Eu fiquei impressionado essa semana como num espaço de 3 ou 4 dias vários tópicos foram abertos fazendo as mesmas perguntas:
-escrever em partições NTFS foram uns 3
-como instalar o ubuntu, mais uns 2
-grub então, mais uns 3...
e por aí vai.
_______
A minha sugestão é a seguinte:
Assim que um novo usuário se cadastrar no fórum e fizer o primeiro login, que ele antes seja redirecionado para a página de pesquisa.
Mas com uma pequena explicação, argumentando que ele conseguirá sua resposta mais rapidamente pesquisando.
Seria importante que essa explicação fosse bastante clara, pequena e com letras berrantes (uma fonte 20 e em vermelho, por exemplo).
Acho que um link pra página de regras não ajuda muito, poucos lêem, mas com uma mensagem curta e direta, que chame a atenção, talvez tivéssemos um maior retorno.
Isso poderia aparecer nos 3 primeiros logins de um novo usuário por exemplo. Talvez boa parte dos novatos já se familiarizem um pouco com a busca.
Essa página de pesquisa poderia ser algo assim:
---------------------------------------------------------------------------------------
AVISO IMPOTANTE!
PESQUISAR [________________]
Antes de criar um tópico com sua dúvida, use a pesquisa do fórum.
Provavelmente sua dúvida já foi respondida antes, e usando a pesquisa sua resposta virá na hora.
Exemplos:
-Dúvidas em como instalar sua placa de vídeo. Pesquise por: "nvidia" ou "ATI"
-Dúvidas em como conectar à internet banda larga. Pesquise por: "velox" ou "speedy"
Bem vindo ao ubuntu.
----------------------------------------------------------------------------------------