel em vez de o instalar aparte, ao contrário do que referiu o hugoleal85 ao qual agradeço a ajuda e fica o registo no caso da próxima atualização não resolver.

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2013, 17:28 »
Mais uma atualização e mais uma falha no encerramento. Não sei o que dizer.

Eis uma imagem do que se passa quando mando encerrar:

 http://img703.imageshack.us/img703/6258/193227.jpg Imagem maior que a permitida(40kb), editada.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 18:02 por Ioca100 »

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Falha na última atualização do kernel do 12.04 LTS
« Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2013, 17:43 »
ola

a mensagem de system halted a normal quando quando o sistema esta desligando

mas no teu caso provavelemente e uma falha classica de acpi tente dar uma olhada nas configuraçoes do grub

e coloque acpi=off.
ubuntu 12.04