A solução é simples, se realmente acha que não é bom, apenas não use, fique no sistema comercial padrão, não há problema nisso.
Como faço questão absoluta de usar Linux, o que normalmente faço é o caminho inverso: ao pretender comprar um hardware verifico e analiso o mais que posso se ele é compatível com Linux, se não for apenas não compro, dou preferência àqueles que são Linux compatíveis.
No caso da impressora, normalmente compro apenas HP cuja base de drivers para Linux é muito boa e mesmo assim verifico antes se há mesmo driver para o Linux.
Placa de vídeo compro sempre da NVídia, nunca tive um único problema com isso em várias e várias que já comprei, funcionam sempre.
Não tenho problemas com jogos já que não uso nenhum, mas se usasse instalaria em dual-boot, não vejo problema algum em usar o sistema comercial em jogos que foram criados especificamente para ele, além do que geralmente quem está jogando não está fazendo outra coisa, está apenas jogando, não consigo vislumbrar alguém jogando e ao mesmo tempo preenchendo uma planilha financeira ou escrevendo um texto literário ou profissional, então não há necessidade das outras funções do sistema operacional, daí que um dual (multi) boot vai bem.
Linux não é pra todo mundo.