Autor Tópico: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras  (Lida 17679 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Online: 18 de Julho de 2007, 19:56 »
Tenho lido opiniões divergentes qto a questão de publicação 'ou auto-promoção' de blogs em assinaturas, em vários tópicos.

Por isso preferi procurar a área correta p/ postar minha opinião, eu particular/ sou a favor disso, tanto que resolvi por na minha assinatura o blog do forista nq6, que no tópico: Ñ entregue só o Linux, entregue também o conteúdo - http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=22139.0 faz uma excelente explanação do Linux Ubuntu, tanto p/ novatos, como p/ usuários experientes.

No blog dele sim há um complemento e uma constante atualização.

Ñ o conheço e sequer sei de onde ele é, e também jamais troquei uma mp c/ ele, mas devo reconhecer que o seu trabalho é um compêndio de indicações de vários trabalhos excepcionais, executados por foristas daqui, como por exemplo as vídeos aulas do LedStyle e as apostilas do Madrigal, entre outros.

Então sou favorável sim a essa prática no fórum, e em caso do blog ñ estar mais funcionando acho que deve ser responsabilidade do forista avisar os Adm. e Mod. do fórum afim de fazer a devida mudança de assinatura.

Finalizando esse 1º tema devo informar que fiz uma busca em todos os títulos de tópicos na área de Criticas e Sugestões, bem como usando o mecanismo de pesquisa, afim de ñ ser repetitivo.

================

C/ relação 2º: o tópico das regras

Até em função do caso acima, fui acessar c/ mais calma e notei que o mesmo, fica 'escondido' dentro da área de Anúncios Administrativos, acho que pela importância vital do mesmo, poderia estar visível logo de frente ao index do fórum.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2007, 21:05 »
Acabei de postar algo sobre Blogs.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=22742.0

Não tinha visto seu tópico.

Falha minha, peço desculpas.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2007, 21:11 »
Minha opinião pessoal:

Não há problema em colocar o endereço do blog na assinatura.
Não vejo problema em colocar um link para um artigo pessoal desde de que este seja antigo e grande. Não tem porque uma pessoa colocar um link para um blog de um texto de quatro linhas  no próprio fórum (copie/cole logo).
Se for colocar um link para o fórum, que seja colocado diretamente para o texto e não para a raiz do blog (já que a raiz muda constantemente).

Mas acho bom nós discutirmos, porque realmente está incomodando muitos aqui.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2007, 21:25 »
Eu acho que mesmo as dicas grandes deveriam ser postadas na integra aqui no fórum, pois caso o blog em questão saia do ar por qualquer motivo, a dica não se perde.

Eu acho péssimo quando alguém quer fazer propaganda do blog e ao invés de colar a dica coloca o link do blog. Quando eu vejo isso, a primeira coisa que faço é ir no blog copiar o conteúdo e postar no mesmo tópico.

Quanto a fazer propaganda do blog pela assinatura não vejo problema algum.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2007, 21:30 »
Minha opinião pessoal:

Não há problema em colocar o endereço do blog na assinatura.
Sem problemas. Não vejo crise aqui.

Não vejo problema em colocar um link para um artigo pessoal desde de que este seja antigo e grande.

Não sei. Seria legal mais opiniões aqui.

Não tem porque uma pessoa colocar um link para um blog de um texto de quatro linhas  no próprio fórum (copie/cole logo).

Exato.

Se for colocar um link para o fórum, que seja colocado diretamente para o texto e não para a raiz do blog (já que a raiz muda constantemente).

Já vi isso acontecer, não acreditei e dei risada.

Obrigado Agente pela atenção.
Vamos esperar mais pessoas opinarem.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2007, 22:09 »
Eu acho que mesmo as dicas grandes deveriam ser postadas na integra aqui no fórum, pois caso o blog em questão saia do ar por qualquer motivo, a dica não se perde.


Taí uma excelente idéia de gabriel0085, que foristas que desenvolvam esse, excelente e útil, trabalho possam abrir tópicos aqui no fórum e irem editando os mesmos a medida que fizerem suas devidas atualizações nos seus blogs. Teria um bom visual didático p/ todos.

