Caraca, apt-get quebrador de sistemas???
Minha nossa, acho isso um tanto radical. Acho que todo gerenciador de pacotes tem seus problemas, mas daí para o apt-get ser considerado um quebrador de sistema é ir um pouco longe demais.
Vou falar por minha experiência pessoal, sem ficar batendo em considerações técnicas. Já uso Linux faz algum tempo como sistema principal, lá se vão 12 anos nisso, se for contar quando conheci Linux aí vamos voltar ao Slackware 3.6 distribuídos em CDs ROMs de 1998!
Já usei e testei quase tudo e nunca quebrei sistema por causa do gerenciador de pacotes! Sempre foi culpa deste operador entre a cadeira e o teclado! Já cansei de forçar instalação de pacotes mais novos que quebravam a estabilidade do sistema! O gerenciador avisava de erros de dependências.
Concordo plenamente que o apt-get pode não ser o melhor, eu pessoalmente acredito que o yum e principalmente o zypper do Opensuse são melhores em controlar as dependências do sistema.
O zypper só falta te carregar no colo, parece uma mãe te avisando tipo: "Meu filho, vai dar derma isso aí que você quer, mesmo assim, vou te dar 3 opções de como tentar contornar essa caca, mas é isso mesmo que você quer? ? ? ?"
Aí o camarada aceita executar uma ação que deliberadamente vai no mínimo deixar o sistema instável e vai culpar o gerenciador de pacotes?
E ele cumprindo sua função! Te avisa:" Animal! Vai quebrar!"
E você pisa fundo no acelerador e culpa o gerenciador?
Acredito sim que na maioria dos casos o operador do sistema é o responsável principal pela quebra do sistema!
Até hoje, se eu nunca estiver tentando/usando repositórios não oficiais e nem um PPA da vida que vá alterar pacotes críticos do sistema, nunca quebrei sistema por culpa do gerenciador de pacotes! Seja apt-get, yum, zypper, packman ou qualquer outro gerenciador de pacotes!