bem com a procura enorme desse assunto resolvi criar um tópico explicativo de porque as vezes para instalar um programa no linux não é igual ao windows.
abaixei pacote (.tar.gz),e não consigo instalar,o que eu faço?muitos e muitos usuários novatos ao chegar deparam com esse problema e não sabem o que fazer.
é que esses (.tar.gz) ou (.tar.bz2) ou (.tgz),etc não são os pacotes que você deve abaixar
vamos a uma explicação do que seria esses pacotes:
Pacotes de Código Fonteesses pacotes não são o programa já para ser instalado,ele é o codigo fonte (textos que formam o programa,mas ainda precisa ser criado ele),esses pacotes não são o que você deve abaixar para instalar no ubuntu linux.
no windows é muito raro um programa que se distribua com código fonte,mas sempre distribuem o programa já pronto (.exe) os executáveis do windows,no linux para instalar facilmente são os (.deb) que são facílimos de ser instalados tão fácil quanto um (.exe) do windows
então quando você achar um programa de linux para abaixar,não abaixe o código fonte mas abaixe o (.deb)
então pacotes como (.tar.gz) são sempre código fonte?nem sempre,esse pacote (.tar.gz) entre outros são pacotes compactos, como o (.zip) e o (.rar) que são usados bastante no windows,ao ir em um site abaixar o programa que você quer, deverá ter o código fonte em (.tar.gz) e o para instalar facilmente em seu ubuntu os (.deb),mas raramente existe alguns programas que não distribuem código fonte em (.tar.gz) como o caso do firefox pelo site (mas o firefox vem por padrão no ubuntu e na lista de repositório,que você vai entender mais sobre repositório no fim do tópico) que ele é apenas o programa em si,tire do pacote os arquivos e execute ele (a mesma coisa que faria com um .zip no windows)
um exemplo pratico:
o emule de windows, você já deve ter usado ou visto falar né? se você for na pagina dele terá o executável do emule (.exe) para você instalar, tem o código fonte para windows quem vem em (.zip) e o programa emule com os arquivos já na pasta não necessitando instalação,chamado de binários que também se encontra em (.zip),e basicamente essa composição do linux só muda as extensões.
mas como eu posso saber se é o código fonte?no site sempre fala alguma coisa,mas procure os pacotes (.deb) antes de tudo,caso não ache dai veja os outros
não tem o pacote em (.deb) o que eu faço?isso é raro acontecer,quase sempre tem,mas pode ser que realmente não tenha (procure bem,as vezes tem e você não viu),e você quer instalar esses pacotes de código fonte então recomendo você falar com algum amigo ou pedir no tópico do Getdeb para criar o (.deb) para você:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10494.0pois o processo de compilação é algo complicado para iniciantes,os pacotes (.deb) foram criados no intuito da simplificação,que não é apenas um passo mas uma serie de passos a serem seguidos e pacotes adicionais adicionados para poder instalar o código fonte
uma recapitulaçãovocê deve abaixar os arquivos com extensões (.deb) que seriam equivalentes a facilidade de instalação aos (.exe) do windows
nem sempre você precisa procurar muito para achar seu programano ubuntu tem um programa chamado synaptic que cuida da instalação de programas que estão no repositório (local para abaixar arquivos oficiais do ubuntu).
Sistema > Administração >
Gerenciador de Pacotes synaptice la é só mandar procurar seu programa e mandar instalar ele. e pronto,instalado
--------
acho que isso vai ajudar bastante,pois poderei redirecionar as duvidas para cá,pois essa duvida é freqüente,peço ao pessoal que se depara com o pessoal com esse problema coloque o link dessa paginas para que possamos tratar desse assunto em um só lugar.
Muito Obrigado
T+