Autor Tópico: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows  (Lida 7760 vezes)

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Online: 05 de Novembro de 2013, 10:44 »
Salve, pessoal.
Apos a instalacao de 13.10, aparentemente normal, aparecem algumas interferencias como se fosse a placa de video. Quando clico no primeiro icone para tentar verificar algo, ele trava, fica bastante instavel e da mensagem de erro.  Alguem tambem teve este tipo de problema? ou e um bug?
Essa maquina eh um Laptop Sony Vaio VGN-S470P, centrino de 1.73GHz, 2,5 GB-Ram e video NVidia GeForce Go 6200.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2013, 10:50 »
Instalou o driver proprietário da NVidia?

clodoaldops

  • Visitante

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2013, 13:58 »
Boa tarde Eliseu e clodoaldops.

Da forma que fica, nem da chances de logar, navegar para baixar o driver nem pelo synaptics.  Fica uma  tela azul com duas "manchas cinza" no lugar da barra superior e inferior.
Estou pensando em instalar o Lubuntu e depois se der fazer o upgrade.  Dara para fazer?
O lubuntu ao menos fica navegavel e mais estavel que o ubuntu.

Grato pela resposta.

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2013, 21:53 »
Instalou o driver proprietário da NVidia?
Boa noite eliseu.  Qual dos 104 pacotes seria o driver proprietario nvidia?

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2013, 22:01 »
Qual dos 104 pacotes seria o driver proprietario nvidia?

nvidia-glx-new

Estou pensando em instalar o Lubuntu e depois se der fazer o upgrade.  Dara para fazer?

Em tese é possível, mas ao meu ver, se vai instalar o Lubuntu, acho melhor mantê-lo. Trocar interfaces não considero como um bom negócio.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2013, 22:16 »
ola

se eu não me engano a nvidia abandonou o suporte a essa placa desde o ubuntu 12.04.3.....

logo o melhor seria usar uma interface leve com os drivers open nesse caso recomendo o

xubuntu

http://xubuntu.org/

lubuntu

http://www.lubuntu.net/
ubuntu 12.04

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:05 »
ola

se eu não me engano a nvidia abandonou o suporte a essa placa desde o ubuntu 12.04.3.....

logo o melhor seria usar uma interface leve com os drivers open nesse caso recomendo o

xubuntu

http://xubuntu.org/
lubuntu

http://www.lubuntu.net/
Adias, Eliseu, bom dia.

Ficou legal o lubuntu 13.10.  Estavel, resolucao boa, perfeito.....  e olha que nesse intermedio instalei o Debian, e nao ficou bom, ate tentei um ta lde "Calculate", que e Russo, base gentoo, com um visual aparentemente leve mas apos instalar para em uma especie de login texto... o Mandriva 2011 ficou bom mas apos eu mudar para o win7 fui reinstalar e demorava tanto e quando reiniciava, ja nao era mais como antes...  Tenho notado este "fenomeno" nas distribuicoes .... este micro ja foi ubuntu 9.04 redondissimo!! e em ema reinstalacao ... deixou de reconhecer algo .....
Voltando ao lubuntu, tudo certo mesmo sem encontrar o tal driver, Eliseu. (nvidia-glx-new) mas isso, ate entrar em acao um trauma muito antigo!!!!!.........
O JAVA!!!!!   .....HELP!!  que dificuldade!!  Ja instalei e desinstalei varios que encontrei no synaptic! O flash esta muito bom, creio que ate melhorou o som do micro!! rsrsrsr...
Ja o Java, que continuo testando no site do banco do Brasil (uma dica que peguei por aqui) que eh meio "parada dura" e nada!!.  Quais deveria instalar? Tentei via apt-get mas creio que o nome do arquivo esta errado!
Obrigado.
Abcs.

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:12 »
Instale driver-nvidia
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-NVidia-no-Ubuntu-1310/
Bom dia clodoaldops.
Legal sua dica, vou guarda-la na manga caso tome coragem de tentar o ubuntu novamente pois como ele ficava neste micro, eu jamais conseguiria chegar ao "Programas e atualizacoes" ..  mas agora com o lubuntu, fui ate la e localizei o driver do post deste link que passou.

