Sabe qual foi a solução q eu encontrei pra resolver mais facilmente o problema de migração de usuários? Acredito q vc vai concordar comigo. Como cada distro resolve configurar tudo a sua maneira e as vezes de forma totalmente diferente as vezes isso complica muito a vida. Nesse caso eu simplesmente, com essa mudança pro ubuntu, mudei todos os programas específicos do gnome ou do kde pra outros como no caso do leitor de e-mail. Antes eu tinha usuários usando o kontact ou o evolution e agora todos usam o thunderbird. Isso me simplificou a vida e padronizou tudo.
Quanto aos diretórios eu também gostava da organização do mandriva, mas gostei também da simplicidade do ubuntu. Mas continuo achando q certas permissões já deveriam vir abertas por padrão. Uma maquina pra desktop não exige tanto (ou pelo menos ele deveria perguntar sobre nível de segurança). Eu como usuário não quero ter q me preocupar em receber permissão pra ouvir meus mp3 ou o gravar um cd. O q não é o caso de um servidor. E na minha concepção certas coisas nem deveriam vir numa instalação pra servidor. Quem vai se preocupar em fazer o som funcionar num proxy, firewall, NFS ou coisa assim? Hoje ta mais complicado pq as distros não estão dando muita opção, mas até um tempo atrás eu nem instalaria o X.
Bom... De qualquer forma felizmente to com praticamente todos os problemas resolvidos nessa migração pro ubuntu. E gostei tanto q estou até recomendando.