Autor Tópico: [Resolvido] Problemas com boot por pendrive  (Lida 21471 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2015, 03:47 »
1) É importante verificar a formatação se está realmente em FAT32 e uma verificação do pendrive do tipo scandisk incluíndo superfície não é uma má ideia;

2) Como esse computador possui unidade ótica, fazer um live-dvdroom pode ser uma opção;

3) Se não está conseguindo mesmo fazer subir o live-iso e sua intenção for instalar o sistema no hd, então fazer isso pelo mini.iso pode ser uma opção.
O mini.iso é um instalador em modo texto.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2015, 10:38 »
E se eu te disser que ja tinha visto isso do live na internet , tentei e nao funcionou vou tirar uma foto e te mostrar

http://i.imgur.com/CIiu9uG.jpg

Entao , eu ate poderia gravar um dvd (eu ate ja fiz isso mas foi com uma midia horrivel quase transparente que travava direto e esquentava o leitor , e que ate ja perdi) mas eu meu objetivo é instalar o ubuntu ou linux mint (que tambem ja tentei dar boot por esse pen drive e deu os mesmos problemas ) no meu computador e instalar o lubuntu no meu x140 para dar ele para minha mãe , o problema é que o x140 nao tem unidade otica.

Enquanto eu nao compro outro pen drive para testar vou tentar fazer esse scandisk

---
Editado pelos moderadores, reveja as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
« Última modificação: 05 de Abril de 2015, 10:29 por irtigor »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2015, 14:27 »
Ainda usando aquele live-pendrive que resulta na tela syslinux etc e tal, experimente renomear os arquivos do pendrive da seguinte forma:

isolinux --> syslinux (é a pasta/diretório)

isolinux.bin --> syslinux.bin

isolinux.cfg --> syslinux.cfg

Faça um novo boot para ver se inicia.

Editando (15:50):

Não vejo exatamente porque isso funcionaria, não parece fazer sentido, entretanto há posts dizendo que funcionou, o que é muito curioso.

Alguém lá no syslinux.org (Gene Cumm), diz assim (1):

"Renaming the isolinux.bin file to syslinux.bin will only lead to
confusion as it accomplishes nothing."

Em todo caso, como existem relatos contraditórios de outros usuários dizendo que funcionou e é algo muito fácil de ser feito e ser desfeito, então é tentar para ver o que acontece.


(1) http://www.syslinux.org/archives/2010-October/015748.html

« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 15:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2015, 14:29 »
Pode ainda experimentar formatar o pendrive em FAT16, a questão é como fazer isso no Windows, talvez tenha que usar a linha de comando dele e especificar a formatação desejada. Existem situações em que funcionou desse forma, usando FAT16.


-----------------------------

I could solve the problem.
Porteus USB stick can boot on the PC.

The root cause was FAT32.
I suppose the Bios cannot understand FAT32 file system.
I guess newer PC bios supports FAT32 ??

I format the USB with FAT16, then it was solved.

https://forum.porteus.org/viewtopic.php?f=81&t=1118

Editando (18:46):

Verifiquei no Windows 7 e na verdade é fácil formatar em FAT16.
No quadro normal de formatação existe a opção FAT (é apenas assim, sem indicação numérica do 16) e que corresponde a isso.
Também pode ser feito pela linha de comando do Windows e especificando o formato.

Creio que seja isso:

format X: /FS:FAT

só não pode errar a letra da unidade, que substitui o X acima, para não destruir o disco do sistema!

« Última modificação: 02 de Abril de 2015, 18:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #19 Online: 03 de Abril de 2015, 15:48 »
oi eu nao sei porque sempre que eu tento renomear a pasta isolinux todo o conteudo dela some

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #20 Online: 03 de Abril de 2015, 16:04 »
Entao , eu ate poderia gravar um dvd (eu ate ja fiz isso mas foi com uma midia horrivel quase transparente que travava direto e esquentava o leitor , e que ate ja perdi) mas eu meu objetivo é instalar o ubuntu ou linux mint (que tambem ja tentei dar boot por esse pen drive e deu os mesmos problemas ) no meu computador e instalar o lubuntu no meu x140 para dar ele para minha mãe , o problema é que o x140 nao tem unidade otica.

