O "openjdk-7-jre" já possui o plug-in pra navegador?
E o "icedtea-7-plugin" faz o quê então?
Geralmente um JDK já vem com tudo dentro: JVM, JRE, plugin etc. No entanto,
o OpenJDK é exceção, porque nele
tudo é separado em pacotes: há um pacote para o JDK (sem JRE e sem plugin), outro para o JRE (com a JVM dentro), outro com as bibliotecas que o JRE utiliza etc. Exemplos:
openjdk-7-jdk (pacote de instalação do JDK do OpenJDK 7),
openjdk-7-jre (pacote de instalação do JRE do OpenJDK 7),
openjdk-7-jre-lib (pacote de instalação das bibliotecas do JRE do OpenJDK 7) etc.
Nota: se não souber o que é JDK, JRE e JVM veja o meu post anterior, que acabei de publicar em resposta ao comentário do Rodrigo.A função básica do plugin java é "plugar" mesmo: ele faz a "ligação" entre o
JRE do seu sistema e o
applet que está no website que o seu navegador está acessando (um applet java é um programinha escrito em java, como por exemplo o teclado virtual do seu banco, que está no website do banco, sendo carregado pelo navegador e pedindo para ser executado).
No entanto,
o OpenJDK não possui um plugin. É aí que entra o
plugin IcedTea, cujo nome oficial é
IcedTea-Web. É o IcedTea-Web que executa a função de plugin entre o JRE do OpenJDK e o applet do website que você está acessando. No Ubuntu o pacote de instalação do IcedTea-Web é algo como por exemplo
icedtea-7-plugin.
O
plugin IcedTea é apenas um dos componentes do
IcedTea, que por sua vez é uma coleção de "peças de software" que são úteis para ajudar as pessoas (que desenvolvem códigos java no OpenJDK) a "compilar" esses códigos e fazer esses códigos serem executados em navegadores e também em outras plataformas (outros sistemas operacionais).
Consequentemente, o plugin IcedTea-Web é uma das "peças de software" que compõem a "coleção" IcedTea. Outra "peça de software" que faz parte do IcedTea é o
IcedTea JamVM (o nome do pacote é algo como
icedtea-7-jre-jamvm): uma JVM chamada "Jam". Essa JVM é uma alternativa para quem não quer usar a JVM padrão do OpenJDK.
Vou parando por aqui senão o assunto vai ficando cada vez mais profundo e complicado, e eu também não sou nenhum desenvolvedor Java: sou apenas um usuário final que possui conhecimentos um pouco mais avançados. Se as perguntas se aprofundarem demais eu já posso não saber responder.
...isso sem contar que se a tecnologia Aura, desenvolvida pela Google, for mesmo adotada pelos desenvolvedores de websites, passaremos a ver cada vez menos websites exigindo plugins, e daí instalar e usar plugins deixará de ser necessário e todo o conhecimento exposto aqui perderá a utilidade (a menos que fora do ambiente web as pessoas continuem desenvolvendo aplicações em linguagem Java, para execução diretamente no computador, ou seja, dentro do JRE porém fora da web).
Diagrama esquemático mostrando uma JVM (conjunto de retângulos amarelos) dentro de um JRE: