Três "customizações" do Debian que eu apóio fortissimamente chamam-se [K/X/Ed]Ubuntu, Sidux e Damn Small Linux. Mas, concordo, nem vale a pena perder tempo com customizações debianas se elas não acrescentam realmente algo para nosso mundo linux, ao contrário destas que eu citei. Não sei se é o caso do Epidemic Linux, pois como disse nem o site deles consegui acessar (tentarei mais tarde).
O Ubuntu pelo menos não é uma customização, é baseado no Debian mas é independente e tem repositórios próprios. Customizações são essas distros que usam a estrutura, os pacotes e os repositórios de outras. O Ubuntu também tem customizações, como o Linux Mint, por exemplo.
Mas é claro que muitas vezes essas customizações são bastante inovadoras, o Knoppix talvez seja o melhor exemplo disso. Agora, o problema é que é muito fácil fazer uma customização, por isso é que aparecem tantas delas, muitas sem nenhuma razão de ser. E o pior é que a maioria delas é baseada no Debian unstable, e normalmente não resistem a um "apt-get upgrade". Vejam o caso do Kurumin.