Obrigado.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2013, 13:52 »
java para BB = icedtea-plugin
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 14:34 »
Ola pessoal, o ubuntu agora esta montando mas nao consigo abrir o firefox para logar e com a internet,  instalar o tal driver proprietario que citam aqui
Citar
Instale driver-nvidia
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-NVidia-no-Ubuntu-1310/
no link enviado pelo clodoaldo.

Teria uma forma na inicializacao do ubuntu que eu pudesse inicializa-lo com outro ambiente (lxde ou outro modo grafico mais leve) para que eu consiga logar e instalar o driver ?

Sera que conseguiria instalar no pc este driver, rodando pelo live cd?  Conseguiria gravar no hd?

Abç.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 14:44 por santos »

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2013, 20:40 »
Ola pessoal, o ubuntu agora esta montando mas nao consigo abrir o firefox para logar e com a internet,  instalar o tal driver proprietario que citam aqui
Citar
Instale driver-nvidia
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-NVidia-no-Ubuntu-1310/
no link enviado pelo clodoaldo.

Teria uma forma na inicializacao do ubuntu que eu pudesse inicializa-lo com outro ambiente (lxde ou outro modo grafico mais leve) para que eu consiga logar e instalar o driver ?

Sera que conseguiria instalar no pc este driver, rodando pelo live cd?  Conseguiria gravar no hd?

Abç.

Nossa... Mas que plaquinha de vídeo complicada essa, hein...  :-\
Acho que um último recurso aí seria usar uma versão bem leve do Ubuntu (pode ser Xubuntu, Lubuntu ou até alguns derivados, como Linux Mint com MATE ou XFCE, Bodhi Linux e outros) e manter o driver nouveau.
Uma coisa que não ficou muito esclarecida: essa máquina é portátil (notebook/ultrabook/netbook)? Se sim, tem gráficos híbridos (ou seja: duas placas de vídeo, sendo uma onboard pro dia-a-dia e uma especial pra tarefas mais pesadas)? Se for esse último caso, e se uma placa for Intel e a outra for essa NVidia, talvez uma solução seja desabilitar a NVidia no BIOS/EFI e manter apenas a Intel funcionando, ou então dar um blocklist no processo da NVidia (não lembro como se faz isso agora).

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2013, 23:31 »
O driver 304 da Nvidia dá suporte ainda à GeForce 6200.

Procure por nvidia-304-updates pelo Synaptic ou Central de Programas, ou:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-304-updates
Vai ajudar se postar a saída do comando lspci e sudo lshw -C video, para termos certeza se é placa híbrida ou não.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 23:38 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2013, 23:37 »
Uma coisa que não ficou muito esclarecida: essa máquina é portátil (notebook/ultrabook/netbook)? Se sim, tem gráficos híbridos (ou seja: duas placas de vídeo, sendo uma onboard pro dia-a-dia e uma especial pra tarefas mais pesadas)? Se for esse último caso, e se uma placa for Intel e a outra for essa NVidia, talvez uma solução seja desabilitar a NVidia no BIOS/EFI e manter apenas a Intel funcionando, ou então dar um blocklist no processo da NVidia (não lembro como se faz isso agora).

Só placas antigas da Nvidia podem ser desativadas pela Bios. Hoje em dia, com a tecnologia Optimus da Nvidia, não é possível selecionar qual placa usar pela Bios. Mas para essas placas novas o sistema reconhece como placa primária a da Intel, a placa da nvidia só entra em uso se você estiver usando o Bumblebee ou o nvidia-prime.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 23:39 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 157
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 13.10 - "instala" normal mas fica mais instavel que o rwdows
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2013, 19:25 »
java para BB = icedtea-plugin
Na mosca jrkamil e para o flash, eh so fazer uma busca no synaptics por `adobe flash` e instalar o plugin. 

obrigado!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, 20:10 por santos »