Enquanto eu nao compro outro pen drive para testar vou tentar fazer esse scandisk

Então, eu não tenho nada para acrescentar às excelentes dicas dadas pelo amigo druidaobelix, mas só para esclarecer uma dúvida que ficou para mim, você já tentou dar o boot nesse netbook LG X140 para ver se o boot ocorre? Estou perguntando isso apenas para afastar a possibilidade de ser o seu computador o causador desse problema. É apenas uma dúvida minha mesmo.

Outra coisa, quanto a mensagem que apareceu na verificação do pendrive pelo Lubuntu:
Não sei se eu fiz certo mas aqui apareceu "foram encontradas linhas de soma de verificação MD5 com formatação imprópria"

Eu não tenho experiência nisso, mas deduzo que seria um indicativo de que o problema está no pendrive, o que pode ser tirado a prova tentando dar o boot por um liveDVD, um DVD comum por aqui não custa mais de R$1, não deve ser muito mais onde você mora e serviria para tirar a prova e, sendo o caso, comprar um pendrive novo.

Boa sorte aí na solução desse problema!

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2015, 17:29 »
Então obrigado a ambos pela ajuda , se o problema não é a iso , nem o computador ( pois o mesmo que pareceu no desktop tambem aconteceu com o boot pelo x140 ) , entao acho que foi confirmado que o problema é no pen drive , comprarei um pen drive novo pra dar boot no x140 e um dvd para dar boot no Desktop.

Realmente um dos pontos fortes do Linux é a sua atenciosa comunidade , obrigado novamente.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 17:35 por JorgeW »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2015, 18:03 »
Citar
eu nao sei porque sempre que eu tento renomear a pasta isolinux todo o conteudo dela some

Não sei dizer porque isso possa esta acontecendo aí, /JorgeW/.

Após ter visto a sua mensagem peguei um pendrive que tenho aqui com um live-iso do Ubuntu 14.04.1, abri num Windows 7 que tenho em outro computador e renomeei a pasta e os arquivos normalmente, usando o modo gráfico do Windows, sem problema.

O que aconteceu após ter renomeado é que iniciei o sistema com a pasta e arquivos como syslinux e ele que até então funcionava normalmente, não mais conseguiu dar o boot, apareceu essa mesma tela de erro que aparece aí para você. Entrei novamente no Windows 7, voltei os nomes para isolinux, como eram originalmente, fiz o boot novamente e então o live-pendrive voltou a funcionar normalmente.

Conclusão: pelo menos aqui com este live-pendrive que tenho, não faz o boot com os nomes sendo syslinux, porém quanto a questão de conseguir renomear os arquivos usando o Windows 7 não encontrei nenhum problema.

Experimentou renomear usando a linha de comando do Windows (prompt de comando) e logando como Administrador?

« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 18:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2015, 18:10 »
Citar
comprarei um pen drive novo [...]

Antes de comprar um novo pendrive experimente a formatação FAT16 nesse aí que você já tem. Vai que funciona.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Problemas com boot por pendrive
« Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2015, 17:18 »
Oi hoje mesmo eu comprei um Sandisk Cruzer Blade de 8gb , cheguei em casa todo animado para testar ele com o Ubuntu 14.04.02 (que instalei no pendrive usando o Universal USB Installer) , fiz as modificações na BIOS , reiniciei o computador e adivinhem ... funcionou perfeitamente ;D (finalmente vim trazer boas noticias) agradeço novamente vocês porque sem a ajuda de voces eu ainda nao saberia de onde tava vindo o erro e espero que caso alguem tenha o mesmo problema que eu tive ela veja este topico e consiga resolver os seus problemas .

P.S:Só avisando que eu comprei meu pendrive em uma loja bem famosa , nao é para comprarem pendrives em qualquer lojinha por ai , grande abraço ;) .
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 17:20 por JorgeW »