Para quem não sabe, a Microsoft lançou o Surface como um novo caminho para os computadores no futuro. De fato, era bonito de ver e parecia que a Microsoft estava apresentando alguma coisa inédita sem ser copiada. Na realidade não tão inédita, pois os terminais de auto atendimento já possuem tela sensivel ao toque a bastante tempo.
Consiste numa mesa tela de 30 polegadas que funciona como video representando uma mudança fundamental na forma como interagimos com conteúdo digital. É possivel movermos dados com os dedos, pagarmos um restaurante com cartão de credito, compartilhar fotos digitais com seus amigos. Tudo sem usar um mouse ou teclado.
O "Surface" open source Se ela pode, a comunidade pode. Veja esse vídeo e reparem o nome do Ubuntu:
http://www.youtube.com/watch?v=Co3FONI6kHU&mode=related&search=Projeto de Peter Hutterer, estudante da Wearable Computers Lab at the University of South Australia: MPX. O nome vem de "Multi-Pointer X". Uma modificação no servidor X do Linux permite que diversos métodos de entrada sejam usados ao mesmo tempo. Basicamente o sistema pode ser um computador normal, com qualquer quantidade de teclados e mouses conectados (desde que suportada tal quantidade pelo hardware atual, claro). As pessoas poderão interagir com os programas simultaneamente. O software ainda está bem no começo, cheio de bugs, mas caminhando para o melhor. E olha que promete.
Uma das coisas mais interessantes (nesse ponto chegamos a um "Surface open source e gratuito") é que ele pode ser conectado a um display de mesa da Mitsubishi, o DiamondTouch. Ele suporta também vários usuários, vibrações, gestos e toques coordenados, para um pequeno grupo trabalhar colaborativamente.
O site Gizmodo publicou uma entrevista com o criador, Peter. Vale a pena conferir:
http://gizmodo.com/gadgets/touch-me/linux-mpx-multi+touch-table-may-become-free-diy-microsoft-surface-one-day-278613.phpMais detalhes em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Surface http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-07/#469fffaa