Olá amigos da rede Ubuntu! Aqui vai um relato da minha experiência com o Ubuntu 16.04 em um PC antigo. O artigo original deveria ser com dois Pcs antigos, mas foram tantos os problemas com a segunda máquina que foi impossível fazer um teste!
Foi exatamente isso que me levou a testar o Ubuntu 16.04. Os inúmeros relatos de problemas e lentidão. Então resolvi pegar pesado e usar duas máquina antigas que tinha aqui pra testar.
O Pc antigo em questão é um
Sempron 140 (2.7GHz) com 2GB de RAM e uma placa de vídeo Nvidia GeForce 8400Gs mais HD Sata de 500GB. O Sempron 140 é um processador de meados de 2009 com apenas um 1 núcleo e 1 thread. No
CPU Benchmarks ele tem apenas
740 pontos! Para efeito de comparações um
Core 2 Duo E8200 já tem
1892 pontos. Enfim, certamente ele está longe de ser o processador minimamente ideal para rodar o Ubuntu. A coisa só não fica pior por conta da placa de vídeo dedicada
GeForce 8400Gs, 1GB DDR2 e 64bits. Usei a versão 32bits devido a quantidade de RAM. O
Tempo de instalação foi de cerca de
45minutos! O sistema de arquivos foi o
XFS, usei as dicas do meu tópico sobre o XFS!
O
tempo de inicialização é de 40.7 segundos, do grub nas opções de kernel até a tela de login com o som dos tambores característicos do Ubuntu. Depois
da tela de login até o Unity aparecer na lateral esquerda são mais
25.3 segundos! Ou seja, mais de 1 minuto para poder usar o sistema. Tempo de
desligamento?
13.6 segundos. Notei que se usar muitos programas por algum tempo, principalmente navegadores ou navegar no compartilhamento de arquivos do samba, esse tempo de desligamento aumenta muito. E descobri o motivo depois, já conto pra vocês!
Usei o cronometro do celular. Sem nada alterado para desempenho (fora o XFS) e sem nenhum serviço ou efeito desligado!
O consumo inicial de RAM para um sistema 32bits é alto, pelo menos para um Linux em minha opinião pessoal! São
440MB quando não tinha desligado nada do sistema, só instalação padrão!
Com poucos aplicativos abertos pula rapidamente para
600MB! Com o Firefox aberto, chega fácil nos
800MB. Com várias abas abertas passa de
1GB!
Depois de instalar o Synaptic, eu não uso Software Center e nem Atualizador de programas, só o velho terminal ou o synaptic, e ativar os repositórios que uso ele já mostrou 77 pacotes a serem atualizados em menos de 1 mês de lançamento! Não ativei o repositório proposed! Foram 740Mb de atualizações!
Essa nova versão do Unity tem visual mais bonito que as anteriores. Eu testei o 16.04 em modo Live em duas máquinas modernas, no meu A10 7850k e no Notebook com Core i7 e placa de vídeo dedicada. Essa nova versão do Unity voa em relação as versões anteriores! Com HD SSD então … É preciso de músculos para tocar o Unity!
Com o Sempron 140 a coisa é bem diferente. Mas me surpreendi com o desempenho geral sem alterar nada do sistema, achei que ia ficar muito pior. Então resolvi arregaçar as mangas e começar a brincar com o sistema. Aí a coisa ficou feia. Eu explico. Comecei a desligar serviços e efeitos do Unity e o resultado prático em relação a consumo de RAM foi quase nulo! E juro a vocês que eu desliguei muita coisa.
Há, descobri que o
rcconf não funciona mais com o
systemd. Tem que usar o
Bum. Para quem não sabe o rcconf e o Bum servem para desligar ou ligar serviços do sistema. Um olhada atenta no htop e logo vejo uma infinidade de serviços atrelados ao systemd e o compiz velho de guerra que não podem ser desativados. É isso mesmo, notem bem é a união
Systemd + Gnome + Compiz + Unity é que forma o Ubuntu 16.04. E você não pode se desfazer disso tudo! Ele quer arrancar quase o sistema todo se quiser remover algum pacote importante do sistema. Resumindo, você não é dono do seu sistema! Para quem já usou ou usa Arch Linux, só um exemplo, você faz o que quer, usa só o necessário e ele não quer remover quase todo o sistema mesmo mandando remover coisas importantes. Esse é o preço que se paga por ter tantas coisas automatizadas no Ubuntu.
Eu desativei o
plymouth ( a tela de carregamento e desligamento do Ubuntu, pra você não ficar vendo letrinhas passando na tela do monitor), só desativei pois removê-lo seria como remover o sistema junto! E aí descobri o motivo da demora no desligamento depois de usar por muito tempo o Ubuntu. É o Network Manager, ele pode levar até 1 min e 30 segundos para desligar! Ele mostra isso na tela, o tempo que ele leva para desligar-se. Evidentemente você só vê isso se você desligar o plymouth.
É muita coisa pra o sistema tomar conta, as lentes do Unity e o sistema de indexação consomem um horror de processamento do sistema. Eu desliguei tudo! Só mantive a lente das aplicações. O sistema fica muito melhor sem isso e mais um monte de coisas que eu não uso. Por isso tem gente reclamando de lentidão após começar a instalar programas e encher o sistema com seus dados.
Eu gravei um vídeo para demostrar o 16.04 com essa máquina. Comecei a gravar da hora que digitei a senha na tela do login. Foi muito serviço pra deixar este sistema assim! Zero de compilações! O Driver proprietário da Nvidia está instalado, é a versão 340. Com o driver proprietário instalado o consumo de RAM aumenta, mas a carga no processador diminui cerca de 10%! Uma folga enorme para um Sempron 140 carregando o Ubuntu!
O outro Pc seria um Atlhon 64 X2 com vídeo Onboard da Nvidia, um GeForce série 6. Foi só pau! Com o Driver livre da Nvidia o unity trava ou mostra uma tela cheia de artefatos quando vou usar o dash. E com o driver proprietário da Nvidia ele não faz Login! Entra e sai! Uma bomba! Tentei várias dicas e nada!
E com vocês o vídeo em questão, eu sei que não tá legal, foi gravado do celular mesmo. Mas o que interessa dá pra ver!
https://www.youtube.com/watch?v=OGkz1ABnKnUAs minhas sugestões se quiser fazer uso do Ubuntu em máquinas limitadas são:
- Não use ext4, ele prende demais o sistema por usar muito do processador
- Desligue tudo o que puder, mas tudo mesmo
- Use uma placa de vídeo dedicada, mesmo que antiga e de 64bits, este é o ponto principal, sem ela seu sistema vai se arrastar. Foi o que aconteceu com o outro Pc que não pude fazer o mesmo teste
- Tenha no mínimo 2GB de RAM
Eu instalei o Lubuntu 16.04 nos dois PCs mencionados acima com total sucesso e desempenho muito superiores! Com o Lubuntu a placa da Nvidia Onboard funciona numa boa com o driver proprietário.