Autor Tópico: Montagem e desmontagem de Smartphone no Ubuntu 12.04LTS  (Lida 2963 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Montagem e desmontagem de Smartphone no Ubuntu 12.04LTS
« Online: 02 de Dezembro de 2014, 22:28 »
Olá pessoal.

Ao conectar smartphones com android e Windows Phone em máquinas com Ubuntu instalado percebi que especificamente os aparelhos da Motorola (Moto X, Moto G) não sincronizam de imediato com o Ubuntu. Para fazer isso, mesmo com todos os pacotes necessários instalados, é preciso rodar um comando de terminal:
Para montar (depois de ter criado o ponto de montagem com sudo mkdir /media/Motorola
Citar
sudo mtpfs -o allow_other /media/Motorola
Para desmontar:
Citar
sudo umount /media/Motorola

Logicamente, como quase ninguém que usa esses computadores teria condições de executar esses comandos, pensei em criar um script e colocá-lo como lançador na barra. Contudo, esbarro na minha falta de conhecimento, já que sou um curioso e não tenho formação nessa área.

Pensei em algo como:
Citar
#!/bin/bash
sudo mtpfs -o allow_other /media/Moto-X
nautilus /media/Moto-X
Mas, não sei como fazer para que o script rode o "sudo umount /media/Moto-X"

Experimentei montar e desconectar para ver o que acontece, mas mesmo após desconectado, o dispositivo continua montado e ao reconectá-lo, é como se nada tivesse acontecido (não acessei o conteúdo desse ponto de montagem com o dispositivo ausente, para não ter problemas...)

Pensando na utilização de uma pessoa comum, esse script teria que realizar a montagem e abrir o nautilus no ponto de montagem, para que a pessoa pudesse gerenciar seus arquivos. Teria também que realizar a desmontagem, logo que a pessoa fechasse o nautilus.

Será que tem como encaixar esse comando no script?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS