Autor Tópico: Destruiu meu DVD.  (Lida 9033 vezes)

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Destruiu meu DVD.
« Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:13 »
Bem, o problema foi o Seguinte:
Instalei os codecs conforme vi no guia Ubuntu Edgy Eft, que é a versão que estou usando:

sudo apt-get install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-plugins-base
gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse w32codecs


instalei também:

sudo apt-get install libdvdLer3
sudo /usr/share/doc/libdvdLer3/install-css.sh
sudo apt-get install totem-xine

sudo apt-get install libdvdcss2


e finalmente instalei:

sudo apt-get install cdrdao vcdimager mjpegtools vcdtools transcode
sudo apt-get install movixmaker-2 normalize-audio mp3gain
sudo apt-get install mplayer mplayer-fonts mencoder transcode


Mas quando fui colocar um DVD de um filme para assistir, o totem reconheceu o filme, começou a rodar, e travou...
fechei o totem, mas o DVD não desmontava nem com porrada. Tentei desmontar de todo jeito, pelo terminal, mas a unidade dava como vazia. Tive que desligar o micro para que a unidade fosse desmontada. O PIOR, meu DVD (o filme) foi pra cucuia. Não rodava mais nem no aparelho DVD que tenho. Ok... pensei... deve ser um caso isolado.
Peguei um outro filme, funcionando, novo, lindo, e resolvi testar...
Novamente deu o mesmíssimo problema, e PERDI meu outro filme.  >:(
Enfim, alguém já teve este problema, já viu isso? o que fiz de errado?
O problema maior é o trauma, pois estou com medo de testar novamente e perder mais filmes.  :-\
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2007, 12:16 por Diepartus »
:)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:51 »
Não creio que a instalação dos pacotes que você discriminou tenham causado algum dano na parte física do seu computador. Digo isto, pois, o que você relatou é extremamente incomum, desconheço caso parecido neste fórum.

Acredito que o seu dispositivo para DVD já não esteja funcionando bem, causando travamentos nas ferramentas que o gerenciam. Se vai fazer uma nova experiência com mais uma mídia, então, sugiro que utilize o Windows.

É uma maneira de tirar esta história limpo.

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2007, 20:27 »
Não, não...
Antes de postar qualquer coisa, eu pesquiso cansativamente, e faço vários testes para tirar todas as dúvidas.
O meu leitor de DVD funciona perfeitamente, e está em bom estado. Tenho o Slackware instalado em Dual Boot, e roda DVD numa boa, e tenho o Windows XP no VMware, dentro do Ubuntu, no qual roda o DVD numa boa também. De vários sistemas operacionais que testei, nunca me aconteceu algo parecido. É claro que não se deve aos pacotes instalados, pois quando eu ultilizava o Dapper Drake não tive nenhum problema.
Estive pensando que talvez seja algum conflito de softwares, pois tentei executar o Kaffeine no momento da execução do DVD no Totem, e o sistema entra em conflito não respondendo quando faço isso. Não sei, são apenas conclusões, ou algum software mal-criado pode estar ativando o gravador do DVD, danificando a primeira trilha da mídia. Enfim, postei aqui somente para saber se é um caso isolado ou se alguém teve este pequeno problema.
:)

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2007, 20:59 »
Fique tranquilo porque o seu DVD realmente não tem nenhum problema.. eu tive o mesmo problema aqui usando o Edgy... ele destruiu todos os meus dvds gravados pelo windows... os unicos que funcionam corretamente são os que ja foram gravados pelo proprio Edgy.
Mesmo desativando a opção Gravar um CD ou DVD quando um disco virgem for inserido isso ocorreu sem nenhuma explicação.
Também me deram essa resposta de que meu gravador poderia estar com problema e como tenho acesso a equipamentos novos trouxe um gravador novo pra casa pra testar e o mesmo ocorreu utilizando esse equipamento.
Como ja não utilizo mais o Windows no meu pc isso deixou de ser um problema ja que gravo meus dvds com o Edgy e esses ele ainda não destruiu... mas realmente o problema existe e considero ele bem sério pra quem necessita utilizar midias que foram gravadas por outros sistemas.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:35 »
É bastante estranho esse problema.

É necessário que consigamos ligar o problema a alguma coisa, um modelo de hardware ou configuração em específico.

Se puder postar os modelos do seu Leitor/gravador de DVD, como o colega BetinhoDJ também teve esse problema é possível talvez relacionar o problema com o dele, talvez seja um problema do totem com alguma lib e o seu hadware em específico, mas veja bem que eu estou apenas supondo isso, então estamos por enquanto apenas trabalhando com hipóteses até encontrarmos uma solução.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2007, 23:41 »
Só por perguntar.

