Desculpem a demora pra responder, tive que resolver uns "pepinos" do trabalho no fim de semana.
@zekkerj, não fiz o teste de desligar bruscamente o notebook, pois a interface não conecta nem no windows.
Porém, descobri que minha placa tá ok. Tive que assinar outro plano de internet de outra operadora e ao conectar o cabo no novo modem, minha placa reconheceu imediatamente, então só pediu a senha e conectou normalmente (isto tanto no ubuntu, quanto no windows).
Mas o curioso é que o antigo moldem que não conectava pelo meu notebook, continua sem conexão, mas conecta normalmente em outro notebook que tenho em casa.
Fiquei sem entender: seria a configuração do moldem antigo que não tá batendo com a configuração no meu note especificamente?
É meu final de semana também não foi dos melhores, e pelo mesmo motivo. Estou "brigando" com os servidores de duas filiais nossas desde sexta-feira, pra reinstalá-los em esquema de máquina virtual, eles que eram físicos. Uma das filiais já está pronta, mas a outra eu vou ter que esperar chegar algumas peças daqui da matriz, o que pode levar até uma semana.
Mas enfim... vou começar te pedindo um grande favor. O dispositivo que vc se refere chama-se "MODEM". É um acrônimo que vem de "MOdulador/DEModulador". Procure não escrever a palavra com "L", pq é muito desagradável pra alguns (como eu).
De volta ao nosso assunto... realmente faz pouco sentido da interface não funcionar com um modem, e funcionar com o outro. Esse tipo de aparelho tem pouca ou nenhuma configuração que possa dar esse comportamento.
Mas... há uma coisa que
tem esse tipo de comportamento[/i]: o cabo. Quando com defeito, ou mal montado, ele faz exatamente isso --- funciona quando quer.
Então, se vc é da ideia de que qualquer prazer te diverte, e que acessando a Internet, o problema está resolvido, ficamos por aqui. Seria a minha escolha.
Mas se você é do tipo que quer descobrir e resolver qualquer problema, a primeira coisa a fazer é testar essa conexão do notebook ao modem antigo usando um cabo novo (de preferência, fabricado).
Eu cheguei a perguntar qual o tamanho desse cabo, em metros? Tipo, mais de 3m?