A idéia de criar esse tópico surgiu depois de fazer busca nesse fórum para a palavra-chave "torrent", e após ter lido mais de vinte tópicos (todos! aff...) ainda assim não saber qual cliente usar.
Infelizmente no linux não temos as unanimidades bitcomet e utorrent do windows.
Faltam os ditos "programas definitivos" como temos em outras categorias, como suite escritório (openoffice) gravação de cds (K3b), vídeos (mplayer, xine), navegador (firefox) e por aí vai...
É para facilitar a vida de quem chega que eu quero sugerir um modelo de tópico prático e rápido tanto para pesquisar, quanto para ler.
E talvez - caso funcione para o que foi proposto - criar para outras categorias de softwares também. Eu penso que esse tipo de padronização seja bastante construtiva num fórum como esse.
Não seria um tipo tópico pra se discutir instalação, problemas ou bugs, e sim para pequenos reviews e comentários.
O modelo é o seguinte:
===================================
_Nome do programa:
-Instalação - (avaliação) - justificativa
-Funcionalidades - (avaliação) - justificativa
-Estabilidade - (avaliação) - Justificativa
-Consumo - (avaliação) - justificativa
-(Outra categoria) - (avaliação) - justificativa
-Avaliação Final - Comentários
-Alternativas sugeridas - (é interessante que se faça um tópico avaliando também a tal alternativa)
===================================
EX:
>>Tópico: Lista de Music Players (testados e revisados pela comunidade)
>>POST 1:
_XMMS:
-Instalação - (bom) - Via synaptic, nos repositórios oficiais.
-Funionalidades - (péssimo) - Não possui biblioteca, nem acesso a rádios ou podcast, excessivamente simplista em todos os sentidos.
-Estabilidade - ( - ) - Não sei, não usei muito.
-Consumo - (bom) - Ele é realmente bastante leve, o que se explica por sua pouca diversidade de recursos
-Avaliação final - (ruim) - É um programaa muito limitado e ultrapassado, não gostei.
-Alternativa - Amarok, excelente, bastante completo, pena que é qt e talvez pese um pouco no gnome, mas é o melhor e mais completo
>>POST 2:
Caro "User qualquer", eu discordo quando você diz, na sua avaliação sobre o XMMS, que é um programa pouco funcional e ultrapassado, já que alguns use querem um programa apenas para ouvir suas mp3, e no caso do xmms ele é ótimo pois é leve sem bugs é eficiente no que se propõe, tocar mp3. Por isso minha avalição é a seguinte:
_XMMS:
-Instalação - (bom) - Via synaptic, nos repositórios oficiais.
-Funionalidades - (bom) - Pra que só quer ouvir suas mp3 é perfeito.
-Estabilidade - (bom) - Nunca deu problema comigo.
-Consumo - (bom) - Muito leve, roda em micros antigos, e nos novos não faz nem cócegas.
-Avaliação final - (muito bom) - Pra quem quer ouvir suas mp3 sem muitas firulas e sem ocupar muita ram ele é perfeito.
-Alternativas - tem também o BMP (beep media player) que é bem parecido e aceita skins do winamp.
>>POST 3:
_Rhytmnbox:
-Instalação..........
......
==================================================================================================
E aí o que acharam, será que pega a idéia...vamos ver... Mas que isso facilitaria a vida de muita gente não há dúvidas.