Fiz a remoção e uma nova instalação do java, agora na versão 64 bits.
Ele está funcionando normalmente para acesso sem token, mas quando tento acessar a conta via token ele não o localiza.
Aquele firfox-addons foi só erro de digitação? Porque o nome da pasta é firefox-addons. Por via das dúvidas, é recomendável refazer os dois comandos do item 1.7 do tutorial: o para Firefox, que usa a pasta firefox-addons, e o genérico para navegadores de arquitetura Mozilla, que usa o caminho /usr/lib/mozilla/plugins. Os links a serem criados têm de ser da mesma arquitetura (32 ou 64 bits) do seu sistema Linux.
Isso foi erro de digitação minha mesmo, desculpe o transtorno !
E agora, será que tem algo que possa ser feito para ele identificar o token? (lembrando que no windows o token está funcionando).
Ahhh lembrei de uma coisa também, o aplicativo "bbtokentool" não abre quando clico nele.
Fiz uma nova instalação pelo terminal e a seguinte mensagem aparece:
Registrando Modulo
Shutting down WdkmgrServer: Error! Bad return status for module build on kernel: 3.16.0-28-generic (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/wdtoken/1.0.0/build/make.log for more information.
Failed to install using DKMS
Installation is complete.Thank you for using our products!
Após a instalação e reiniciar o pc o ubuntu pede para enviar um relatório de erro:
title:
bbtokentool1.0.0-3:wdtoken kernel module failed to build
E ao que parece o erro está no DKMS. O log é bem extenso e não permite copiar e colar, se não colocava ele aqui.
Será que o erro está no aplicativo bbtokentool?
Obrigado !
Bom, já fico feliz por saber que a parte do Java está resolvida: pelo menos a parte atinente a este tutorial foi eficaz no sentido de viabilizar a instalação e funcionamento do Java no seu sistema, o que significa que o módulo de segurança Java do BB está funcionando.
O problema agora já não tem mais a ver com o Java, mas com a compatibilidade do driver do dispositivo token USB que você está usando: o fabricante desenvolveu um driver Linux para esse token e também desenvolveu uma aplicação Java para você poder interagir com seu token no Linux, mas pelo visto o driver não está instalando e a aplicação tampouco.
Bom, eu não tenho conta PJ e não uso token, mas acessei o endereço
http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/BBTokenFinal.swf, daí abri o tutorial para Linux e vi no
Passo 8 que o fabricante desse dispositivo é a
WatchData Technologies, por isto eu acessei
http://www.watchdata.com/service/usbtoken.jsp e então vi que lá estão disponíveis o pacote
bbtokentool_1.0.0-3_all_v1.0.deb e o tarball
BBtoken/bbtokentool_v1.0.tar.gz. Mas eu instalei o pacote e não funcionou, daí instalei o tarball e deu o mesmo problema do pacote. Enfim: umas porcarias. A WatchData personalizou
muito mal o software dela para uso pelos clientes do BB. Eu dei uma olhada no log e pelo visto o problema é que o módulo PKCS#11 não está sendo corretamente instalado pelo instalador, devido a um conflito entre uma biblioteca dessa versão do BBTokenTool com as bibliotecas do Sun Java mais recente. Em outras palavras: o programa BBTokenTool foi mal programado e está desatualizado.
É por estas e outras que sempre recorro ao terminal do shell e à instalação manual via tarball, por exemplo. No presente caso, tendo em vista que o aplicativo
BBTokenTool nada mais é que uma adaptação que a WatchData fez do
WDTokenTool, que é um aplicativo da própria WatchData e que é melhor elaborado e atualizado mais frequentemente, o que eu sugiro que você faça é acessar
http://www.watchdata.com/brazil/watchkey/index.htm e efetuar o download do tarball
wdtokentool-icp_1.1.0-4 beta3.tar.gz. Salve esse tarball dentro da sua pasta pessoal de downloads (que é
/home/seu-nome-de-usuário/Downloads). Não é certeza que o WDTokenTool vá funcionar com o seu token USB (porque eu não sei se eles fizeram algum estrago também no software interno desse dispositivo token, durante a "personalização" deles), mas se o WDTokenTool funcionar no seu sistema isso pelo menos já eliminará um problema e aumentará as chances de seu token funcionar.
Então vamos lá:
1) Após efetuar o download do tarball
wdtokentool-icp_1.1.0-4 beta3.tar.gz (salvando-o em sua pasta pessoal de downloads), execute este comando no terminal do shell:
cd ~/Downloads && tar -xvf wdtokentool-icp_1.1.0-4_beta3.tar.gz && sudo ~/Downloads/wdtokentool-icp_1.1.0-3/install
O comando acima fará o interpretador de comandos do shell acessar sua pasta pessoal de downloads (
/home/seu-nome-de-usuário/Downloads), executar o programa
tar para descompactar o tarball
wdtokentool-icp_1.1.0-4_beta3.tar.gz para dentro da subpasta
/home/seu-nome-de-usuário/Downloads/wdtokentool-icp_1.1.0-3/, então tornar-se temporariamente
root e executar o arquivo binário executável
install (programa de instalação do WDTokenTool) que se encontra dentro daquela subpasta
/home/seu-nome-de-usuário/Downloads/wdtokentool-icp_1.1.0-3/2) A instalação adicionará ao seu sistema o módulo (driver de dispositivo) PKCS#11 necessário para o seu token USB ser reconhecido pelo sistema Linux. Também instalará o servidor WatchData Manager (nome no sistema:
WdkmgrServer), que é o
daemon Linux que fica monitorando seu sistema, de modo que quando você conectar seu token USB o servidor detecte isso e use o driver PKCS#11 para fazer o token funcionar. O instalador também criará o script de inicialização
/etc/init.d/wd_udk, que fará com que a cada (re)boot seu sistema inicialize novamente aquele servidor e também o módulo do token.
3) Após a instalação, conecte seu token USB e então execute o
WDTokenTool que se encontra no menu de aplicativos do seu Linux. Se o WDTokenTool não estiver aparecendo no menu, execute-o via terminal do shell por intermédio deste comando:
/usr/lib/watchdata/ICP/tools/tool.sh
A partir daqui eu estou de mãos atadas: tudo vai depender da interatividade (intercomunicabilidade) entre o software interno do seu token USB e o software WDTokenTool. Se eles forem compatíveis, você conseguirá visualizar seu token dentro da tela do WDTokenTool e acessar sua conta PJ com o token USB.
Espero que dê certo. Boa sorte!
PS: se não deu certo, eis um bom motivo para reclamar com seu gerente no BB, ou ainda dizer que deseja cancelar o token e voltar a ter acesso irrestrito à sua conta PJ sem ter de usar um token. Cabe ao banco prover soluções tecnológicas e assessorar o cliente-consumidor, nestes casos. Como eu comento
aqui, via de regra quem se dá mal é o banco, quando o cliente sofre alguma perda financeira devido à falha de segurança do sistema bancário. O maior interessado em fazer esse token USB funcionar é o BB, não você, porque se você tiver prejuízo é o banco que paga o prejuízo. Então não se estressa:
se o token funcionar, peço que me informe para eu saber que a tática de instalar o WDTokenTool funcionou. Mas se o token não funcionar, no seu lugar eu devolveria essa "bagaça" pro BB e solicitaria acesso à conta PJ sem necessidade de token.