Autor Tópico: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04 (resolvido)  (Lida 6060 vezes)

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04 (resolvido)
« Online: 05 de Junho de 2013, 15:04 »
Tive curiosidades de utilizar o tor - vidália pra ver se realemente muda o IP, só que não conseguir obter êxito.
Quem aí usa e como proceder para que ele fique 100% funcional?
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 12:58 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2013, 15:07 »
Tive curiosidades de utilizar o tor - vidália pra ver se realemente muda o IP, só que não conseguir obter êxito.
Quem aí usa e como proceder para que ele fique 100% funcional?

Cara... Quer um conselho? Não faça isso. Sua vida vai virar de pernas pro ar. O TOR sozinho não garante segurança nenhuma.
Se quer mesmo se aventurar na deep web sem correr riscos, use o TAILS, uma distribuição Linux baseada em Debian já configurada pra isso. Funciona direto, sem precisar de instalação - a mesma coisa que um Live CD do Ubuntu, digamos assim. E pra garantir a "total segurança" mesmo (não sei se posso chamar isso de "total segurança", mas enfim...), use o TAILS num PC sem HD e nenhuma outra unidade de armazenamento ligada (tais como pen drive, SD etc.), justamente pra garantir que nada será registrado.
Mas de preferência fique longe da deep web. Isso pode dar muita dor de cabeça.
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 15:13 por Eliseu Carvalho »

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2013, 15:17 »
Não quero entrar na Deep Web, quero apenas que alguns colegas que tenho por aqui não fique brincando de tentar invadir meu note, pois sei que o tor configurado, engana mesmo. não tem como eles acertarem.
Confio na segurança do Ubuntu, mas quero usar para não correr risco nenhum com esses amigos da onça.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2013, 16:21 »
Tive curiosidades de utilizar o tor - vidália pra ver se realemente muda o IP, só que não conseguir obter êxito.
Quem aí usa e como proceder para que ele fique 100% funcional?

Cara... Quer um conselho? Não faça isso. Sua vida vai virar de pernas pro ar. O TOR sozinho não garante segurança nenhuma.
Se quer mesmo se aventurar na deep web sem correr riscos, use o TAILS, uma distribuição Linux baseada em Debian já configurada pra isso. Funciona direto, sem precisar de instalação - a mesma coisa que um Live CD do Ubuntu, digamos assim. E pra garantir a "total segurança" mesmo (não sei se posso chamar isso de "total segurança", mas enfim...), use o TAILS num PC sem HD e nenhuma outra unidade de armazenamento ligada (tais como pen drive, SD etc.), justamente pra garantir que nada será registrado.
Mas de preferência fique longe da deep web. Isso pode dar muita dor de cabeça.

Nossa uso o tor a anos, e ainda por cima tanto no windows quanto no gnu/linux e tô de boa. Inclusive era bem ativo no fórum caravana Brasil, se olhar o avatar lá vai saber quem sou, já que não uso o mesmo nick.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2013, 16:29 »
uso o tor a anos, e ainda por cima tanto no windows quanto no gnu/linux e tô de boa. Inclusive era bem ativo no fórum caravana Brasil, se olhar o avatar lá vai saber quem sou, já que não uso o mesmo nick.

Depende da intenção de quem vai. Se a pessoa sabe o que está fazendo, sabe onde ir, e se tem um bom conhecimento de Informática, não há problema algum. As coisas acontecem com os curiosos de plantão que saem clicando em tudo. Tem um artigo no blog Isso é Bizarro que fala sobre coisas escandalosas encontradas na deep web (não vou postar o link aqui porque é deveras forte e algumas imagens vão contra as regras do fórum, então, procurem por conta própria).

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2013, 16:33 »
uso o tor a anos, e ainda por cima tanto no windows quanto no gnu/linux e tô de boa. Inclusive era bem ativo no fórum caravana Brasil, se olhar o avatar lá vai saber quem sou, já que não uso o mesmo nick.

Depende da intenção de quem vai. Se a pessoa sabe o que está fazendo, sabe onde ir, e se tem um bom conhecimento de Informática, não há problema algum. As coisas acontecem com os curiosos de plantão que saem clicando em tudo. Tem um artigo no blog Isso é Bizarro que fala sobre coisas escandalosas encontradas na deep web (não vou postar o link aqui porque é deveras forte e algumas imagens vão contra as regras do fórum, então, procurem por conta própria).

Ali é de boa, claro que tem a podridão, mais a surface também tem.

