Boa tarde à todos,
Renan Rischiotto e
Anderson_Coelho, eu não achei de maneira nenhuma o comentário do
Adriano R.N. ofensivo ou mesmo desnecessário, ele tem até certa razão.
Dá trabalho construir um texto desse tamanho sendo que isso não ajudará a corrigir esses problemas visto que quem tem poder para isso (a Canonical e seus desenvolvedores)
não irão ver esses comentários, e mesmo que vissem, dificilmente iriam pelo menos
considerar resolvê-los. Se fosse assim, eles teriam ouvido o feedback dos usuários quanto à adoção do Unity (que já adiantei aqui nesse tópico antes, que no começo considerei acertada), ou mesmo as críticas ao Nautilus, que são comuns tanto nesse fórum como nos internacionais (que confesso, não acompanho mas vez ou outra dou uma conferida), etc. Enfim, esses problemas citados são coisas básicas (para mim) que estão faltando em um sistema que promete ser "Linux para seres humanos" e até mesmo uma boa alternativa ao Windows. Mas eu não sei o quanto deixei de ser considerado "humano" de acordo com o que aprendi tanto no Ubuntu, como no Linux em geral ou mesmo até no Windows, mas para mim essas coisas ainda são básicas em um sistema.
Anderson_Coelho, eu não estou considerando abandonar o fórum por essas críticas que recebi, e te digo, já recebi críticas bem piores aqui, como também já citei aqui, quando perguntei se os usuários queriam se ver livres do software proprietário, ocasião na qual acabei causando a fúria de muitos usuários mais fanáticos. Mas considere: como
no caso do Tibia citado pelo Renan Rischiotto, ou mesmo em muitos outros que já apareceram aqui pelo fórum, onde eu
não tinha ideia de como resolver o problema e me dispus
a pesquisar uma solução, é assim que eu venho
aprendendo mais no Ubuntu e
Linux e ainda por cima
ajudando os outros. Dei uma possível solução (usar o PlayOnLinux) e pelo comentário de quem estava com o problema,
ajudou, resolveu
o problema que ele tinha. Mas aí um outro usuário critica esse método (não estou reclamando,
Renan Rischiotto). Desanima, não? E estando em outra distro, que não seja baseada no Debian ou mesmo o próprio Debian, como vou poder dar dicas para um sistema que pode ser completamente diferente do que estou usando? Ou mesmo: para quê usar esse fórum para conversar sobre Software Livre, Linux e Ubuntu sendo que ele anda muito parado? E ainda mais: quando há algum tópico apenas para debatermos determinado assunto, alguns usuários se enfurecem e acabam desrespeitando os outros e alguns defendem suas ideias com "unhas e dentes", como foi
recentemente aqui (o
Renan Rischiotto viu isso, ele que criou o tópico)? Enfim, não estou dizendo
que vou abandonar o fórum,
não tomei essa decisão ainda, pois não sei qual será o futuro sistema do meu computador, se irei
encontrar alguma distro que eu goste e que ache completa, ou se passarei a usar Windows, não tenho nada certo ainda.
rjbgbo, obrigado. E te digo que muitos usuários antigos do Ubuntu também se sentiram propensos a mudar de distro e muitos até mudaram, acompanho o fórum já faz certo tempo e posso te dizer que vi muito isso ocorrer. O Unity por um tempo me atendeu até bem,
mas no dia-a-dia,
para meu uso, ele apresenta esses problemas e limitações citados no início do tópico, me deixando sem opções para tarefas que são feitas de forma nativa e simples em outros sistemas (como no Windows). Bom que você tocou na questão de consumo de RAM, como eu disse no início do tópico, não queria fazer comparações entre sistemas diferentes, mas desde o Windows Vista até o Windows mais atual (seja o Windows 8.1 ou Windows 10), a exigência de hardware para rodar o Windows é praticamente a mesma, enquanto alguns usuários mais experientes aqui já falam na necessidade de usar pelo menos um Core i3 para rodar bem o Ubuntu, e te digo que 2GB de RAM até dá para usar o Ubuntu, mas já fica apertado.
Enfim, mais uma vez obrigado à todos pelas respostas e comentários!