O Herd5 está mais rápido que o Ubuntu 6.10, está consumindo menos recursos do sistema, após o boot está consumindo cerca de 90MB. Notei que todas as aplicações do Gnome estão consumindo menor quantidade de RAM além de estarem mais rápidas. O Dekstop 3D está com problemas ainda, minha tela ficou branca quando ativei o Cubo, e com as janelas trêmulas perdi as bordas das janelas, mas ainda bem que a equipe de desenvolvimento deixou a opção de retornar a configuração original depois de algum tempo.
Instalei o Java 6 para ver se está Bugado. Ainda não tive tempo de testar. A melhora na questão dos arquivos Multimídias é notável, o Totem tá abrindo de tudo sem erros, não precisei instalar o w32codecs ainda, estou usando só o Gstreamer. Basta clicar no arquivo que ele ainda não suporta que ele tenta baixar o codec para poder tocar o arquivo. O SoundJuicer já está vindo com a opção de Ripar em MP3 nativamente.
E até que enfim, o Ubuntu está montando só com dois clicks as partições NTFS do Windows (apenas leitura pessoal)! Se for Linux ele monta com capacidade para leitura e escrita. Não testei com FAT32.
Não sei se notaram, mas foi incluido um pacote chamado "laptop-detect", achei ótimo, acredito que ele deve ser um dos responsáveis pelo menor consumo de recursos, já que no Ubuntu 6.10 ele subia com um monte de coisas de Notebooks.
Também notei que desligando alguns serviços, o Gnome ficou muito mais leve do que na versão anterior, 2.16. Para aqueles que reclamavam muito do "peso" so Gnome, é só desligar alguns serviços que você terá um Gnome consumindo cerca de 70MB!
Desliguei o Bluethoo, servidor Cups, HPlip, UpdateNotifier e mais alguma outra coisa que não me lembro no momento e pronto! Gnome leve e solto!
Depois se achar mais alguma coisa interessante eu falo.
Alguém já viu alguma coisa sobre o Click and Run?