C/ isso poderíamos passar a sugeri-los como links do próprio fórum, e onde os mesmos poderiam fazer as suas justas divulgações sobre seu trabalho.

Mas também, acho que como disse o agente100gelo, os endereços de blogs devem continuar a serem permitidos nas assinaturas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2007, 22:36 »
acho que a dica/tutorial deve ser colocada na íntegra aqui no forum, com indicação da fonte extraída. no mais, concordo com todos vcs  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2007, 23:35 »
Bem eu fui um a falar disto aqui. Acho muito bom que as pessoas tenham blog´s, e acho legal que o conteúdo esteja cada vez melhor, e não vejo problemas em fazer propaganda do blog aqui, afinal as pessoas fazem blog´s para que eles sejam visitados.

Só que quando a pessoa coloca como resposta apenas um link para seu blog pessoal, ou mesmo o blog de outra pessoa ela me priva de achar este tópico baseado em alguma palavra que esteja na resposta, dificultando assim o usuário a achar a resposta para sua duvida.

Se o fórum tem um mecanismo de busca, se todos nós reclamamos (e eu sou um dos que mais reclama) que muitas pessoas preferem fazem um novo tópico a pesquisar porque então dificultar a pesquisa? E se a pessoa desistir do blog? Afinal o blog é normalmente mantido por uma pessoa, enquanto o fórum é administrado por várias, assim tem mais chance de continuar ativo em relação a grande maioria dos blog´s. E ai? ficamos com um link quebrado? E a resposta que seria aproveitada pelos outros usuários no futuro?

Então sou a favor de que a pessoa coloque a resposta na integra e faça a propaganda do blog. Que diga que a informação também esta no blog (e que lá tem muito mais), ou só deixe o link do blog, ou o que preferir, afinal quanto mais texto tem em um tópico mais fácil de chegar a ele.
« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 23:40 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2007, 10:53 »
Galera, a discussão começou quando eu coloquei um link para o meu forum onde eu havia traduzido uma dica que vi numa revista sobre o sistema de arquivos no Linux. Acotnece que onde trabalho bloquearam o acesso ao meu blog. Portanto, não pude copiar o texto na ibntegra, apenas o link para o post específico. também sou contra isso, mas apenas coloquei o link pois logo acima o amigo também tinha colocado um link para outro artigo mais complexo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2007, 11:04 »
Galera, a discussão começou quando eu coloquei um link para o meu forum onde eu havia traduzido uma dica que vi numa revista sobre o sistema de arquivos no Linux. Acotnece que onde trabalho bloquearam o acesso ao meu blog. Portanto, não pude copiar o texto na ibntegra, apenas o link para o post específico. também sou contra isso, mas apenas coloquei o link pois logo acima o amigo também tinha colocado um link para outro artigo mais complexo.

samuelbh não foi por sua causa que postei aquela mensagem. Tenha absoluta certeza disto.

Como isto é uma discussão afim de melhorar o fórum não vale citar nomes, até porque ninguém esta sendo julgado, mas várias pessoas (e não me refiro mesmo a você) tem colocado como resposta quase sempre apenas endereços para seus blog's pessoais e eu (minha opinião pessoal) acho que dificultam as coisas, conforme já citado aqui.

Para citar um exemplo positivo, o tópico do nq6 (acho que é isto) que tem feito muito sucesso, e que trata de entregar não só o linux como também conteúdo, esta no blog dele, mas esta aqui também, facilitando em muito a leitura, e também aumento a possibilidade de encontrarmos o tópico em questão.

Outra coisa, se pesquisar nas minhas respostas verá muitos links, muitos internos do fórum,  e outros externos, mas quase sempre tento responder a pergunta do tópico. Como exemplo posso citar um tópico sobre disponibilizar internet na rede (com iptables), que  sempre que tentei ajudar procuro citar alguns comandos que considero que irão resolver, mas não deixo de informar de onde tirei a resposta (Guia Foca), já que assim a pessoa pode aprofundar no assunto, ou corrigir minha resposta, caso não atenda a ela.
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 11:07 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2007, 11:16 »
após ler a opiniao de vcs, estou postando a soluçao nos topicos, indicando a fonte retirada. no entanto, qdo a informação é bastante extensa, estou apenas indicando o link mesmo, por exemplo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22766.0.html

qdo é assim, não tem como copiar o conteudo todo do link, pois perde-se tempo. mas estou seguindo a opiniao de vcs, a fim de melhorar e preservar as soluções no forum.

