Autor Tópico: Placa de Vídeo x Kernel  (Lida 22156 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2013, 18:41 »
Já tentou esses argumentos de instalação?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2013, 19:36 »
Li, mas esses argumentos não entraram na minha cabeça, rsrs... não entendi nada! Gostaria de saber, se no modo nomodeset não deu nenhum problema gráfico, o que devo fazer, qual o procedimento para instalar uma Distro versão 13.10 e não apresente algum problema na interface gráfica?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 19:57 por King11 »

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2013, 22:19 »
Através do livedvd não tem a opção do grub para entrar em modo VGA ou xforcevesa. Pelo modo nomodeset é a mesma coisa, já que nesse modo não apareceram mais os problemas gráficos? Agora, para instalar no HD tem algum procedimento especial?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:47 »
O driver proprietário é compatível com o kernel 3.11 e o mais importante vc está usando SNA ou UXA?
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:52 »
Ola King, primeiro vc tem certeza que o parametro nomodeset e o que fez funcionar direito? quando vc entra no modo live cd e aperta f6 vc ve uma lista de opçoes com os comandos, seria interessante vc marcar todos de uma vez e ver se da o boot normal e vc entra normal no sistema, se conseguiu entrar e usar o live cd, vc sabe que foi alguns daqueles parametros que vc colocou no boot que foi o responsavel pelo exito.

Para saber qual foi o parametro correto vc entra novamente pelo live cd e seleciona somente 1(e nao todos como da vez passada) deles e tenta dar o boot ate vc encontrar o parametro correto.

encotrado o parametro correto, entre com somente o parametro correto pelo live cd e proceda com a instalação do sistema. Depois do sistema isntalado vc precisa editar a entrada no grub, se nao fizer isso nao fica permanente, isso e util no caso de fazermos alguma configuração errada, apos o proximo boot ele volta as configurações anteriores.

Para tornar permanente altere o arquivo na isntalação do HD;

sudo gedit /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

e deixe essa linha assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"  ->somente coloque o comando entre as aspas dessa forma

sudo update-grub

e pronto a partir de agora e permanente.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 23:56 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:59 »
Depois de tentar o processo do platão volte ao tópico e nos avise se resolveu, se a performance está ok, pois tivemos muitos avanços no driver intel e em diversos casos casos ele está usando SNA (Sandybridge's New Acceleration) e ele é instável (apesar de ser mais rápido) e isso pode ocasionar esses problemas que vc está tendo.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2013, 00:19 »
@ offtopic

HQ tem um instalador de drivers ATI/AMD bem interessante aqui;

http://www.thefanclub.co.za/how-to/ubuntu-amd-catalyst-install

sera que funciona bem???
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 00:22 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2013, 00:53 »
Olá!
O driver proprietário é compatível com o kernel 3.11 e o mais importante vc está usando SNA ou UXA?
Quando entro em Drivers adicionais, não tem nenhum driver para instalar! E para falar a verdade, não sei o que são SNA e UXA, rsrs...

Ola King, primeiro vc tem certeza que o parametro nomodeset e o que fez funcionar direito? quando vc entra no modo live cd e aperta f6 vc ve uma lista de opçoes com os comandos, seria interessante vc marcar todos de uma vez e ver se da o boot normal e vc entra normal no sistema, se conseguiu entrar e usar o live cd, vc sabe que foi alguns daqueles parametros que vc colocou no boot que foi o responsavel pelo exito.

Para saber qual foi o parametro correto vc entra novamente pelo live cd e seleciona somente 1(e nao todos como da vez passada) deles e tenta dar o boot ate vc encontrar o parametro correto.

encotrado o parametro correto, entre com somente o parametro correto pelo live cd e proceda com a instalação do sistema. Depois do sistema isntalado vc precisa editar a entrada no grub, se nao fizer isso nao fica permanente, isso e util no caso de fazermos alguma configuração errada, apos o proximo boot ele volta as configurações anteriores.

Para tornar permanente altere o arquivo na isntalação do HD;

sudo gedit /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

e deixe essa linha assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"  ->somente coloque o comando entre as aspas dessa forma

sudo update-grub

e pronto a partir de agora e permanente.

Acho que não me expressei bem na outra pergunta. Eu só marquei a opção nomodeset, iniciei o sistema, e não tive mais nenhum problema com a interface gráfica. Isso quer dizer que o problema não é com kernel , e sim, com a placa de vídeo?
Agora entendí como fazer a instalação pelo HD usando a opção nomodeset, e como editar o grub para deixá-la
permanente.
Só uma dúvida: Para não usar essa opção, seria necessário trocar a placa de vídeo ou colocar uma outra off-board?

Obrigado a todos!

PS: Nesse modo nomodeset, o PC ficou lento e o uso da CPU ficou muito alto!

« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 01:10 por King11 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2013, 01:10 »
Citar
We regret to inform users that we have suspended work on the Ubuntu AMD Catalyst install project. It seems our tool may no longer link directly to the driver downloads on the AMD site.
:'( :'( :'(

Cara cheguei a me impressionar quando vi! Até um arquivo deb o danado criava.

From the AMD website - "Since we do not allow downloads through sites outside of AMD.com, please download your file directly from our site."

