Enquete

se um novato no forum, postar mensagem que ja foi respondida em algum outro post.

a mensagem deve ser deletada pelo moderador assim que detectado (sem precisar avisar)
6 (19.4%)
deve receber atenção normalmente
25 (80.6%)

Votos Totais: 29

Autor Tópico: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts  (Lida 25596 vezes)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Primeiramente peço aos moderadores que se não quiserem que minha pesquisa siga em frente, é so me dar um alô que eu deleto o post.

Pessoal, tenho (temos) visto o crescimento do forum e de novos usuarios a cada dia no forum e com muito prazer,  faço parte deste processo,  mas uma coisa não muda...os iniciantes sejam no forum ou no linux,  eles nunca lêem os tutorias, não procuram primeiro nos post para ver se já tem o problema resolvido, postam em lugares errados, criam varios post, aumentando o trabalho dos administradores etc..  Então proponho uma votação para ver se o forum dá uma "peneirada" ou seja uma filtrada nas mensagens, para ficar somente as mensagens realmente produtivas. Basicamente minha proposta seria deletar mensagens do tipo, "não roda .wma", "não ouço .wma", "não vejo flash" etc. pois eu mesmo já estou cansado de postar links para os iniciantes para visitarem as seções de "iniciantes" "multimedia no dapper" etc. Queria deixar claro que não seria a ideia de menosprezar o intelecto do iniciante nem má vontade de ajudar mas apenas de disciplinar ao novato a buscar primeiro.

Vejam só, uma vez instalei o gentoo, e no forum deles somente fiz duas perguntas, pois alem deles têem uma vasta informação no site deles em portugues, os caras do forum não respondem bobagens, no inicio eu até pensei que era "sapato alto dos caras"mas não... era só procurar.

a ideia será permanecer por 07 dias a votação.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 22:15 por gony64 »

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:08 »
Eu gostaria muito que o Oráculo fosse feito:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/914

E o usuário só poderia fazer a pergunta dele em qualquer veículo depois de ter feito a pergunta ao oráculo. Iria otimizar muito o trabalho de todo mundo.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:13 »
Eu gostaria muito que o Oráculo fosse feito:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/914

E o usuário só poderia fazer a pergunta dele em qualquer veículo depois de ter feito a pergunta ao oráculo. Iria otimizar muito o trabalho de todo mundo.

E o nome é bastante sugestivo-original, lembrou-me o filme do Matrix ja pensou. "Pergunte primeiro ao Matrix ou Oráculo". (ví o link do kurt agora e realmente a ideia é esta mesmo) demais!

porque se o usuario novato aprende a postar uma nova mensagem, não será mais fácil ele aprender a procurar primeiro a resposta, ou ser direcionado apos o cadastro efetuado a um link de "iniciantes""tutoriais"etc.????
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 21:33 por gony64 »

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:21 »
não faz sentido isso...           o cara pode fazer uma pergunta trivial e ter pesquisado antes mais não encontrado nada pois não sabia bem como pesquisar...   


alem do mais, tem pessoas que não são nem acostumadas a mexer muito em foruns, eu instalei linux para um pessoal que eram meio lentos para mexer em qualquer coisa, simplesmente falei como posta uma coisa no iniciantes la, e ja entro aqui com certa frequencia para ver se algum deles pergunta algo la...      geralmente eles me vêm no jabber e resolvo o problema por mensagem instantanea mesmo...        mas esses dias passei horas para ensinar o cara a digitar um "sudo mousepad /etc/sources.list", acabei descobrindo que ele não sabia salvar o que eu mandei ele colocar no lugar do texto original porque simplesmente ele digitava o comando, ignorava o programinha que abriu e colava a lista de repositorios no terminal...                   uma pessoa dessas  acredito que vai postar pedindo ajuda de coisa que nos ja respondemos antes e não vai adiantar simplesmente mandar usar a pesquisa, uma vez que talves ela não vai saber o que escrever la ou em quais topicos olhar......


sou a favor de responder todas as duvidas, por mais bestas que paressam, se for coisa repetida, manda link tambem para o search e falando brevemente como que o individuo poderia ter feito para achar...      mas sou a favor de sempre responder o problema, nem que se for postando um link para a resposta...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:27 »
Como que não faz sentido ?


Eu sugiro você ler com atenção o que está sendo proposto. Ninguém está propondo uma recusa em responder dúvidas. Todas serão e deverão ser respondidas. O que está sendo proposto é uma forma de reforçar o hábito do usuário de consultar a documentação existente antes de fazer sua pergunta.

O exemplo que eu dei do Oráculo... seria um site com um campo escrito:

- 'Qual é sua dúvida ?'

e o usuário digitaria em pleno português:

- 'Quero tocar MP3'.

