Olá! Chamo-me Tiago e sou dos Açores. A minha iniciação no linux começou há pouco tempo, cerca de uma semana quando instalei o ubuntu 6.06.
Devo dizer que sempre senti uma espécie de fascínio pelo linux, pois agradava-me principalmente a ideia de poder trabalhar e/ou jogar com um computador, sem ter de pagar somas astronómicas ou então piratear programas, no entanto, nem sei bem porquê, fui-me deixando ficar pelo windows, pois sempre que pensava experimentar o linux, e sobre isso conversava com amigos, era opinião geral que não deveria fazer isso, pois era um sistema mutio complicado e não permitia fazer praticamente nada, (tanto a nível de trabalho como de jogos). Sou utilizador windows praticamente desde o inicio, considero mesmo que já me desenrasco bem, mas não entendo de programação, só na otica do utilizador (estou relativamente à vontade em programas da microsoft. Só que, sinceramente, saturei do windows! Não do sistema em si, gosto do ambiente e da facilidade dos comandos, sempre numa base de wysiwyg, mas sim do ataque feroz às nossas economias! São os antivirus, os antispywares, firewall, actualizações (necessárias, urgentes) que se não as fizermos corremos grandes riscos de perder todas as informações contidas no nosso computador, mas que para as fazermos temos de pagar pelo tal programa especial, que tem até uma versão demo, que nos permite ver como funciona, e até encontra os erros, mas depois quando tentamos resolvê-los, lá vem aquela mensagem que teremos de actualizar para a versão pro ou deluxe, que está quase sempre em promoção, tem de se aproveitar aquele momento para actualizar, porque senão podemos ter a certeza (é claro que isto não vem explicado) que a partir daí será um constante metralhar de avisos de erros, e de congelamentos do computador, exercendo com isso uma pressão psicológica enorme no utilizador, levando-o mais cedo ou mais tarde a optar por fazer o tal upgrade para o programa pro e pagar por isso. Estou farto de tudo isso! Viva o Linux!!
Agora vamos ao que realmente interessa, ou seja a minha chegada ao linux, ubuntu!
Mal, começei realmente mal, nada me funciona, tenho um segundo disco rígido, para onde guardei todos os meus dados mais importantes, só sei que ele ainda está lá porque vejo isso no setup do computador, porque em quanto ao ubuntu, não me diz nem que o disco está lá! Tenho um modem huawei e220 da vodafone, que estava a funcionar lindamente no windows, e agora com o ubuntu, nem da erro, simplesmente não funciona (já tentei dezenas de comandos que fui copiando de forums sobre o assunto, e nada! Chego a perguntar-me se me terei enganado e não estarei a correr outro sistema qualquer operativo!) Tenho 2 pendrives, o computador, nem tosse, quando as insiro, é como se nem existissem
!
Tudo isto me traz grandes problemas, porque só consigo acessar os forums no local de trabalho, mas depois não posso levar comigo nenhum ficheiro, pois não os posso passar para o computador de casa
. A maior parte das explicações que tenho encontrado, são pouco elucidativas, ora porque baseiam-se num conhecimento maior do assunto (o que não é o meu caso - quando me dizem para gravar um certo ficheiro de arranque, eu saberia fazê-lo no windows, mas no linux...), ora porque não chegam ao fim de um processo, ou seja depois de aconselharem vários comandos e de estarmos com todo o cuidado a copiá-los, eis que nos surge uma frase do género " comigo não deu certo, mas tentem que..."
. Tudo isto, mais o facto de estar a levar com, uma carga enorme de frases do género, "já te tinha avisado", "foste teimoso", "estava tudo a funcionar tão bem e agora..." está-me deixando a cabeça em água
mas vou continuar tentando, porque, apesar de todos estes problemas, acho que vou adorar o linux, e, depois de tudo resolvido, nem vou querer ouvir falar de windows outra vez
até porque, e aí admito que me precipitei, limpei o disco antes de instalar o linux, o que significa que terei de comprar o xp ou o vista se quiser voltar atrás.
Atenção que todas as críticas que fiz aos ubuntistas que postam nos forums, apenas pretendem ser críticas positivas, pois acho que, só o facto de tentarem ajudar, já é uma grande coisa
por isso dou um grande viva à comunidade linux
Quanto à minha escolha do ubuntu! teve a ver apenas com o facto de, numa página ter visto um link para fazer o download, e aí nem exitei e puxei-o! Não faço ideia se será o melhor, ou se deveria ter-me iniciado com outro, mas...
Bem hajam!