O sistema que vocês relatam o problema está com todas as atualizações instaladas?
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2007, 23:43 »
Sim o meu sistema está atualizado.
O meu gravador aqui é um GSA-H20N da LG.. é um modelo recente e tem o firmware atualizado.. infelizmente só tive a disposição para testar um LG do mesmo modelo, porém com o firmware sem nenhuma atualização e que acabou dando o mesmo resultado então isso ja elimina a possibilidade de que a atualização do mesmo tenha causado o problema.
No Dapper o mesmo equipamento não teve nenhum tipo de problema... usei dvds gravados tanto no proprio Ubuntu quanto no windows e nada similar ocorreu. Quando instalei o Edgy pela primeira vez constatei esse problema e aqui mesmo no fórum foi postado um tópico por um outro usuário que não me recordo o nome com o mesmo problema e na época foi aparentemente resolvido desativando-se a opção Gravar um CD ou DVD quando um disco virgem for inserido em Unidades e Mídias Removíveis na aba Armazenamento.
Porém agora numa nova instalação do Edgy devido a troca de HD e placa-mãe pude constatar que o problema ainda existe mesmo tendo esta opção desativada. Como o mesmo problema ocorreu com um hardware diferente então não creio que a troca do HD e da placa mãe possam ter provocado o problema.
Caso seja de alguma ajuda o hardware anterior no qual o problema ja havia ocorrido era uma placa mãe pcchips M-825-LU rodando um Atlhon XP 2400+ e o atual onde o mesmo problema ocorreu é uma placa mãe gigabyte GA-81865GME-775 rodando um P4 3.0 HT.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2007, 00:37 »
É bom saber que o meu caso não é isolado. Acabei de perder outra mídia (maldita insistência)  :P
O meu DVD é o GSA-H20N também, meu processador é Athlon64 3000+ e minha placa é ASUS A8V.
Então, eu queria saber BetinhoDJ como resolveu o problema. Estava pensando em voltar para o Dapper, será que compensa? pois não confio mais no meu DVD com o Edgy. :(
Você chegou a reinstalar o Edgy para ver se o problema continuava?
:)

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2007, 07:48 »
O sistema foi reinstalado sim Diepartus, mas infelizmente não resolveu o problema.
Mas pelo menos ja achamos algo em comum neste problema... porque eu me lembro que o outro usuário que citei que também ja postou um tópico aqui sobre esse problema também usava um LG do mesmo modelo que usamos. Pode ser alguma inconsistência do Edgy específicamente com este modelo.
Aqui como eu disse a solução veio do próprio sistema que não danifica midias que ele mesmo gravou... apenas mídias gravadas por outro sistema que no caso era o windows que eu ja abandonei por aqui.
Voltar para o Dapper no meu caso ja não compensaria porque ja absorvi o prejuizo das mídias e, tirando esse porém ele funciona a contento por aqui. Se no seu caso a mudança não for causar nenhum transtorno é uma opção que você tem ja que o Dapper, apesar de um desempenho ligeiramente inferior ao Edgy, leva nota 10 no quesito estabilidade.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Lestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2007, 09:06 »
Uma coisa, vocês fizeram a instalação pelo cd Desktop ou Alternate? eu tenho a msm gravadora de vocês e uso o edgy e nunca aconteceu nada. (graças a deus )  :P
e meu hardware é praticamente igual ao do Diepartus (atlhon64 3000+ Placa Asus A8V-MX, dvd GSA-H20N) então hardware acho 1 coisa bem dificil de ser!
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2007, 16:04 »
Eu instalei pelo cd Desktop.
Bem, não vou voltar para o Dapper, pois meu Edgy está bem configurado e tive muito trabalho para isso.
Vou esperar a versão Feisty Fawn para ver se melhora essa parte.  ;)
:)

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:38 »
A minha instalação também foi feita pelo cd Desktop. Também acho que não seja problema do hardware mesmo e sim algum problema do sistema com o hardware.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Lestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2007, 11:59 »
hmm. eu instalei pelo alternate, ja que o desktop não reconheceu meu HD =( pode ter alguma coisa a ver essa questão Desktop/Alternate.
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:10 »
É uma hipótese...
Vou recompilar um kernel otimizado, quem sabe não resolve...  ::)
:)

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Destruiu meu DVD.
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:57 »
É uma possibilidade sim... eu nunca tive problemas instalando com o cd Desktop mas ja vi vários posts aqui de pessoas que tiveram problemas na instalação com ele e só conseguiram instalar pelo Alternate.
Vou baixar o Alternate e gravar para o caso de ter que fazer uma nova instalação... isso não é tão urgente pra mim no momento porque ele ja destruiu todos os dvds gravados pelo windows e felizmente eu ja não uso mais ele...rs.

Vivendo e Aprendendo!!