Estou com um problema muito estranho em um notebook.
Estou tentando instalar o Kubuntu 14.04 em um notebook lenovo G400s touch. A primeira instalação que fiz não deu nenhum problema. Removi o sistema que vinha de fábrica, reparticionei o disco (a tabela de partição é gpt). Posteriormente, precisei refazer o particionamento, porque o anterior não estava satisfazendo minhas necessidades.
Instalei o Kubuntu a partir de um HD USB, construído pelo Unetbootin. Quando vou iniciar o Kubuntu, aparece uma tela preta, que vou resumir, abaixo:
"Gave up waiting for root device
ALERT! /dev/disk/<UUID do disco> does not exist. Drooping to a shell!
....
(initramfs)"
Buscando na Internet, adicionei a opção rootdelay= 150 no menu do grub, mas o problema não resolveu (só fez demorar mais a inicialização).
Achei que o problema era com a instalação via USB. Então gravei o Kubuntu em um DVD e refiz a instalação. O mesmo erro apareceu de novo.
Então eu pensei "talvez o problema seja a imagem de CD..." tornei a baixar o DVD, gravei e instalei e o erro persiste.
Imaginei então que o problema fosse na BIOS. Então acessei a mesma e, depois de algumas tentativas e erros, percebi que a configuração do SATA estava no modo AHCI. Só há duas opções: AHCI e "compatible". Escolhi "compatible" e reiniciei. Para minha surpresa, o sistema iniciou normalmente, mas nada de mouse e touchpad.
Voltei para AHCI e, no grub, removi então a opção quiet splash, de acordo com o que vi em outro site. Surgem muitas mensagens e nada do sistema iniciar.
Essas mensagens nunca param. Ficam se alternando entre "touchscreen... ELAN" e "USB mouse" .... "microframes"... não consegui registrar aqui, mas elas se alternam indicando algum problema na detecção do mouse e do touchscreen...
Acabaram as minhas opções... não sei o que fazer.
Podem ajudar-me?
PS.: Faltou dizer que instalei o Ubuntu 14.04 e Linux Mint para testes, e nenhum problema. Mas o que eu realmente quero instalar, é o Kubuntu...