Autor Tópico: [Dúvida] Gparted  (Lida 2277 vezes)

Offline Compaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[Dúvida] Gparted
« Online: 23 de MAR?O de 2014, 17:52 »
Olá, tudo bem? Minha dúvida é sobre como aumentar a partição "do ubuntu" usando o gparted. Segui todos os procedimentos dos guias daqui e pela internet e mesmo assim não estou conseguindo. Basicamente eu tenho espaço não alocado, porém o gparted não permite aumentar a partição que eu desejo(ext4-vide foto a seguir).


Eu entrei pelo live-cd, redimensionei o disco d(um disco que uso para filmes/musicas,etc) e estou a tentar aumentar a partição que eu desejo(ext-4). O que eu fiz de errado?

foto:
http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=t9h2lg&s=8#.Uy7KeXigotM

Estou a postar essa mensagem pelo liveCD, inclusive.

Ps¹: Instalei o ubuntu ontem, sou muito ''newba'' ainda.
Ps²: Desculpem o meu português, estou a escrever sem revisar.

Abraços!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2014, 17:55 »
Aquele espaço não alocado deveria ser usado para criar uma nova partição nesta sua tabela. O problema, se não me engano, é que você só pode ter 4 partições (se quiser mais, precisa ter a tal partição lógica que conterá as outras).

Parece que no seu caso, você tem, a extendida. Só que agora não dá pra criar outra com o espaço não alocado.

Acho que teria que remover uma delas e os espaços não alocados que sobrarem você coloca tudo em uma.

Offline Compaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2014, 17:59 »
Aquele espaço não alocado deveria ser usado para criar uma nova partição nesta sua tabela. O problema, se não me engano, é que você só pode ter 4 partições (se quiser mais, precisa ter a tal partição lógica que conterá as outras).

Parece que no seu caso, você tem, a extendida. Só que agora não dá pra criar outra com o espaço não alocado.

Acho que teria que remover uma delas e os espaços não alocados que sobrarem você coloca tudo em uma.

Então eu deveria excluir a ext-4 e criar uma nova com tamanho maior? Se sim, como eu faço isso(delete, new.. e depois?). Outra dúvida é o que eu vou perder se eu excluir essa ext-4(como falei, sou ''newba'' no ubuntu).

Obrigado desde já!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2014, 18:04 »
Pelo que entendi, não tem nada naquela partição final.

Quando você exclui uma partição, você perde tudo o que salvou nela.

Se remover a extendida, daí cria uma outra extendida com todo o espaço que sobrar e depois você cria as partições que quer com esse espaço que sobrou.

Outra coisa: não sei qual o seu micro, mas com um HD deste tamanho, provavelmente tem bastante memória ram também. Não precisa de swap.

Offline Compaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2014, 18:16 »
Opa, tudo bem? Tipo, eu exclui a ''ext-4'', porém, na hora de criar uma nova, o tamanho máximo possivel só equivale ao mesmo tamanho da ''ext-4" antiga. Ou seja, continuando a não dar resize para um tamanho maior(no caso aqueles 17x não alocado).

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #5 Online: 23 de MAR?O de 2014, 18:20 »
Não é para excluir a ext 4 (sda6) e sim a sda4.

Ext4 não é a quarta partição, e sim um formato.

Offline Compaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #6 Online: 23 de MAR?O de 2014, 18:47 »
Consegui. Aparentemente não dava para apagar o sd4 nem fazer nada. Aí eu fui em swap e setei ele em swapoff. Com isso eu podia mexer na sd4, foi então só dar resize na sd4 e depois resize no sd6.

Brigadão pela ajuda! Agora posso ser mais feliz no ubuntu.


Abraços!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Gparted
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2014, 18:48 »
Consegui. Aparentemente não dava para apagar o sd4 nem fazer nada. Aí eu fui em swap e setei ele em swapoff. Com isso eu podia mexer na sd4, foi então só dar resize na sd4 e depois resize no sd6.

Brigadão pela ajuda! Agora posso ser mais feliz no ubuntu.
Abraços!

Como nunca usei swap, nem sabia disso. Bemvindo ao mundo linux.