Achei muito bonito o gnome que você postou, mas a imagem postada pelo Cleiton Nunes do gnome padrão é a do tipo que vi em screenshots, donde meu estranhamento com o gnome; tal imagem é parecidíssima com o XP (lembrando que não sei o conceito como ele opera). Quanto a customizar, como disse prefiro o que vem por padrão, e "casei" com o Unity, e não trava não.
Bom final de domingo.
Boa noite,
O Gnome 3 é bonito mesmo, eu achei o máximo quando testei. Muito simples de usar, intuitivo e tal. Tudo que uma interface precisa para ser produtiva. Mas alguns "dinossauros" do Linux não gostaram da mudança do Gnome 2 para a versão 3. O Gnome 2 de fato pode lembrar o Windows XP pela simplicidade, mas no fundo ele usa alguns conceitos diferentes. A começar pela barra superior, que não existe no Windows, e parece ser a única característica do Gnome 2 que não mudou no Gnome 3. Essa barra, como você deve saber, tanto no Unity como no Gnome 2 e 3, reúne informações, como hora local do computador, som, além dos menus para desligar, etc. Desconfio que como no Unity ela também é personalizável, talvez até mais, aqui no Unity eu inclui um medidor de temperatura do computador e indicador de clima da minha cidade. Muito útil. Em nenhum Windows é possível essa personalização. Mas no Gnome 2 essa barra também tem um papel central: no canto esquerdo dessa barra, há um menu com todos os programas instalados. Sim, como no Windows, mas no topo da tela.
Na barra inferior, que de fato lembra muito o Windows por agrupar os programas em execução, há alguns acréscimos: Há um ícone da Lixeira e alguns ícones que servem para mudar de desktop. São 4 desktops no total. Não se engane, a Microsoft já confirmou que vai colocar essa função no Windows 10 e provavelmente vai vender como inovação ou, no mínimo, uma grande novidade. É novidade, sim, no Windows, mas no Linux já existe há anos e no Gnome 2 não é diferente.
Não sei porque você postou nesse tópico uma resposta para algo que estávamos conversando em outro. Convém não misturar para não deixar confuso para os visitantes e usuários que vierem a ler. Vou pedir para um moderador avaliar se deve mover para lá.
Bom domingo!