Navego lá há a cerca de 5 anos. Mais lá tem ótimos fóruns de tecnologia e tem também as mais diversas bibliotecas de estudo. Por lá já aprendi muita coisa mesmo, atualmente leio artigos de contabilidade internacional com arquivos hospedados por uma universidade inglesa.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2013, 10:45 »
Não quero entrar na Deep Web, quero apenas que alguns colegas que tenho por aqui não fique brincando de tentar invadir meu note, pois sei que o tor configurado, engana mesmo. não tem como eles acertarem.
Confio na segurança do Ubuntu, mas quero usar para não correr risco nenhum com esses amigos da onça.

Para evitar invasão, o firewall bem configurado já não suficiente? A meu ver o TOR é para outra finalidade.

Aqui uso o a gui GUFW para o firewall. Libero apenas o samba, e as portas de programas clientes que irei precisar como bittorrent, etc...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2013, 10:50 »
Mas uma vez um usuário disse que estando atrás de um roteador ou servidor, não há necessidade de Firewall ativado. Eu não uso.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2013, 11:13 »
Mas uma vez um usuário disse que estando atrás de um roteador ou servidor, não há necessidade de Firewall ativado. Eu não uso.

Nesses dois casos:
- O roteador já tem um firewall.
- O servidor também.

Mas no caso de uma conexão direta sem firewall, o risco é tão grande assim?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2013, 11:17 »
Não posso te dizer, porque nunca estive conectado direto à internet sem Firewall.

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2013, 12:47 »
Isso não vai te ajudar em nada.
A navegação via tor é criptografada, isso faz a velocidade de conexão ser muito menor.

Não há problema algum de seus amigos saberem seu ip. Por acaso eles sabem a senha do
root?  Eles sabem se tu tem ou não serviço de SSH ou Telnet rodando?
De que forma eles pensam que podem invadir teu pc sabendo apenas teu ip?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2013, 12:59 »
Tor project aqui: https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en#linux
é só baixar e rodar direto do binário que o tor já vem configurado com vidalia.

Não baixe nada, se não seu IP real fica visível e aí você pode ser rastreado. É só isso que o usuário precisa saber a priori para ficar seguro. Simples assim.
A solução está aí, de resto, o que ele vai fazer é responsabilidade dele. Entrar na deep, simplesmente, não é ilegal, não vai contra as regras do fórum.

« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 13:01 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2013, 19:14 »
Tor project aqui: https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en#linux
é só baixar e rodar direto do binário que o tor já vem configurado com vidalia.

Não baixe nada, se não seu IP real fica visível e aí você pode ser rastreado. É só isso que o usuário precisa saber a priori para ficar seguro. Simples assim.
A solução está aí, de resto, o que ele vai fazer é responsabilidade dele. Entrar na deep, simplesmente, não é ilegal, não vai contra as regras do fórum.

No cogitei a questão da Deep porque o usuário disse que não iria fazer uso dela, apenas evitar a invasão de alguns colegas na Surface. Mas para entrar é preciso sim do TOR. O uso é de responsabilidade individual.

Não quero entrar na Deep Web, quero apenas que alguns colegas que tenho por aqui não fique brincando de tentar invadir meu note, pois sei que o tor configurado, engana mesmo. não tem como eles acertarem.
Confio na segurança do Ubuntu, mas quero usar para não correr risco nenhum com esses amigos da onça.

Acho que o cajaboy se confundiu. O Firewall evita invasões através do bloquei das portas e serviços. Já o TOR é um proxy em cascata que "mascara" o IP real do provedor de internet, e você acessa as páginas com um IP de "terceiro". Resumindo: o TOR te "promete" invisibilidade na rede. Porém a banda diminui bastante com o TOR. Para usá-lo é bom ter net bem rápida. A combinação dos dois (Firewall + TOR) se faz necessária em poucos casos. Entrar na Deep, por exemplo.

Na Surface apenas um Firewall bem configurado é suficiente. Mascarar o IP na Surface é perda de tempo. Ninguém que souber seu IP vai te invadir se é essa sua preocupação.

Já na Deep sempre Firewall + TOR e de preferência usando LiveCD/USB. Não pela preocupação da invasão em si, que NÃO ocorrerá se o usuário for consciente do que está fazendo, mas sim pelo RASTREAMENTO do IP REAL feito pelas polícias dos países que monitoram a Deep dia-e-noite.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2013, 21:17 »
É uma área bem negra.  :(

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como deixar o tor funcionando no Ubuntu 13.04
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2013, 12:58 »
Obrigado a todos que responderam, baixei direto do site e fiz vários testes. Outra, uso roteador e não configurei o firewall dele, só ativei o do Ubuntu. acho que tá de bom tamanho.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5