Autor Tópico: Dual Boot  (Lida 2167 vezes)

Offline gdguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dual Boot
« Online: 29 de Abril de 2013, 22:37 »
Prezados!

  Sou usuário do ubuntu, porém, existe um programa que preciso utilizar na minha empresa que não roda pelo wine, então precisei instalar o win. Havia um windows vista velho com licença então optei por este, para fazer dual boot com meu ubuntu 12.04. Como iria fazer esta operação optei por formatar o pc, e instalei primeiro o vista e depois o ubuntu. Instalei o vista numa pequena partição de 20 Gb, e depois o ubuntu em outra partição maior. Porém, não tinha visto, mas o vista criou se Loader na partição maior, que eu viria a instalar o ubuntu e acabei apagando este Vista loader. Agora não aparece a opção de dual boot, entra direto no ubuntu. Existe alguma forma de reverter este Vista loader, ou precisaria reinstalar o vista?

obrigado, e espero ter inserido meu tópico no lugar certo dentro do forum!!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2013, 00:41 »
Amigo, recupere a "mbr" do Window$, entre com o DVD de instalação do Window$, e use a opção de reparar a inicialização, e entre nós, se vai usar Window$, ou o XP ou o 7, Vista é uma m e r d a.

Depois que recuperar a "mbr" do Window$, recupere o Grub2 do Ubuntu.

Dê uma pesquisada, vai encontrar bastante material aqui no Fórum. Boa sorte e bem-vindo ao fórum.

Offline gdguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2013, 16:21 »
Cara, eu tentei, masss, não deu certo! deu erro no reparo, e acabou que quebrou com o grub, dai eu recuperei pelo ubuntu e o ubuntu voltou a funcionar, porém, o vista, ainda não. Eu só coloquei o vista, pq eu tinha ele original!!!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 16:37 »
Entre com o DVD do Vista, e abra o Prompt de Comando e execute "bootrec /FixMbr"

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 20:51 »
Instala esse rWindow$ numa máquina virtual! Melhor que quebrar a cabeça com boot e reiniciar sempre que precisar usar o rWin...

Offline gdguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2013, 11:16 »
eu pensei nisso, vc sabe se é dificil fazer em máquina virtual??
se eu fizer isso, eu posso quebrar a partição que eu havia feito para o windows, certo? isso eu consigo fazer direto no ubuntu? ou tenho q usar o cd de instalação e o gparted?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2013, 11:36 »
eu pensei nisso, vc sabe se é dificil fazer em máquina virtual??
se eu fizer isso, eu posso quebrar a partição que eu havia feito para o windows, certo? isso eu consigo fazer direto no ubuntu? ou tenho q usar o cd de instalação e o gparted?


Máquina virtual é a coisa mais fácil do mundo. Instale o VirtualBox pela Central de Programas, abra ele, clique em "New" ou "Novo" para criar uma nova configuração de máquina virtual (você vai estar criando um "computador" dentro do VirtualBox, com direito à placa de vídeo, som, rede, discos e etc). Você poderá escolher a quantidade de Ram para essa máquina virtual, se você tiver de 2 à 4 GB de ram no seu computador, pode separar 1 GB de ram no VirtualBox. No meio da criação dessa máquina virtual, será criado também um disco (HD) virtual, escolha o tamanho dele (para o windows acho que 20 ou 30 GB está de bom tamanho), vá clicando em OK, depois vai fechar essa janela e você volta para a janela de criação de máquina virtual, clique em OK e pronto, seu computador virtual está criado! Vá em configurações, é preciso refinar ainda algumas configurações, como memória de vídeo (64 MB está de bom tamanho).

Depois, ligue essa máquina virtual, esteja com o CD do Vista já no seu computador, o VirtualBox vai perguntar se não há um CD/DVD para dar boot nele, escolha o do driver do seu computador (samsung, hp, sei lá qual seja o driver de DVD que está aí). Após isso, o processo de instalação do rWindows Vista ocorrerá igual à uma máquina de verdade.

Só passe a configuração aí de seu computador, dependendo de quanto de RAM e o seu processador, não é possível usar VirtualBox. Recomendável que você tenha de 2 à 4 GB de RAM, e um processador Core 2 Duo para cima (eu tenho esse processador, e roda bem aqui).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando for instalar o windows com o ubuntu, não precisa apagar a versão anterior do ubuntu do disco. Separe uma partição para o windows, de preferência o começo do HD (lado esquerdo lá no Gparted), se o ubuntu ou outra distro estiver ocupando todo o disco ou o começo dela, é possível modificar seu HD com a ajuda do Gparted de modo que você consiga editar as partições e alterar seu tamanho e mover elas para um lado ou outro. Quando estiver instalando o windows, ele enxergará somente uma partição, que é a que está vazia (lembre-se de criar apenas 1 partição vazia no começo do HD, é só isso!), e ele tratará de criar uma partição para o boot dele (que geralmente ocupa 100 MB). Depois a instalação do windows, pegue um CD/DVD do Ubuntu, faça boot por ele, e recupere o Grub (aqui no fórum o que não falta é informação para isso). Desse modo você não precisa ficar instalando o Ubuntu sem necessidade.

