Instalando e configurado o DrupalEssa é pra quem quer ter o Drupal rodando no seu Ubuntu Server. O Drupal (
http://www.drupal.org ) é uma ferramenta do tipo CMS. Com ele pode-se criar um site com fórum, blog e outros recursos em poucos minutos. Recomendo a todos entrar no site oficial para mais informações.
Para instalar, recomendo a todos utilizarem o Ubuntu Server com o LAMP já configurado. Após a instalação, baixe no site do Drupal a versão mais nova. Recomendo a série 4, pois é estável. Além disso esse tutorial está voltado para esta versão. Para fazer o download pelo Ubuntu Server, que possui inicialmente só o modo texto, utilize o wget. É só dar wget caminho completo do link do tar.gz do Drupal.
Após o download, descompacte com tar -zxvf nome_do_pacote_drupal.tar.gz.
Agora crie um diretório para o Drupal no seu servidor:
sudo mkdir /var/www/drupal
Crie um sub diretório dentro agora:
sudo mkdir /var/www/drupal/files
Agora recomendo a instalação do PHPMYADMIN para gerenciar o MYSQL.
sudo apt-get install phpmyadmin
Com o PHPMYADMIN instalado, entre via Firefox em outro PC no seu servidor. Como utilizo aqui o Vmware para meus servidores virtuais (fins de estudo), entro pelo IP 10.0.0.3. Será listado algumas pastas e entre elas possui o PHPMYADMIN. Entre com o usuário. O usuário utilizado é o root e sem senha. Mas calma! Agora vem o ajuste para isso. Mudar a senha do root no PHPMYADMIN.
No phpmyadmin vá em Privilégios. Serão listados vários usuários. Você verá que o root, no campo senha estará com o Não em vermelho para chamar a atenção para uma brecha. Clique no lápis e na nova tela que abrir, há uma parte para alteração de senha. Clique nela e defina a nova senha. Faça isso para ambos os roots (o localhost e do nome do servidor). Clique em executar para gravar as senhas.
Agora com a senha definida, vamos criar um novo usuário para o Drupal acessar o MySQL. De volta a página principal do PHPMYADMIN, vá novamente em Privilégios e clique em Adiciona novo usuário. Na nova janela, altere apenas o campo Servidor para localhost. Em nome do usuário, defina o nome. Vou adotar o padrão drupaluser. Digite drupaluser e defina a senha para o usuário. Na parte debaixo, há a parte de configuração para privilégios do usuário no MySQL. Marque as seguintes opções:
Em dados - Select, Insert, Update e Delete.
Em estrutura - Create, Alter, Index, Drop e Create Temporary Tables
Em administração marque apenas Lock Tables
Agora com tudo configurado, mande executar. Pronto! O usuário do Drupal está criado! Agora vamos criar o banco para o Drupal.
Volte a tela principal e em Criar novo banco ponha drupal. Pode ser outro nome, mas vamos adotar esse para o exemplo. Clique em criar. Pronto! O banco está criado! Agora vamos botar a mão na massa para o Drupal rodar e associar o usuário do Drupal ao banco de dados criado.
Ah! Mas antes de sair do PHPMYADMIN, reinicie o banco do MySQL. É só clicar em Reinicializar MySQL.
Novamente no shell do Ubuntu Server, mova os arquivos do Drupal descompactados no início desse guia para a pasta criada para o Drupal:
sudo mv drupal_x/* drupal_x/.httpacces /var/www/drupal
Agora o toque final!
sudo chown www-data:www-data /var/www/drupal/files
Isto vai permitir que o Drupal tenha permissões para escrever suas configurações neste diretório.
Para finalizar a configuração do Drupal, vamos associar o banco de dados:
mysql -u drupaluser -p drupal < /var/www/drupal/database/database.4.1.mysql
E agora vamos dar permissão ao usuário conectar via Drupal no MySQL. Edite o arquivo:
sudo vi /var/www/drupal/sites/default/settings.php
Sugestão!!! No caso do Ubuntu Edgy Server, instale o vim completo. É mais simples e prático:
sudo apt-get install vim
Procure neste arquivo a sessão:
$db_url = "mysql://drupaluser:drupalpass@localhost/drupal";
Troque o drupalpass pela senha que foi definida para o usuário do Drupal pelo PHPMYADMIN.
Outra recomendação! Edite mais o arquivo /etc/php5/apache2/php.ini para aumentar a memória para o PHP. Procure a sessão:
memory_limit
E aumente de 8MB para 32MB.
Agora é só entrar pelo navegador de uma estação no ip do seu servidor drupal e clicar em Drupal! O primeiro usuário que será criado será o administrador deste sistema CMS.
Aproveite!!!
Sites que utilizam o Drupal: Br-Linux.org, Mozilla.com...
É muito fácil e prático.
Uma outra recomendação e compartilhar a pasta, seja via Samba ou NFS do Drupal. Com isso você pode através de outra estação por modo gráfico instalar o pacote de tradução para português, instalar novos temas, módulos, etc. só colando o arquivo no compartilhamento.
Até mais e curtam o Drupal!!!