Autor Tópico: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows  (Lida 11201 vezes)

Offline cosocara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Tenho o XP e o Ubuntu instalados em casa, num HD de 40 Giga (20 para cada).
Agora comprei um novo HD.
A pergunta é a seguinte: como devo fazer a instalação/formatação (ou sei lá o que) para que o HD novo possa ser acessado tanto pelo Ubuntu quanto pelo Windows?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 16:16 por cosocara »
"If it ain't broken, keep fixing until it is".

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:18 »
Amigo...instala PRIMEIRO o Windows e DEPOIS o Ubuntu, pq o gerenciador de boot do Windows nao lista outros sistemas operacionais(fora da elite M$)...

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 16:22 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

alexcosta67

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:30 »
Vc quer instalar no hd novo ou vai usa-lo apenas para arquivos, musicas...?

se vc quer apenas acessar, dá uma lida aqui, ou pesquise no fórum http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14443.0
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 16:45 por alexcosta67 »

arlei

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:24 »
Se esse seu novo HD sera para uso mutuo dos 2 sistemas (XP e Ubuntu) formata ele em FAT32 que vc pode fazer tanto pelo windows como pelo Ubuntu. Neste sistema de arquivos (FAT32) tanto o Ubuntu como teu windows poderão acessar (ler e escrever) normalmente sem problemas.
Ou seja, se vc for usa-lo para armazenar por exemplo suas musicas, videos, fotos, ... vc podera ver e gravar este arquivos a partir de aplicativos de qualquer um dos sistemas.

T+
Arlei

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:36 »
Citar
Se esse seu novo HD sera para uso mutuo dos 2 sistemas (XP e Ubuntu) formata ele em FAT32 que vc pode fazer tanto pelo windows como pelo Ubuntu

FAT32...eeca...ntfs eh um poko menos pior... :P...mas da pra instala Linux em FAT32??ate onde sei, precisa instalar um software pra scrita nos sistemas de arquivos do Windows...n3g se nao me falha a memoria...
Temos que fixar o bug #1.

arlei

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:51 »
Citar
Se esse seu novo HD sera para uso mutuo dos 2 sistemas (XP e Ubuntu) formata ele em FAT32 que vc pode fazer tanto pelo windows como pelo Ubuntu

FAT32...eeca...ntfs eh um poko menos pior... :P...mas da pra instala Linux em FAT32??ate onde sei, precisa instalar um software pra scrita nos sistemas de arquivos do Windows...n3g se nao me falha a memoria...

rodox12,
acho que vc não entendeu minha colocação. Não sugeri este filesystem para que seja instalado o Linux ou mesmo windows nele (observe no post do nosso amigo que ele informa que ja tem os 2 sistemas instalados em outro disco), e sim para uso como disco de armazenamento de arquivos para uso mutuo como exemplifiquei, fotos, musicas, etc.
Neste caso amigo, em FAT32 o acesso a escrita é nativo no Linux, não sendo necessário instalar o ntfs-3g ou outro software qualquer para por exemplo ter que escrever em um sistema de arquivos NTFS como vc sugeriu.

T+
Arlei

Offline cosocara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 23:04 »
A idéia é deixar o hd novo para ser acessado pelo Ubuntu e pelo Windows sem programas instalados, só arquivos de música, filmes e fotos.
Só que agora surgiu uma nova dúvida. Quando vou no gerenciador de discos aparece o hd novo, mas com a mensagem de "free space not available" e não sei como habilitar a partição. O que devo fazer? Só sei que deve ter alguma coisa com o tal "ponto de acesso", que não faço a menor idéia do que seja, e por isso até agora não arrisquei nenhum...
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 23:11 por cosocara »
"If it ain't broken, keep fixing until it is".

arlei

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:46 »
cosocara,

bem vc não disse se seus discos são IDE e como particionou e formatou este novo disco, então considerando que são IDE e vc criou uma unica partição formatada em FAT32 este seu disco deve ser o /dev/hdb1.

Portanto para monta-lo vc deve criar o diretório onde ira ser montado, sendo que normalmente deve ser o /media/hdb1 e depois criar o ponto de montagem dele neste diretório.