Infelizmente estamos de mãos atadas quanto aos drivers para linux. A nvidia deve ter perdido algum desenvolvedor bom pq até os drivers de Windows estão ruins (tem gente que até hoje só pode usar o 314.22) e no linux por enquanto o banho de água fria não chegou. A Amd no Windows está boa, mas a falta de suporte para placas um pouco antigas é sacanagem demais e esse comportamento no Linux deixa muito usuário chateado (muitos que tem placas top de 2009-2011 tem que usar driver open source com metade da performance, é mole?)

Citar
Quando entro em Drivers adicionais, não tem nenhum driver para instalar! E para falar a verdade, não sei o que são SNA e UXA, rsrs...

Basicamente é a arquitetura de aceleração. É usado para aceleração 2D.

Por padrão estão colocando o SNA que é instável. Tente alterar para o UXA (antigo) que deve ajudar.

No xorg acredito que estaria assim: (Dei uma olhadinha na documentação do archlinux https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_Graphics)

Section "Device"
   Identifier  "Intel Graphics"
   Driver      "intel"
   Option      "AccelMethod"  "uxa"
EndSection

Essa linha em negrito talvez esteja em falta e deve ser acrescentada o resto deve ter sido detectado pelo kernel.




Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2013, 01:16 »
Valeu, Hqxriven,

Amanhã com mais calma vou olhar esse link que me passou, e também essa alteração para ver se melhora, pois com esse modo nomodeset o sistema ficou lento e a CPU muito alta!

« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, 09:25 por King11 »

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2013, 09:35 »
Essa alteração deixou o sistema muito instável, por isso a desfiz!
Só gostaria de saber, se instalar uma Distro nesse modo nomodeset diretamente no HD, o sistema ficará lento, instável, e o uso da CPU muito alto, como acontecem em LiveDVD?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:15 »
O seu processador nao e um Atom? Pelo que eu me lembre ele nao e uma ferrari ne? : )

salve seus arquivos e manda bala, faz a instalação da versao mais nova, se der problema volte para o precise novamente. Eu acho que para sua maquina com esse processador atom as versoes mais novas do ubuntu sao relativamente mais pesadas que o precise, talvez uma outra interface seria melhor, mas e questao de testar e verificar.

se vc puder colocar uma placa de video dedicada nele e testar tbm seria bom.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:24 »
Vou testar no modo nomodeset, e depois posto o resultado. Mas, pelo que entendí, para usar essas Distros mais recentes, seria melhor fazer um upgrade de hardware: memória, placa de vídeo, processador..., ou seja, trocar de PC! rsrs...

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:52 »
Eu lembro que tinha uns netbooks com esse processador, acho ate que o galactus mexeu com um e tunou, da uma procurada nos posts dele ou mande MP, e depois o pessoal ate montou alguns pcs com essa placa mae com o atom, para ser usado em restaurantes etc, para lançar os programas de cotrole de estoque e pedidos, mas o desemprenho era ruim, um pouco lento e o pessoal reclamava bastante....principalmente porque depois do expediente e depois do horario de pico eles gostavam de jogar um pouco, e o desemprenho era sofrivel.




\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2013, 16:23 »
Só para deixar meus dois centavos!

No meu i7 estava com uma Nvidia GT560. Funcionava com o driver 319, mas para isso eu usava as versões mais novas do Xorg e do mesa mais o kernel.

Já com o A10 5800k, que é APU, eu tentei usar esse instalador para o driver da AMD. Mas ele simplesmente não baixava a versão mais nova do driver da AMD. Aliás, não baixava nada do driver! Então parti para o método manual indicado no wiki do Ubuntu para placas da AMD. Baixei a pacotada toda para compilar, mais o driver mais novo indicado pelo site da AMD para minha APU e correu tudo bem. Instalou tudo direitinho e tinha o centro de controle do Catalyst funcionando numa boa. Aí eu fui atualizar a BIOS da minha placa mãe.  Depois disso o driver catalyst não executava mais vídeos no Linux. Travava tudo. Era interessante, o resto funcionava. No windows não aconteceu nada.  Fui obrigado e remover o Driver Catalyst no linux, fiquei no aguardo do driver livre também dar pau, mais funcionou normalmente.

Quanto ao driver da Intel, no netbook que eu tinha que era tudo intel, funcionava o driver que era uma beleza, também com o Xorg e Mesa mais novos além do kernel Liquorix sendo constantemete atualizados. Acho que tive sorte.

Quanto ao Atom tunado é verdade. O meu BubleBee ( é Bublebee mesmo, pois era meu :p ) fez história. Ninguém acreditava que era um Atom. Recetemente peguei ele de volta com o amigo para quem eu o vendi para fazer testes.  As coisas pioraram muito. Os novos sistemas e as novas necessidades e processamento do vídeo, até mesmo para internet, pesam muito para o Atom. Mas dá pra fazer um caldo bom ainda, consegui executar  vídeos em HD e fazer mais coisas ao mesmo tempo. Deu pra fazer isso usando LXDE + JFS + meu tuto para tunagem do sistema.  Não dá pra fazer muita coisa com outro ambiente gráfico mais pesado. Tem que ser leve.

Era só! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2