Acho que existe a necessidade de ressussitar este tópico pois notei que uma coisa preocupante: depois de ter feito todas as otimizações que encontrei pro Ubuntu neste fórum (com excessão daquelas que tem que compilar kernel), e de ter feito as otimizações pro Windows Vista, notei que ambos os SOs estão usando praticamente a mesma - e enorme - quantidade de recursos.
Vejam nos screenshots abaixo:
Ubuntu:
330 MB RAM usada.
Vista:
318 MB RAM usada.
Algumas observações pertinentes:
O Windows Vista está com o máximo de otimizações que não comprometem a usabilidade do sistema por mim, o que significa ter acesso a rede, atualizações de segurança e serviços básicos de impressão, mas sem a criação de thumbnails, sem temas, etc... Poderia ser um pouco mais otimizado mas comprometeria a usabilidade, estabilidade e segurança do sistema.
Já o Ubuntu, apesar das otimizações que fiz seguindo o que encontrei aqui no fórum, não dá para perceber nenhuma modificação de usabilidade.
Embora o Vista otimizado tenha ficado bem mais rápido que o Vista padrão, continua sendo bastante lento e pesado em relação ao Ubuntu. Se eu pudesse, usaria o Windows XP SP1, que é o que consigo otimizar mais, mas não estou afim de investir 400 reais num sistema que é uma mera curiosidade de hobbista pra mim.
Mas, com tudo isso, acho que o Ubuntu está consumindo memória demais, ambas as screenshots foram capturadas logo que a inicialização do sistema estava completa. Deve ser possível otimizar bem mais isso (o Windows XP SP1 usava uma fração disso depois de otimizado).