Para criar o diretório:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/hdb1
Para montar o HD neste diretório:
Código: [Selecionar]
sudo mount -t vfat /dev/hdb1 /media/hdb1
Para que o mesmo seja montado automaticamente ao inicializar seu sistema vc tera que incluir a linha de montagem no arquivo /etc/fstab.
Aconselho a dar uma lida no link abaixo para entender melhor essa questão de pontos de montagem e sistemas de arquivos do Linux.
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-disc.htm#s-disc-pontomontagem
Também para maiores detalhes sobre o fstab faça uma pesquisa aqui mesmo no fórum que encontrara bastante coisa a respeito.

T+
Arlei


Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:55 »
Se for apenas para compartilhar dados, por favor, não formate-o a FAT32!! Formate-o a EXT3, que é muito mais estável e tem muito menos problemas de fragmentação, e que pode ser, sim, usado normalmente através do Windows.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

arlei

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2007, 11:54 »
Se for apenas para compartilhar dados, por favor, não formate-o a FAT32!! Formate-o a EXT3, que é muito mais estável e tem muito menos problemas de fragmentação, e que pode ser, sim, usado normalmente através do Windows.

Celso, fui até o link indicado e o que li foi EXT2 e não EXT3? Além do que como vc mesmo disse, se for apenas para "compartilhar dados" entre ambos os sistemas o FAT32 se presta muito bem, além de não ser preciso instalar nada.
Bem de qualquer forma esta ai uma outra opção para o amigo cosocara.

Valeu Celso.
T+
Arlei
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 11:56 por arlei »

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2007, 12:08 »
aqui em casa tenho uma partição de fat32 para compartilhamento de dados entre windows-linux e a uso sem nenhum problema.

Sugiro Fat32

Porém acho seu problema (que não está reconhecendo) é que você ainda não formatou a unidade, ou formatou?

Abraços

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:20 »
Celso, fui até o link indicado e o que li foi EXT2 e não EXT3? Além do que como vc mesmo disse, se for apenas para "compartilhar dados" entre ambos os sistemas o FAT32 se presta muito bem, além de não ser preciso instalar nada.
Bem de qualquer forma esta ai uma outra opção para o amigo cosocara.

Valeu Celso.
T+
Arlei

Não, serve para EXT3 também. E o programinha é minúsculo! Aliás, não sei se é seu caso, mas FAT32 é totalmente desrecomendável para quem gosta de ficar baixando imagens de DVD ou coisas do tipo, pois o tamanho máximo permitido para arquivos é por volta de 4GB. O limite do EXT3 é extremamente maior. Leve em conta também que EXT3 sofre muito menos que FAT32 com problemas de fragmentação.

Isso é só uma sugestão; se você não pretende armazenar nada com mais que 4GB, FAT32 é quase tão bom quanto EXT3. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

arlei

  • Visitante
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:29 »
Não, serve para EXT3 também. E o programinha é minúsculo! Aliás, não sei se é seu caso, mas FAT32 é totalmente desrecomendável para quem gosta de ficar baixando imagens de DVD ou coisas do tipo, pois o tamanho máximo permitido para arquivos é por volta de 4GB. O limite do EXT3 é extremamente maior. Leve em conta também que EXT3 sofre muito menos que FAT32 com problemas de fragmentação.

Isso é só uma sugestão; se você não pretende armazenar nada com mais que 4GB, FAT32 é quase tão bom quanto EXT3. :)

Verdade amigo, não tinha notado a linha abaixo no site.
Citar
Linux Ext3 volumes can also be accessed.

Grande dica, eu confesso que não conhecia este recurso. Acaba de ficar aqui registrado nos meus alfarrábios para caso de uma futura necessidade.

T+
Arlei

Offline adm-roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • UnionRO
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2007, 05:47 »
Olá, eu gostaria de saber, como fazer isso, entre NTFS e ReiserFS...

Windows XP e Ubuntu 6.10.

Eu gostei da dica, mas não uso ext2 ou 3.

vou dizer minhas partições:
/dev/sda2 NTFS Windows XP Home Edition Service Pack 2
/dev/sda1 ReiserFS Ubuntu Linux 6.10 (Breve, Kubuntu 6.10)

Desde já, agradeço! ^^

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: HD novo - instalação/formatação para acessar pelo Ubuntu e pelo Windows
« Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:50 »
Não tem como acessar reiserfs pelo Windows. Somente fat, ntfs, ext2/3.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil