Autor Tópico: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!  (Lida 6693 vezes)

Offline Ph.X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Online: 17 de Setembro de 2006, 10:53 »
Pessoal, não sou usuário muito assíduo do fórum, mas tava aqui futucando no meu FF pra mudar uma senha de um site e descobri uma falha terrível: o Firefox mostra abertamente todas as senhas salvas por ele. Isso pode não ser perigoso pra quem tem um computador exclusivo. Mas toda vez que você deixar alguém mexendo no seu computador, se o sujeito estiver mal intencionado ele pode tranqüilamente ver todas as suas senhas lá.
Dêem só uma olhada:
Vão em Editar > Preferências > Privacidade > Senhas > Organizar senhas, aí cliquem lá no "Exibir senhas" e voilá, suas senhas exibidas pra quem quiser ver.
Vocês não acham que é isso é uma grande falha dos desenvolvedores?

Pra evitar este incômodo só há três maneiras:
1- Não salvar as senhas
2- Criar uma senha mestra, que precisará ser digitada a cada nova sessão do Firefox
3- Não deixar ninguém usar seu computador, ou só deixar sob sua supervisão

E aí, pessoal, o que vocês acham disso? É perigoso ou não?

Offline Ephram

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2006, 12:49 »
Poutz! Taí uma coisa que eu não sabia. Mas no meu caso somente eu uso o Linux aqui, então não terei com que me preocupar muito. Mas pra quem usa Firefox num computador público isso pode ser uma dor de cabeça  :o

4d4c47

  • Visitante
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2006, 13:31 »
E o pior o que esse erro já foi relatado (a 1 ano atrás) inumeras vezes no site do mozilla e até hoje nenhuma correção. :P

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2006, 14:31 »
Meus caros,
qualquer programa que guarde as senhas sem pedir uma senha mestra tem que obrigatoriamente deixar as passwords em texto ou num qualquer algortimo que pode ser revertido.

Não tem como um programa "esconder" ou encriptar as suas senhas sem utilizar uma palavra mestre para encriptar os dados.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2006, 15:36 »
Creio que isso foi resolvido aqui no Firefox Bon Echo Beta 2, pois não há nem mesmo a opção para organizar senhas.

Offline Ph.X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:12 »
O problema pra mim não é nem ter ou não encriptação, mas o tal botão "Exibir senhas". Isso é o maior problema. Imagina só, você desavisado desse problema, chega um lammer na sua casa pede pra olhar o email rapidinho, e enquanto você vai pegar água o desgraçado vai e descobre as suas senhas. Agora que eu já sei vou colocar a senha mestra mesmo, é o único jeito. Mas espero que a próxima versão do FF corrija esse problema.

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:16 »
O problema pra mim não é nem ter ou não encriptação, mas o tal botão "Exibir senhas". Isso é o maior problema. Imagina só, você desavisado desse problema, chega um lammer na sua casa pede pra olhar o email rapidinho, e enquanto você vai pegar água o desgraçado vai e descobre as suas senhas. Agora que eu já sei vou colocar a senha mestra mesmo, é o único jeito. Mas espero que a próxima versão do FF corrija esse problema.

Como eu acabei de dizer, a nova versão do Firefox que eu uso aqui no Edgy já corrigiu esse problema.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:40 »
No meu caso prefiro não armazenar as senhas, por sinal já faço isto há muito tempo.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 19:47 por Intruder_A6 »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2006, 19:45 »
Citar
O problema pra mim não é nem ter ou não encriptação, mas o tal botão "Exibir senhas". Isso é o maior problema. Imagina só, você desavisado desse problema, chega um lammer na sua casa pede pra olhar o email rapidinho, e enquanto você vai pegar água o desgraçado vai e descobre as suas senhas. Agora que eu já sei vou colocar a senha mestra mesmo, é o único jeito. Mas espero que a próxima versão do FF corrija esse problema.
Mesmo que não tivesse o botãol certamente já alguem teria criado um "Firefox crack" que mostraria as passwords, a questão não é do botão é do sistema mesmo. Passwords gravads só com senha mestra.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:32 »
eu não utilizo esse recurso de autocompletar.
é so desabilitar la e pronto nada será gravado.

como aqui as pessoas utilizam meu computador,mesmo que não olhe as senhas. entram nos sites com meu login que é uma coisa que não me agrada nada.

t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2006, 23:25 »
O problema pra mim não é nem ter ou não encriptação, mas o tal botão "Exibir senhas". Isso é o maior problema. Imagina só, você desavisado desse problema, chega um lammer na sua casa pede pra olhar o email rapidinho, e enquanto você vai pegar água o desgraçado vai e descobre as suas senhas. Agora que eu já sei vou colocar a senha mestra mesmo, é o único jeito. Mas espero que a próxima versão do FF corrija esse problema.

Como eu acabei de dizer, a nova versão do Firefox que eu uso aqui no Edgy já corrigiu esse problema.

Sinto te informar, mas não está corrigido pois eu tenho a última versão também do Edgy e o problema só trcou de lugar, olhe em Security e verá.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:02 »
Todo cuidado é pouco.
A princípio todos os programas similares guardam senhas em algum local onde pode-se resgata-las
de uma maneira ou de outra.
O uso de uma senha mestra se faz necessário mesmo que seu micro seja para uso próprio.
Já pensou quando levar o micro numa oficina para conserto?
A opção 'Limpar dados pessoais ao sair do Firefox' também deve ser lembrada e usada como regra
principalmente em computadores publicos.
Editar -> Preferencias -> Senhas -> Configurações -> Limpar dados pessoais
Não se esquecendo de por um x em - { x } Nomes de usuário e senhas
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 00:22 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline kadumiguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2006, 01:04 »
O Thunderbird também da para ver as senhas das contas, da mesma forma que o firefox.
Qual será o criterio para deixar isso assim?

Offline Fat Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 166
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #13 Online: 26 de MAR?O de 2010, 19:36 »
Tomara que isso ainda não tenha acabado pois esqueci a senha de alguns sites e tenhos salvo no firefox em casa entro de boa mas nos outros locais ja era num lembro nem a pau.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: CUIDADO! Firefox mostra suas senhas salvas!
« Resposta #14 Online: 27 de MAR?O de 2010, 00:08 »
É um problema, mas nesses casos de emprestar para outra pessoa "só dar uma olhadinha nos e-mails" o mais seguro mesmo é abrir uma sessão de convidado, no GNOME ela está no mesmo menu de desligamento do sistema.

O sistema cria uma sessão temporária sem privilégio algum, protegendo seus arquivos, configurações, histórico do navegador, etc.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740