Autor Tópico: China coloca data de término do Windows por lá: em 2020 o Linux reinará.  (Lida 4083 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
O gigante asiático avança com seus planos para a independência tecnológica e como foi dado a conhecer esta semana (31/10/2014), esperam se livrar completamente do Windows até 2020. Uma imensa lacuna será inicialmente preenchida pelo GNU/Linux.

Entretanto, a coisa é mais complicada do que parece. Por um lado, a China não perdoou a Microsoft pela descontinuação e abandono do Windows XP e a prova disso está clara na proibição do uso do "Windows 8" nos órgãos da administração pública chinesa; por outro lado, a guerra silenciosa que tem com os EUA é um ninho de desconfiança em que ambas as partes estão sempre receosas da tecnologia desenvolvida no lado contrário e, no caso da China, também em razão do Windows se tratar de software proprietário, em que o acesso ao código fonte é proibido e que obviamente sempre pode conter um backdoor secretamente embutido.

A resposta chinesa ao fim do Windows XP foi o próprio Linux.

Sem embargo, sabendo como sabemos que o Ubuntu na forma do Ubuntu Kylin governa o supercomputador mais rápido do mundo, radicado na China, não seria de estranhar que tudo comece e termina em Ubuntu, ou numa derivada dele.

Seja como for, na China a migração para o Linux ocorre a uma taxa de 15% ao ano, por isso 2020 é estimado como o ano em que todos os computadores da administração pública chinesa deixarão para trás qualquer vestígio do Windows.

É uma marco importante para o pinguim, porque a China não é a única nação empreendendo esse caminho, pois que no ínicio de junho passado a Coréia do Sul anunciou praticamente a mesma coisa.

Agora é esperar para ver como se desenrolam os acontecimentos: se o sucesso comercial do Ubuntu estará na China e se será baseado na variante Ubuntu Kylin. Ou, mais significativo, se os fabricantes de hardware estarão à altura...porque já agora lhes será financeiramente conveniente, dado o volume de consumo chinês.

Isso talvez esteja em linha de convergência com uma noticia veiculada no blog da Canonical, de setembro de 2013, o qual dava conta da parceria Canonical-Dell lançando o Ubuntu como sistema operacional em computadores Dell em mais de 1000 lojas na China.

Confira aqui (ficou bonito o display de ponto de venda):

Canonical – Dell launching Ubuntu in China in 1,000+ stores

http://blog.canonical.com/2013/09/05/canonical-dell-launching-ubuntu-in-china-in-1000-stores/
« Última modificação: 16 de Novembro de 2014, 13:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: China coloca data de término do Windows por lá: em 2020 o Linux reinará.
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2014, 06:55 »
My friend ! Listen

Pagar por um sistema operacional que não trás nada de especial é tolice. Eu comecei com informática em 1986. Não tinha Windows. Sabe amigo, as pessoas se acostumaram a clicar. Sem saber o que estão fazendo. Minha mãe tem 64 anos e usa Linux, Ubuntu e tem tido uma experiência bem melhor. A gente é maluco, eu e vc. Porque o que gente quer é fazer o sistema operacional explodir. As pessoas tem preguiça de pensar, ainda bem, assim eu, você e http://ubuntuforum-br.org vamos estar aqui. Num universo mais legal, mais humano . . . mais gente, pra fazer aquilo que fizeram por nós. Dessa forma nós vamos mostrar que existe uma maneira diferente de fazer as coisas. É claro que o Linux vai sobreviver a tudo, porque nós queremos. NÓS é algo muito grande, extraordinário. Eu quero que vc esteja bem e se eu não quiser, outro quererá, isso não tem valor, não tem preço e é infindável. Quando eu puder ajudar alguém eu ajudo e você também, nada é por acaso, se não ajudarmos, a gente aprende. O ser humano é o que há de mais precioso. Independente do teu sistema, a gente vai se encontrar por aí e dar muitas "laugthers". Eu quero que vc e a tua família estejam bem. Que as pessoas que te são caras estejam perto de ti todo o tempo, que for possível. Os sistemas nós vamos continuar formatando, explodindo e reinventando, porque NÓS queremos continuar. Um salve ! Boa sorte.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 07:05 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: China coloca data de término do Windows por lá: em 2020 o Linux reinará.
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2014, 11:34 »
Quero ver qual vai ser a resposta da Microsoft diante disso. O Windows 10 de graça pra todos, talvez?  ::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: China coloca data de término do Windows por lá: em 2020 o Linux reinará.
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2014, 18:35 »
Quero ver qual vai ser a resposta da Microsoft diante disso. O Windows 10 de graça pra todos, talvez?  ::)

Duvida? Só colocar preço zero e aumentar o preço do Office. Tudo pelo Lock-in.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.