Pelo que sei o Akonado já vem ativado por padrão. Tanto é assim que eu fiz a alteração no meu Mint 13 KDE, o qual está utilizando a versão original do ambiente (4.8.5), e a pasta estava lá.
Observe que a pasta .config é uma pasta oculta do sistema, talvez por isso não a tenha achado (é preciso ativar a exibição de pastas ocultas no Dolphin). Acredito que foi isso que ocorreu.
Abre o monitor de sistema e veja se entre os processos ativos não há alguns identificados como Akonadi.
Então, eu usei a linha de comando para encontrar o tal arquivo. A pasta akonadi dentro da pasta .config existe, mas está vazia. Mas agora, como você falou da versão do Mint (13), talvez explique o motivo de não ter nada.
Qual a versão do KDE que você usa no Mint 13?
Eu uso a versão 4.10.5 no Kubuntu 13.04, que seria equivalente ao Mint 15. Não tem o referido arquivo dentro da pasta akonadi. E o meu Akonadi está desabilitado por padrão. Tanto é assim que a primeira vez que eu o chamei ele avisou que o serviço estava desligado.
Quanto a dica do Creto, dá diferença mesmo. Vou alterar o tuto com sua dica Creto, obrigado. Agora achei interessante que após desligar o efeito borrar, ele desligou o tapping do meu Touchpad no Netbook. Tive que reconfigurar o mesmo.
Hugo, vou fazer alguns testes para ter certeza. Vou pegar Live-Pendrives do Kubuntu 12.04, 12.10 e 13.04 e verificar se a tal pasta é criada em outras versões do KDE.