O sistema está configurado para responder todas as perguntas que contenham 'quero' e 'mp3' com uma página, wiki ou thread do fórum onde essa dúvida já está respondida. E no rodapé da página teria o seguinte link: 'Ainda tem dúvidas ou o procedimento sugerido não funcionou ? Clique aqui' e quando o usuário clicar, será exposto a página de submissão de pergunta aqui no fórum ou em qualquer outro sistema.

Repito:

Todas as perguntas serão respondidas. Ninguém está se recusando a responder. Só o usuário será submetido a uma documentação rica antes de perguntar. Sugiro que você leia o meu post no Planeta: http://planeta.ubuntubrasil.org/post/914

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:30 »
Cara... tava falando disso hoje! Ultimamente to passando mais tempo no Fórum e vendo quase tudo. Deu pra ver como ta aumentando o número de perguntas já respondidas umas 200 vezes! Só hoje tiveram vários tópicos.

vejam só tá tão fácil.... http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0 neste forum, mas a ideia do Kurt é demais mesmo...! adorei.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2006, 21:31 »
Foi mal, deletei sem querer...

Cara... tava falando disso hoje! Ultimamente to passando mais tempo no Fórum e vendo quase tudo. Deu pra ver como ta aumentando o número de perguntas já respondidas umas 200 vezes! Só hoje tiveram vários tópicos.


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2006, 00:40 »
Vocês já repararam na página de criação de tópicos? Poderia ter um aviso "intimidador", perguntando se a dúvida ou o tópico a serem postados já não foram procurados antes!

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?action=post;board=20.0
(seção para iniciantes)

Aviso antes da edição/criação do artigo!

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ilhas_Desventuradas&action=edit


http://desciclo.pedia.ws/wiki/Desciclop%C3%A9dia:Criar

Acho que um aviso na página de criação de tópicos poderia ajudar no problema! Um jeito mais pedagógico!

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2006, 00:57 »
gostei da ideia do oraculo, mas enquanto não é implementada acredito que devemos responder todas as perguntas, já que a ideia aqui é estimular e apoiar o uso do ubuntu ;)

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2006, 01:05 »
gostei da ideia do oraculo, mas enquanto não é implementada acredito que devemos responder todas as perguntas, já que a ideia aqui é estimular e apoiar o uso do ubuntu ;)

Eu vou ter que repetir mais uma vez porque as pessoas insistem em entender errado: jamais perguntas deixarão de ser respondidas, apenas deixarão de ser perguntadas pois antes que o usuário as faça ele terá acesso a resposta !

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2006, 07:56 »
o que eu falei que não faz sentido é isso:

"a mensagem deve ser deletada pelo moderador assim que detectado (sem precisar avisar)"


totalmente juselitagem, a melhor coisa é ensinar o cara a usar o search e wikis no topico criado, alem de resolver a duvida dele...              se o topico simplesmente sumir vai ter novatos perdidos por ai aos montes....

oraculo paresce ser interessante tambem...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:05 »
Não seria possível nós liberarmos para um usuário novato apenas o post na sessão de iniciantes? Ou seja, durante um determinado tempo ele so pode postar suas duvidas lá e todo novo post seria acompanhado de uma mensagem pedindo a ele para procurar por duvidas já respondidas mais o principal é ensinar o usuário o procurar. Pois muitas vezes ele nao encontra a resposta a sua duvida simplesmente porque nao sabe como procurar.

Isso faria com que as outras sessões ficassem menos poluídas e facilitaria o trabalho da moderação, além de instruir ao novo membro como funciona o fórum.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2006, 10:51 »
o problema é saber se ele é novo no linux ou no forum...              vai dar trabalho para ficar mudando o cara de  iniciante para experiente, sem contar que isso não poderia depender do numero de posts, uma vez que usuarios como eu que passaram uma semana pesquisando e testando comando, com apenas uns 5 posts no forum e uma semana de registro do nick ja tinha lido dezenas de outros posts, talvez mais que pessoas com muitos mais posts que eu...


sinseramente, quanto a proibições ou deleção de topicos a tendencia é dar derma na maioria dos casos, o ideal mesmo é quem usa o forum ter sempre um pouco de paciencia por dia para instruir quem esta comessando...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:13 »
Pesquisar depende de 02-03 cliques, postar um novo tópico e ainda tentar explicar o problema e os outros tentarem interpretar o problema, indicar o comando, etc. aff!
emfim, não que minha vontade seja a mesma, mas creio eu que para a maioria dos usuários com mais de 01 ano de forum, se sente entediado muitas vezes de ver os mesmo problemas sendo postados com pelo menos uns 10 post que ja foram respondidos, e ainda mais com vários-vários-vários tutoriais, indices, seções próprias, guias-oficiais etc. e o forum inchando em post "inuteis", digo inúteis porque já foram repondidos (não porque não serve mais pra mim, não me achem arrogante), mas porque não acrescenta nada.

Ao staff, sugestão: deveria aumentar os nomes e  campo do "pesquisar", pra ver se utilizam mais....!
 :-\