Só um detalhe à ficar atento é a quantidade de partições que o seu HD já tem, o máximo de partições primárias permitidas é 4, se o Ubuntu estiver ocupando 3 não sei como o windows fará para criar a partição de boot que normalmente ele cria. Na instalação do Linux, sempre dê preferência em usar partições lógicas, pois o número máximo de partições para esse tipo é bem maior.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2013, 13:20 »
Quando estiver instalando o windows, ele enxergará somente uma partição, que é a que está vazia (lembre-se de criar apenas 1 partição vazia no começo do HD, é só isso!), e ele tratará de criar uma partição para o boot dele (que geralmente ocupa 100 MB). Depois a instalação do windows, pegue um CD/DVD do Ubuntu, faça boot por ele, e recupere o Grub (aqui no fórum o que não falta é informação para isso). Desse modo você não precisa ficar instalando o Ubuntu sem necessidade.

Sérgio, com os "problemas" dos novos rWindow$ (UEFI), isso funcionaria assim de boa?

Offline gdguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2013, 15:24 »
Obrigado pelas Dicas!! vou tentar fazer isso!!!!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2013, 15:43 »
Brother, olha só, acho que a melhor opção é reinstalar o Windows (acho que só seria fácil recuperar esse boot se você tivesse feito um disco de recuperação). Apague o vista e crie uma partição ntfs para ele usando o gparted no Ubuntu assim o instalador do windows não vai criar uma partição separada de boot, vai ficar tudo junto. O windows vai apagar o grub, beleza? Então depois de instalar o windows siga uma das opções de recuperação do grub do tutorial a seguir:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/?topic=14614.0

Maquina virtual pelo virtualbox tem o desempenho muito baixo. Se decidir seguir por essa opção recomendo o VMware e não o virtualbox (mesmo assim o desempenho é bem inferior a uma instalação normal, mas é melhorzinho). Tem vários tutorias sobre os dois (VMware ou virtualbox) na internet. Particularmente acho que o dual boot é a melhor opção, é simples.
« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 15:50 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2013, 16:43 »
Quando estiver instalando o windows, ele enxergará somente uma partição, que é a que está vazia (lembre-se de criar apenas 1 partição vazia no começo do HD, é só isso!), e ele tratará de criar uma partição para o boot dele (que geralmente ocupa 100 MB). Depois a instalação do windows, pegue um CD/DVD do Ubuntu, faça boot por ele, e recupere o Grub (aqui no fórum o que não falta é informação para isso). Desse modo você não precisa ficar instalando o Ubuntu sem necessidade.

Sérgio, com os "problemas" dos novos rWindow$ (UEFI), isso funcionaria assim de boa?

Sinceramente, não sei. Não tenho experiência na instalação de windows 8 ainda. Do 7 para baixo eu sei que funciona.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2013, 12:21 »
Quando estiver instalando o windows, ele enxergará somente uma partição, que é a que está vazia (lembre-se de criar apenas 1 partição vazia no começo do HD, é só isso!), e ele tratará de criar uma partição para o boot dele (que geralmente ocupa 100 MB). Depois a instalação do windows, pegue um CD/DVD do Ubuntu, faça boot por ele, e recupere o Grub (aqui no fórum o que não falta é informação para isso). Desse modo você não precisa ficar instalando o Ubuntu sem necessidade.

Sérgio, com os "problemas" dos novos rWindow$ (UEFI), isso funcionaria assim de boa?

Sinceramente, não sei. Não tenho experiência na instalação de windows 8 ainda. Do 7 para baixo eu sei que funciona.

Por experiência sei que no Win7 e 8 se você criar uma partição (só uma), correr o disco de instalação do windows e selecionar essa partição unica para a instalação, ele não criará uma partição de boot separada, colocará o boot na mesma partição da instalação. Pode parecer menos seguro, mas eu prefiro assim. Agora se você criar duas partições ntfs, ele vai usar a que estiver livre pra deixar o boot separado da partição do sistema. Já no caso de deixar uma partição sem formato, ele vai criar uma partição para o Boot como você colocou Sérgio Benjamim. Simples assim. Instalação do 7 e do 8 é a mesma coisa, não muda nada, praticamente. Eu já não sei no Vista, nunca instalei ele...

Obs.: recomendo sempre que após a instalação o usuário crie um cd de recuperação para o caso de eventualmente perder o boot, é mais seguro conseguir recuperar o boot com ele do que com o cd de instalação. Windows não é Linux... é mais difícil recuperar o boot ás vezes. Já vi casos de o cd de instalação dizer que a versão do sistema é diferente só pelo fato de estar com o idioma alterado, mesmo sendo o cd que foi usado para instalação.

« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 12:23 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline gdguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dual Boot
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2013, 22:47 »
Galera! muito obrigado pela ajuda! deu tudo certo, reinstalei o vista e refiz o grub, deu tudo certo e ta tudo em ordem!

muito obrigado a todos!


abraço