Autor Tópico: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx  (Lida 10665 vezes)

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Online: 26 de Abril de 2013, 14:16 »
pessoal mais uma vez me aventurei em instalar os drives amd e fiquei com low grafic... desinstalei tudo só que agora estou sem os menus e sem o dash... so aparecee os icones do desktop... ja tentei unity -- reset.. alguem ajuda ai... alias alguem ja conseguiu fazer os drives amd funcionar no ubuntu 13.04?
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 15:15 »
Parece o mesmo problema que eu tive. Falta de suporte na atualização de drivers por parte dos fabricantes para dispositivos (não) antigos.

Veja se isso resolve:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101036.msg556661.html#msg556661


Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 15:34 »
Eu tinha visto uma vez no AskUbuntu um tutorial que ensinava como desabilitar o Jockey (programa que sugere drivers proprietários), no caso de o driver padrão funcionar corretamente e o proprietário não. Vou ver se consigo o link e já posto aqui.

----------------------------

Achei: http://askubuntu.com/questions/198115/how-to-disable-the-notification-for-additional-driver
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 15:36 por Eliseu Carvalho »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 15:49 »
Fui fazer o que citei acima no Ubuntu 13.04 e não funcionou. Até tem a barra da janela, mas a dash, lançador e barra superior foram pro saco de vez.

O pior é que esse problema é conhecido a muito tempo, e a Canonical continua com essa porquice de manter drivers que prejudicam o uso do sistema acessíveis aos usuários. Pra mim não ter dor de cabeça com o Ubuntu é milagre. Lá vou eu ter que usar Windows novamente por culpa da porquice da Canonical.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 16:12 por NBPX »

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2013, 16:57 »
tenho aqui também o ubuntu 12.04 e o driver proprietario funciona perfeitamente... se o problema é por conta da amd pq no 12.04 funciona? ou seja, a canonical que atualiza o ubuntu sem atentar para esse fato... agora pergunto, quem errou? a canonical ou a amd?... mas to na luta, se mais alguem tiver sugestoes, tamos ai pra arriscar.
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2013, 17:08 »
aqui consegui uma soluçao paleativa... instalei o gnome-shell, reiniciei a sessao e o gnome shell funciona de boa
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2013, 17:12 »
tenho aqui também o ubuntu 12.04 e o driver proprietario funciona perfeitamente... se o problema é por conta da amd pq no 12.04 funciona? ou seja, a canonical que atualiza o ubuntu sem atentar para esse fato... agora pergunto, quem errou? a canonical ou a amd?... mas to na luta, se mais alguem tiver sugestoes, tamos ai pra arriscar.

Evidente que a AMD está errada por não dar suporte decente aos seus produtos, mas isso não tira a culpa da Canonical de distribuir os drivers indiscriminadamente, sem tomar o cuidado de não enviar as atualizações para sistemas que não os suportam corretamente.

Os problemas com alguns modelos de chips gráficos são amplamente conhecidos e a Canonical deveria tomar uma iniciativa para proteger os usuários.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 17:14 por NBPX »

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2013, 00:41 »
Passo a passo completo que realizei para resolver os problemas no Ubuntu 13.04:

1. Reinstalando o driver do x.org (testado para driver ATI/AMD):

- Abra o terminal (Ctrl+Alt+T)
- Digite no terminal gnome-control-center para abrir a janela de Configurações do Sistema
- Em Configurações do Sistema entre em Programas e Atualizações
- Em Programas e atualizações clique na aba "Drivers adicionais"
- Na aba Drivers adicionais marque "X.Org X Server" (Ou algo assim).
- Feche a janela.
- Para reiniciar o sistema de modo a aplicar as alterações digite no terminal "sudo reboot"

2. Reativando o Ubuntu Unity Plugin:

- Abra o terminal (Ctrl+Alt+T)
- Digite Software-Center para abrir a janela da Central de Programas do Ubuntu
- Na Central de Programas do Ubuntu procure por "Gerenciador de Configurações do Compiz Config" e instale-o
- Feche a Central de Programas do Ubuntu
- No terminal digite ccsm para abrir a janela do Gerenciador de Configurações do Compiz Config
- (ATENÇÃO: Use este aplicativo com muito cuidado porque pode ferrar de vez o sistema se mal usado) No Gerenciador de Configurações do Compiz clique em "Ubuntu Unity Plugin"
- Clique em "Habilita Ubuntu Unity Plugin"
- Ele vai pedir para confirmar uns baguio meio loko lá.
- Agora, você deve ter a Unity de volta. No meu caso travou e tive que reiniciar o sistema e fazer tudo novamente. Mas fá funfando agora.
- Se for necessário reiniciar o sistema digite no terminal sudo reboot


Ps.: Eu sou muito ninja!  8)
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 11:01 por NBPX »

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 00:51 »
alguem sabe se existe alguma distribuiçao linux atualizada que esteja suportando bem os drives amd? nao tenho como trocar a placa amd pois uso notebook, mas posso garimpar alguma distro que de mais atençao a esses detalhes... obrigado!     obs minha placa é uma radeon 7650,,
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: ubuntu 13.04 sem dash e menu depois de instalar fglrx
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2013, 06:07 »
Amigo, o meu desktop com 12.04.2 e Kernel 3.5 funciona tranquilo a ATI HD4550.

Tem um tópico aqui de um grande amigo, que ensina como instalar os drivers legacy com a versão adequada do Xorg.

Veja.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html