Autor Tópico: [RESOLVIDO] Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE  (Lida 8184 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Online: 15 de Novembro de 2015, 14:03 »
Boa tarde pessoal,bem estou com uma pequena dúvida aqui no meu problema,  eu recentemente instalei o software Modellus X, pelo Wine até ai tudo bem, no entanto como meu professor utiliza a versão 4.01 desenvolvida pela equipe de Vitor Duarte Teodoro, esse software para quem não conhece é utlizado como ferramenta de simulação de fenônemos físicos.
Bem agora entramos diretamente no meu problema, para instalação do modellus 4.01 ele retorna a mensagem de erro "modellus dont be installer in JRE Smaller than 1.6", o que eu não consigo entender é que a minha versão java é 8, e bem quando pesquisei muito sobre o assunto e não consegui muito êxito, queria saber se são coisas independentes, tipo olha o resultado no meu terminal
willsirdark@willsirdark-C14CR21:~$ java -version
java version "1.8.0_66"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_66-b17)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.66-b17, mixed mode)
willsirdark@willsirdark-C14CR21:~$

se a versão do JRE Java é menor que 1.6, como atualizar? tentei fazer sudo apt-get update e depois sudo apt-get install JRE e o retorno foi que a versão que se encontra já é a mais atual?!! não entendo como proceder diante disso...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, 20:30 por Zeraszel »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2015, 22:07 »

Bem eu Encontrei esse texto aqui na pesquisa, esse tutorial mostra como atualizar o Oracle Java no Linux
http://pt.wikihow.com/Atualizar-o-Oracle-Java-no-Ubuntu-Linux
agora a minha dúvida é a seguinte, será que devo seguir esse tutorial para fazer com que a versão JRE do Java esteja atualizada, apesar da versão do meu java já ser a mais atual, enfim deixou a pergunta aos membros do forúm aqui mais experientes no assunto...

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2015, 16:41 »
Galera eu realmente preciso instalar esse programa, mas ele me retorna a mensagem de erro dizendo "modellus 4.01 cannot be installer in systems with JRE Smaller than 1.6"o que eu não consigo entender, esse tutorial que encontrei pode ajudar nisso? estou sem alternativas no momento
« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, 22:53 por Zeraszel »

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2015, 17:10 »
Uma coisa que notei é que, por se tratar de um aplicativo Java, não é necessário usar o Wine. E seu sistema está retornando corretamente a disponibilidade da JRE 1.8 (Java 8) mais recente. Reveja as instruções de instalação do aplicativo.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2015, 00:35 »

O aplicativo é do tipo MS/DOS executável do Windows para ser rodado no Wine, mas quando tento executar me retorna a mensagem de erro que não pode ser usado em sistemas com JRE menor que 1.6, ai é onde entra o problema

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2015, 03:02 »
Só um detalhe:

O Java do Ubuntu não é o Java do wine.

Você instalou o Java no wine certo?

Wine não é um emulador, ele "traduz" algumas API do Windows pra serem "lidas" pelo Linux.

Java é um sistema "stand alone", e deve ser instalado o Java para Windows no wine, caso contrário acontece o que você relata.

Só não entendi porque deseja instalar a versão Windows no wine se existe a versão para Linux.

http://modellus.co/index.php/pt/baixar
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 03:08 por Tota »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2015, 21:50 »

Bem eu instalei a versão do java para linux, através do terminal usando apt-get
Na verdade essa versão ai disponibilizada é a X, a que eu queria instalar é essa aqui desse link
http://docente.ifrn.edu.br/alessandrorolim/informatica-aplicada-a-fisica/software-modellus-4.01/view
que é a que está sendo utilizada no minicurso, bom o palestrante também tem um site sobre o software em que ele disponibiliza para download e explica como baixar e instalar, link na descrição
http://professorhumbertooliveira.blogspot.com.br/p/modellus.html
Entendi o que vc disse Tota, eu não instalei o java no wine, então para que ele funcione devo fazer isso. muito bem obrigado pela dica...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, 22:57 por Zeraszel »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Instalação do software Modellus 4.01 no Ubuntu 14.04 com problemas de JAVA JRE
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2015, 09:02 »
Acho que encontrei a resposta, o software modellus 4.01 não pode ser instalado em versões de Java superior que 6, visto que ocorre algo parecido com um software nessa discussão desse link
https://answers.launchpad.net/sikuli/+question/193511
Então acho que podemos encerrar o tópico, já que não tem mesmo solução, vou usar a versão para linux, que é a que eu estava usando anteriormente, só pensei em mudar por causa do minicurso, bem valeu pessoal por ter tentado ajudar ;D

Resolvi o problema com a versão java do programa, era só ter instalado a versão modellus 4.01 em java, descrita no link
http://professorhumbertooliveira.blogspot.com.br/p/modellus.html
agora queria ver se tem como colocar ela como atalho no desktop, ela tipo abre com o gerenciador de programas compactados, com a seguinte extensão Modellus#X.Jar, onde X é um número de indentificação da versão, queria deixar ela no desktop para fácil acesso, alguma idéia?
« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, 11:00 por Zeraszel »