Bom dia pessoal.
estou precisando criar para uma empresa um servidor de email marketing ( antiga mala direta kkkkkk )
problema é que eu não tenho muita esperancia nisso, não sei nem por onde começa, alguém ai
podia me dar uma mãozinha nessa galera .
Agradeço a todos desde já.
Marcelo Almeida.
Olá Marcelo, o post é super antigo, mas queria deixar aqui uma solução, pois pode ser útil para outras pessoas.
Pelo que entendi objetivo é criar um servidor de email, dentro da rede da empresa, utilizando soluções open source e grátis. Você já tem o domínio registrado.
Bom, tem como criar até com um raspberry ou pc antigo aí do trabalho. Eu criei com um raspberry Pi 3B e funciona perfeito.
Você não precisa de IP fixo como informaram no texto, pois você pode utilizar o serviço de DNS dinâmico que atualiza o IP do seu servidor com a empresa de registro do domínio. Fiz isso no Google Domains e cada vez que o IP do meu servidor muda, ele altera e funciona perfeito. O que você precisa:
- Realizar alteração no DNS, criar um subdomínio mailmarketing.seudominio.com
- Criar outras entradas DNS para SPF, DKIM e DMARC
- Instalar sistema operacional ubuntu no seu computador ou raspberry
- Instalar Postfix, Dovecot, Roundcube, etc
- Depois é só configurar de acordo com suas necessidades.
- Em questão de SPAM, a medida que a autoridade do seu domínio aumenta, as mensagens cada vez menos serão marcadas como SPAM
- Uma entrada DNS do tipo PTR é importante para gerenciar o DNS reverso. Isto também auxilia a ter menos mensagens marcadas como SPAM
- Abrir as portas do roteador da sua empresa, para que o servidor consiga enviar as mensagens
Eu tive o mesmo problema que você relatou, quando o Google encerrou a oferta de caixas de email grátis para pequenas empresas (G Suite), também tive que criar meu próprio servidor de email para cortas custos.
Eu fiz um passo a passo e documentei no meu site pessoal. Não tenho certeza se posso postar o link aqui. Mas está extremamente bem detalhado, com fotos de quase todas as etapas.
Tutorial como criar Servidor de Emails completo no Ubuntu:
https://viniciuspaes.com/servidor/tutorial-criar-servidor-emails-ubuntu/