Só para deixar meus dois centavos!
No meu i7 estava com uma Nvidia GT560. Funcionava com o driver 319, mas para isso eu usava as versões mais novas do Xorg e do mesa mais o kernel.
Já com o A10 5800k, que é APU, eu tentei usar esse instalador para o driver da AMD. Mas ele simplesmente não baixava a versão mais nova do driver da AMD. Aliás, não baixava nada do driver! Então parti para o método manual indicado no wiki do Ubuntu para placas da AMD. Baixei a pacotada toda para compilar, mais o driver mais novo indicado pelo site da AMD para minha APU e correu tudo bem. Instalou tudo direitinho e tinha o centro de controle do Catalyst funcionando numa boa. Aí eu fui atualizar a BIOS da minha placa mãe. Depois disso o driver catalyst não executava mais vídeos no Linux. Travava tudo. Era interessante, o resto funcionava. No windows não aconteceu nada. Fui obrigado e remover o Driver Catalyst no linux, fiquei no aguardo do driver livre também dar pau, mais funcionou normalmente.
Quanto ao driver da Intel, no netbook que eu tinha que era tudo intel, funcionava o driver que era uma beleza, também com o Xorg e Mesa mais novos além do kernel Liquorix sendo constantemete atualizados. Acho que tive sorte.
Quanto ao Atom tunado é verdade. O meu BubleBee ( é Bublebee mesmo, pois era meu :p ) fez história. Ninguém acreditava que era um Atom. Recetemente peguei ele de volta com o amigo para quem eu o vendi para fazer testes. As coisas pioraram muito. Os novos sistemas e as novas necessidades e processamento do vídeo, até mesmo para internet, pesam muito para o Atom. Mas dá pra fazer um caldo bom ainda, consegui executar vídeos em HD e fazer mais coisas ao mesmo tempo. Deu pra fazer isso usando LXDE + JFS + meu tuto para tunagem do sistema. Não dá pra fazer muita coisa com outro ambiente gráfico mais pesado. Tem que ser leve.
Era só!