Autor Tópico: Personalização de Icones  (Lida 3189 vezes)

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Personalização de Icones
« Online: 20 de Maio de 2013, 14:49 »
Pesquisei na net e no fórum, mas não achei o caso específico.
Bom no windows xp/7 tem como personalizar um ícone de uma pasta qualquer e torna-lo permanente, ou seja, caso você tenha duas partições, e/ou mais hds, você pode personalizar um ícone para determinada pasta, quando você formatar o sistema, nesta partição que fica separada, os ícones permanecerão e o sistema, no caso o windows, vai lê-los de novo. Dentro de cada pasta do windows tem um arquivo oculto chamado Desktop.ini, por este arquivo que personalizamos o ícone, tipo, numa partição eu tenho um diretório, no caso do windows assim: F:\músicas\Rock\Legião, nesta última pasta chamada Legião eu configuro meu Desktop.ini assim:

[.ShellClassInfo]
IconFile=Legião.ico
IconIndex=0
InfoTip=Acervo Legião!

onde IconFile seria o nome do arquivo de ícone, e InfoTip seria a frase que, ao passar o mouse sobre a pasta, apareceria.

Bom este esquema seria possível no Linux independente da distro, ou do ambiente gráfico?
Tipo que futuramente pudesse atualizar e/ou formatar, e deixasse essas configurações ilesas, já que seriam em outras partições.
Grato, não sabia em que assunto postar.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2013, 21:02 »
Pra melhor explicar o que estou procurando:

No Explorer em propriedades tem a opção de personalizar, no Nautilus não encontrei tal opção.

Aqui um exemplo de personalização segundo o nome da pasta.

E aqui mais um exemplo todas seis temporadas de Lost são pastas com os episódios com os ícones personalizados.

Não sei se existe tal opção no Linux/Ubuntu, caso não exista seria uma boa fazer um gerenciador de arquivos com esse diferencial.
Pois assim não precisamos personalizar toda vez que modificarmos, ou formatarmos, nosso sistema, fica configurado pra sempre.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Teeckot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2013, 22:35 »
Nunca liguei muito para os ícones da pasta, mas se você consegue alterar eles no seu sistema linux atual, possivelmente essas alterações ficam gravadas no arquivo de configuração do seu gerenciador de arquivos, o caso então seria fazer um backup desses arquivos e restaurá-los na nova instalação que tudo ficaria como estava antes.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2013, 23:06 »
Nunca liguei muito para os ícones da pasta, mas se você consegue alterar eles no seu sistema linux atual, possivelmente essas alterações ficam gravadas no arquivo de configuração do seu gerenciador de arquivos, o caso então seria fazer um backup desses arquivos e restaurá-los na nova instalação que tudo ficaria como estava antes.


Teeckot esse é o problema eu não estou conseguindo no sistema Linux mudar, as imagem acima são do windows.
Aproveitando o ensejo, estou pesquisando, acho que os termos do linux são um pouco diferentes, ou seja, penso que seria os emblemas,mas o nautilus não tem mais a opção e estou tentando encontrar uma maneira.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2013, 23:27 »
Bom consegui personalizar o ícone a partir deste tópico
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,11369.0.html

a pergunta agora é onde fica o arquivo que grava essa configuração?
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2013, 23:41 »
Para personalizar um ícone no Linux super fácil...
Clique no arquivo ou pasta desejada com o botão direito do mouse, clique em propriedades, depois clique no ícone do arquivo e pronto, selecione o ícone desejado.
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, 23:57 por Renan Rischiotto »

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2013, 22:23 »
Aprendi a personalizar os ícones, porém não era a forma que queria, ou seja, o Nautilus configura para o usuário X, mas quando o usuário Y acessa não tem os mesmos ícones.
Um exemplo, caso fosse um servidor e eu acesso determinada pasta com um ícone personalizado, um outro usuário que acesse veria o mesmo ícone, ainda se eu uso o Nautilus como gerenciador acessando essa pasta, e outro usando outro gerenciador acessa essa mesma pasta e nos ambos gerenciadores apareceria o mesmo ícone.

Não sei se me fiz entender. Talvez é muito específico.
Ainda no windows tem só um gerenciador de arquivos, e por tanto mais fácil de fazer isso.
Com tudo, isso não é um problema, mas se tiver como por um arquivo que personalize a pasta, tipo o gerenciador iria ler que tem que colocar o ícone x, etc.
Como falei anteriormente com o desktop.ini, presente em todas as pastas do windows.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Personalização de Icones
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2013, 08:32 »
Olá Carlos, bom dia!

E eu vou um pouco mais além na sua dúvida: Eu tinha ícones personalizados (personalizados mesmo, feitos por mim no programa do win, o Microangelo ( http://www.microangelo.us/ ): um ícone para arquivos .txt, outro para .mp3, outro para .avi etc... etc...

Contudo, no Ubuntu, eu só consigo instalar temas de ícones e não mudar um ícone de um tipo específico de extensão.

Enfim, sei que é apenas estética (embora eu conseguia reconhecer meus arquivos a kilometros de distância rrsss), mas alguém sabe como fazer isso também?

Att,