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2007, 11:18 »
Um clique a mais na vida uma pessoa atrapalha tanto? Se o motivo é ter o conteúdo no fórum (colando a dica do cara que fez o blog aqui) como fica esse cenário aqui:

"Acho que você tem de instalar o  libdvdcss2. O XXXXX mostra como fazer isso nesse post: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,$$$$$$$.html"

A resposta do colega foi um link! Porque ele não colou a resposta completa no próprio thread em vez de redirecionar? "Pode ser que no link tenha outros detalhes que ajudem." E esse motivo também não pode ser usado para quem postou inicialmente no blog?

Agora apostar no fim do blog ou mudança de endereço não vale. Desde que entrei no fórum o endereço mudou duas vezes! E se o blog morrer, ainda existe o Google.  O fórum é muito bom, mas não é o Google, hehehe!

Para mim, não importa aonde e como achei a info, MAS que ela funcionou! Na MINHA OPINIÃO, é pregüiça. :-)
Abraços!

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2007, 14:05 »
Citar
Um clique a mais na vida uma pessoa atrapalha tanto?..............Na MINHA OPINIÃO, é pregüiça. :-)

Bem, deixa eu pegar minha rede, afinar meu horroroso violão Tonante e cantar músicas do Dorival Caymmi. Sentir aquela preguiça gostosa de ver o mar, o horizonte, os azuis se encontrando.

Ei!! mas espera ai. Tira o Dorival ai do som, coloca Cannibal Corpse agora.   ;D

E o cara que não faz um simples copia e cola, eu não  poderia chamar isso de preguiça também???
heheeh

Falando sério Maudy, até entendo seu ponto de vista, mas para que não tornar as coisas um pouco mais fáceis??

Posso usar o Google sim , mas seria menos trabalho se já estivesse aqui o que eu procuro.
Quanto a links internos com a resposta do próprio fórum, não tem sentido eu postar elas novamente aqui, mando o link mesmo pois o conteúdo já é interno do fórum.

Ae, está ficando bom, precisamos de mais opiniões.
Maudy mandou bem.
Valeu também Eunir.
Samuel, relaxa. eheh

Lembrem-se, hoje é o dia do AMIGO.  ;)
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2007, 14:15 »
Realmente não considero preguiça ou falta dela ter que clicar em um link a mais maudy. Para mim o problema é que bate-se muito na tecla aqui que devemos pesquisar antes de perguntar algo, então devemos dar também as melhores condições para que esta pesquisa seja bem sucedida.

Não estou falando por mim, raramente posto um problema aqui (hj eu postei), mas acho que o usuário iniciante tem que ser respeitado assim como é cobrado. Como ele vai achar uma resposta para seu problema se ela não esta no fórum e sim no seu blog, no meu blog? (a parte em itálico é só um exemplo, por favor entenda).

Não acho que custa nada, bem falou o fabiovalinhos, não custa nada a quem tem um blog (acho que são pessoas com mais experiência) ajudar a quem não tem e deixar a resposta mais acessível.

Mais uma vez isto é minha opinião pessoal. E que tá ficando bom a conversa esta... hehehe...
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Blogs e uma sugestão sobre o tópico de regras
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2007, 14:16 »

Ae, está ficando bom, precisamos de mais opiniões.
Maudy mandou bem.
Valeu também Eunir.
Samuel, relaxa. eheh

Lembrem-se, hoje é o dia do AMIGO.  ;)

Opa, feliz dia do amigo a todos nós, ubuntistas. O Maudy sempre manda bem, Fabio  ;) E o Samuel, como bom mineiro da gema, gosta das coisas bem organizadas, neh?  ;D

Vamos linkar esse topico para os administradores do forum, pois é mais uma de nossas contribuições para essa comunidade maravilhosa!

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)