Autor Tópico: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)  (Lida 10333 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Online: 11 de Janeiro de 2007, 02:13 »
A idéia de criar esse tópico surgiu depois de fazer busca nesse fórum para a palavra-chave "torrent", e após ter lido mais de vinte tópicos (todos! aff...) ainda assim não saber qual cliente usar.
 
Infelizmente no linux não temos as unanimidades bitcomet e utorrent do windows.
Faltam os ditos "programas definitivos" como temos em outras categorias, como suite escritório (openoffice) gravação de cds (K3b), vídeos (mplayer, xine), navegador (firefox) e por aí vai...

É para facilitar a vida de quem chega que eu quero sugerir um modelo de tópico prático e rápido tanto para pesquisar, quanto para ler.
E talvez - caso funcione para o que foi proposto - criar para outras categorias de softwares também. Eu penso que esse tipo de padronização seja bastante construtiva num fórum como esse.

Não seria um tipo tópico pra se discutir instalação, problemas ou bugs, e sim para pequenos reviews e comentários.

O modelo é o seguinte:



===================================

_Nome do programa:

-Instalação            - (avaliação) - justificativa
-Funcionalidades   - (avaliação) - justificativa
-Estabilidade         - (avaliação) - Justificativa
-Consumo              - (avaliação) - justificativa
-(Outra categoria) - (avaliação) - justificativa

-Avaliação Final - Comentários

-Alternativas sugeridas - (é interessante que se faça um tópico avaliando também a tal alternativa)

===================================
EX:


>>Tópico: Lista de Music Players (testados e revisados pela comunidade)


>>POST 1:

_XMMS:

-Instalação          - (bom) - Via synaptic, nos repositórios oficiais.
-Funionalidades  - (péssimo) - Não possui biblioteca, nem acesso a rádios ou podcast, excessivamente simplista em todos os sentidos.
-Estabilidade      - ( - ) - Não sei, não usei muito.
-Consumo           - (bom) - Ele é realmente bastante leve, o que se explica por sua pouca diversidade de recursos

-Avaliação final - (ruim) - É um programaa muito limitado e ultrapassado, não gostei.

-Alternativa - Amarok, excelente, bastante completo, pena que é qt e talvez pese um pouco no gnome, mas é o melhor e mais completo



>>POST 2:

Caro "User qualquer", eu discordo quando você diz, na sua avaliação sobre o XMMS, que é um programa pouco funcional e ultrapassado, já que alguns use querem um programa apenas para ouvir suas mp3, e no caso do xmms ele é ótimo pois é leve sem bugs é eficiente no que se propõe, tocar mp3. Por isso minha avalição é a seguinte:

_XMMS:

-Instalação          - (bom) - Via synaptic, nos repositórios oficiais.
-Funionalidades  - (bom) - Pra que só quer ouvir suas mp3 é perfeito.
-Estabilidade      - (bom) - Nunca deu problema comigo.
-Consumo           - (bom) - Muito leve, roda em micros antigos, e nos novos não faz nem cócegas.

-Avaliação final - (muito bom) - Pra quem quer ouvir suas mp3 sem muitas firulas e sem ocupar muita ram ele é perfeito.

-Alternativas - tem também o BMP (beep media player) que é bem parecido e aceita skins do winamp.



>>POST 3:

_Rhytmnbox:

-Instalação..........
 ......

==================================================================================================   


E aí o que acharam, será que pega a idéia...vamos ver... Mas que isso facilitaria a vida de muita gente não há dúvidas. 
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 15:21 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2007, 02:18 »
 
Bom, eu fiz esse primeiro post como uma introdução para poder dar continuidade ao tópico (vou postar lá em críticas e sugestões também). Mas esse tópico é a Lista de clientes torrent. Então lá vai o primeiro review:

_____________________________________________________

__Azureus:

-Instalação          - (bom) - Via repositórios oficiais.
-Funcionalidades - (muito bom) - Permite múltiplos downloads, selecionar arquivos no torrent e pausar                 
                                                       downloads, DHT (busca mais peers)...   
-Estabilidade       - (bom) - Porém, costumam relatar alguns bugs: minimizado no systray sem mostrar ícone; 
                                             janela de erro não some...   
-Consumo            - (péssimo) - Muuuuuito pesado (a maldição Java)

-Avaliação final - (bom) - É provavelmente o cliente torrent mais funcional do linux, porém é muito pesado; se você tem 256mb de RAM ou menos, desista.


« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 04:53 por gabriel0085 »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2007, 09:34 »
Azureus:

-Instalação          - (fácil) - Via automatix.
-Funcionalidades - (excelente) - Permite múltiplos downloads, selecionar arquivos no torrent e pausar downloads.   
-Estabilidade       - (bom) - sem erros, sem travamentos, systray aparece perfeitamente.
-Consumo            - (alto) - consumo de memória alto, mas tendo 512 MB ou + de Ram você nem sente que ele está rodando.
-Avaliação final - (bom+) - Uma das melhores GUIs para baixar torrents no Linux, já havia testado o bittornado e aquele que vem padrão no gnome, mas ambos eram pobres em recursos e organização.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:41 »
Azureus:

-Instalação           -(Moleza) Via automatix
-Funcionalidades -(Boa) Continua os Downloads bem mais rápido que os outros
-Estabilidade        -(Boa) Ainda não deu nenhum bug comigo.
-Consumo             -(Boa) Não achei muito pesado não, e olha que só tenho 256 MB de Ram
-Avaliação Final   -(Boa) Vale a pena instalar e testar, mas se tiver usando Router tem que
                                                     redirecionar portas se não vai ser dificil pegar algo com taxas altas. E se
                                                     tiver usando o Dapper, prepare para ver uma mensagem de erro que não se
                                                     fecha de jeito nenhum.


Bittornado:

-Instalação           -(Moleza) Via automatix
-Funcionalidades -(Ruim) Não consegui pegar nada com boa taxa, demora um pouco para abrir, e
                                                       alem disso tem que abrir uma janela para cada download
-Estabilidade        -(Boa) Não tive problemas com bugs
-Consumo             -(Ruim) O fato de abrir uma janela para cada download deixa o pc um pouco lerdo
-Avaliação Final   -(Ruim) Vale a pena usar só pelo fato de continuar os downloads sem precisar
                                                       carregar tudo que já pegou como o cliente nativo do linux

Vlw
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2007, 20:21 »
_qbittorrent: (não confundir com "qtorrent")

-Instalação          - (regular) - Há pacotes .deb no site oficial. Porém, não está nos repositórios.
-Estabilidade       - (bom) - Não tive problemas.
-Consumo            - (bom) -  Ele é bem leve, ocupava no máximo uns 25mb de ram comigo.
-Funcionalidades - (ruim) - continua downloads de outros progs, pausa, DHT, seleciona arquivos...
                                          - Tive problemas quando queria baixar apenas um arquivo do torrent (no caso múltiplos arquivos no mesmo torrent). Ele criava a imagem de todos os arquivos, e mesmos que eu as excluisse ele recriava quando eu reabria o programa, assim, quando eu queria baixar apenas um episódio de um determinado seriado (cerca de 350mb) ele criava uma pasta com 4Gb, sobrecarregando meu HD.   


-Avaliação final (ruim) - O único defeito que encontrei foi esse dos torrents de arquivos múltiplos, mas como eu costumo usar muito essa função, a situação se torna impraticável. Quem constuma baixar um arquivo por torrent talvez goste do programa. 



« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 00:27 por gabriel0085 »

Offline Avocati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 10:58 »
Nome do programa: Deluge


-Instalação            - (regular) - DEB disponível para download no getdeb.net
-Funcionalidades   - (Bom) - Além das funcionalidades de série, pode-se usar plug-ins
-Estabilidade         - (Ótima) - Não tive problemas em relação a isso
-Consumo              - (Ótimo) - Ocupa cerca de 10mb de ram.

-Avaliação Final (bom)- Achei ele muito parecido com o Utorrent, é leve e funcional.
Aceita multiplos downloads e pode ser minimizado no tray.

Download: http://www.getdeb.net/category.php?id=17

-Alternativas sugeridas: Eu vinha usando o Utorrent via Wine, fica incrivelmente leve (ocupava 2mb de ram) mas tinha um problema de paginação, mas que não atrapalhava em nada, às vezes, tinha que clicar no ícone do tray para que ele mostrasse a janela.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2007, 09:13 »
O azureus para mim é o melhor em termos de funcionalidade.
Se você quer um cliente para colocar dedicado em uma máquina, que fica fazendo os downloads, enquanto você trabalha em outra máquina, podendo gerenciar remotamente tudo, ele é a melhor opção. Ele tem tudo que você pensar, RSS, interface WEB, auto-seed, controladores de tráfego... tudo mesmo.
Agora se você precisa de um para usar em sua máquina local, que não ocupe muitos recursos, então tem que conseguir outro.
Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Lista de clientes torrent (testados e revisados pela comunidade)
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2007, 13:31 »
Eu uso no meu Ubuntu 7.04 o Ktorrent do KDE.
Vou testar o Deluge.
Usar o programa feito p Gnome é muito melhor.
Eu ñ gosto do Azureus ele é muito pesado.
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 13:36 por rayabusa »

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII